Qual o melhor peixe para se criar em aquário pequeno?

Perguntado por: rperes4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Os melhores peixes para aquário pequeno

  • Peixe Betta. O Betta é um peixe que precisa de um aquário exclusivo. ...
  • Limpa-vidro. O limpa-vidro é aquele peixe que ajuda na manutenção do aquário. ...
  • Tetra Neon. O tetra neon é um peixes preferidos das crianças. ...
  • Tetra Mato Grosso. ...
  • Lebiste (guppy) ...
  • Tetra Rodostomus. ...
  • Coridoras.

De acordo com o temperamento
O ideal é não colocar peixes territorialistas (como os ciclídeos africanos e o beta) com outros peixes territorialistas num aquário porque a probabilidade de ter briga é grande.

Os benefícios de olhar os peixinhos no ambiente vão além da estética. Estudos realizados nos Estados Unidos e Inglaterra comprovam que os aquários têm uma influência grande na redução do estresse, pressão alta, ansiedade, pulso e tensão muscular.

Com origem na África e Oriente Médio, a tilápia é uma das espécies mais criadas no Brasil para comercialização. É, sem dúvida, o peixe mais barato e fácil de preparar, segundo a chef de cozinha Cyntia Souza.

Em um aquário de 20 litros, é possível ter até 20 peixes juntos.

Guppys, Molinésias, Platys e Espadas estão entre os representantes mais importantes dos poecilídeos, peixes resistentes que se reproduzem facilmente em cativeiro. São calmos e gostam de viver em cardume. Os ciclídeos estão entre os peixes ornamentais mais conhecidos.

Um dos peixes de aquário que demandam menor manutenção é o Betta! Eles não só são fáceis de cuidar, mas também exibem cores brilhantes e chamativas. Os machos são especialmente conhecidos por terem barbatanas longas.

As carpas e tilápias, por sua vez, são mais resistentes. Os peixes são espécies de sangue frio, conhecidos como exotérmico ou pecilotérmico, isto quer dizer que “a temperatura corporal dos peixes varia de acordo com a temperatura do ambiente”.

O valor de um peixe doméstico pode variar pela espécie, raridade, tamanho e cuidados. Os peixes betta, por exemplo, são ótimos para aquários pequenos. Eles podem ser encontrados por menos de R$10,00. Já peixes como o guppy costumam valer mais de R$100,00.

Os patês também são outro tipo de alimento que o peixe come além da ração. Eles nada mais são que uma mistura de alimentos crus e cozidos batidos no liquidificador com gelatina sem sabor e água.

É possível montar e manter de 30, 40 ou 50 litros com mais de 10 ou 15 peixes, saudáveis e ativos.

1) Como escolher os peixes do meu aquário? A escolha dos peixes é a primeira decisão a ser tomada ao montar um aquário. Essa escolha deve ter como base o pH da água no qual se deseja manter os peixes, que pode ser ácido (<7.0), neutro (7.0) e alcalino (>7.0). Pesquise quais espécies de peixes necessitam do mesmo pH.

Depende da espécie
Algumas das espécies de peixes mais comuns de aquário, como o betta, molinésia, o paulistinha e o guppy, podem viver de três a cinco anos, em média. No entanto, existem outras espécies que podem viver mais de 10 anos, como o barbus e o labeo.

As melhores dicas de como preparar água para aquário, são: a água da torneira, além de chegar em uma temperatura não adequada, possui muito cloro, o que faz mal para os peixes. Por isso, nunca use água diretamente da torneira!

Peixe Betta

O Peixe Betta é o mais famoso representante do grupo de peixe que fica sozinho no aquário. É conhecido por ser muito territorialista e agressivo. Deve ser mantido em temperatura entre 26ºC e 28ºC e pH entre 6,8 e 7,4.

Segundo especialistas, o ideal é que você alimente os peixes cerca de duas vezes ao dia, de preferência em horários em que tenha luz solar, seja ela natural ou artificial. Não existe horário ideal, a dica é apenas que você crie uma rotina de alimentá-los em momentos que sempre está em casa.

Pode ser mantido em aquário comunitário com peixes de pequeno a médio porte igualmente pacíficos. Ocasionalmente pode mordiscar peixes mais lentos ou que apresentem longas nadadeiras. Ovíparo.

Assim, o ideal é ter entre seis a dez Neons no seu aquário para que eles possam conviver pacificamente com sua turma. Quando há poucos Neons em um aquário, eles podem se tornar agressivos.

Como critério geral para situações normais, a regra de 1 cm de peixe por litro de água funciona adequadamente e é muito fácil de calcular. Se a usar, faça-o sempre com os litros de água líquidos, e tenha em conta o tamanho do peixe adulto assim como a sua forma.

Os guppies são peixes muito pequenos, mas necessitam de um espaço razoável e terá de se assegurar de que o seu aquário seja grande o suficiente para que possa nadar comodamente (um mínimo de 40 litros). No que diz respeito à quantidade de guppies, é recomendável 1 guppy por cada 5 litros.

Atualmente não existe uma espécie de regra ou tabela para determinar a quantidade ideal de peixes em um aquário. Antigamente, calculava-se um centímetro de peixe para um litro de água. Seguindo esse raciocínio, ao comprar um aquário de 200 litros, teoricamente seria possível colocar nele 200 centímetros de peixe.