Qual o melhor peixe para quem tem colesterol alto?

Perguntado por: iAvila . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

Os peixes em geral, contêm o ácido graxo ômega 3, porém os de água fria como o salmão, o atum, a sardinha, a cavala e a corvina concentram maiores quantidades. Os ômegas 3 são gorduras insaturadas que reduzem a quantidade de colesterol ruim no organismo e ajudam a melhorar a circulação sanguínea.

Salmão, Atum, Sardinha
Excelente fonte de ômega 3, possui ação de redução do colesterol, antitrombótica e antinflamatória.

Não é preciso cortar carnes da dieta, mas dê preferência a peixes. Carnes de aves sem pele também são uma opção. Carne de boi ou porco somente se forem cortes magros.

Os alimentos devem ser sempre cozidos, assados, grelhados ou ao vapor, evitando-se frituras. Além disso, alguns chás que ajudam a baixar o colesterol também podem ser consumidos, como chá de alcachofra ou dente-de-leão.

Quais são os 4 melhores peixes para consumir na dieta?

  1. Salmão. Esse peixe é bastante popular no Brasil, sendo um dos mais nutritivos. ...
  2. Bacalhau. O bacalhau também é bastante popular no Brasil, principalmente, em datas festivas, em que algumas religiões não permitem consumo de carne vermelha. ...
  3. Dourado. ...
  4. Atum.

A pele do frango, por exemplo, deve ser evitada por ser uma grande fonte de gordura saturada, podendo elevar os níveis do colesterol ruim. Além disso, recomenda-se também evitar a asa e a coxa da asa devido aos níveis de gordura presentes nelas.

Mesmo para quem precisa controlar o consumo de colesterol por questões de saúde, é possível incluir carne de porco na alimentação. Isso porque, o avanço tecnológico na criação desses animais permite a produção de carne com menor teor de gorduras e maior quantidade de músculos.

Nesse caso, existem certos tipos de pães que podem ajudar a regular a taxa do colesterol alto, como:

  • Pão de trigo integral.
  • Pão de aveia.

O robalo é outro popular e tem carne mais fibrosa, mas com sabor e utilidade próximas da tilápia. O linguado é firme, mas macio, bom para assar ou grelhar. O bacalhau é rico em ômega 3, é típico da comida portuguesa e vai bem em vários recheios de pratos quentes.

Confira abaixo:

  1. Consumir bebidas e alimentos ricos em fibras, como frutas e sucos sem açúcar.
  2. Evitar comidas gordurosas, como fast-food.
  3. Evitar fumar.
  4. Evitar bebidas alcoólicas.
  5. Praticar exercícios físicos pelo menos 3 vezes na semana.

Quem tem colesterol pode comer ovo cozido todos os dias? Pode sim! O ovo é um alimento nutritivo, fonte de colina, proteína, boa gordura e demais nutrientes, sem contraindicações, exceto para quem tem alergia ao mesmo. Sendo assim, até mesmo pessoas com alterações no colesterol podem consumir ovos.

Uma alimentação rica em fibras também ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL. Comer alimentos com fibra diariamente, como frutas, legumes e verduras – principalmente as verdes escuras, como brócolis e espinafre –, também é uma ótima forma de suprir as necessidades diárias de vitaminas e minerais do organismo.

Café com pão integral, frutas e cereais
Ricas em vitamina C, elas possuem ação antioxidante, que diminui o risco de acúmulo de placas de gordura no interior das artérias e acabam sendo bastante eficazes na prevenção da aterosclerose.

Enquanto quase todos os tipos de vegetais são uma boa escolha; a beterraba, cebola, repolho, brócolis e alcachofras são especialmente úteis para aumentar a ingestão de fibra e proteger a saúde do coração. Nozes de todos os tipos são uma boa fonte de gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas saudáveis.

Quem tem colesterol alto pode comer arroz? Comer muito qualquer tipo de alimento, incluindo o arroz, aumenta os riscos de desenvolver colesterol alto. No caso do arroz, é mais indicado optar pela versão integral.

Assim como a aveia, o feijão é rico em fibra solúvel, que ajuda a reduzir o colesterol. Fora isso, auxilia na perda de peso, já que leva mais tempo para ser digerido, o que faz com que a pessoa se sinta satisfeita por mais tempo.