Qual o melhor peixe para o coração?

Perguntado por: epinheiro6 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

Peixes que "contêm grandes quantidades de gorduras ômega-3, ou os chamados peixes oleosos, como arenque, cavala, sable, salmão, atum e sardinha" parecem fornecer a maior proteção contra a progressão de doenças cardíacas.

A tilápia tem menos gorduras, sendo uma ótima opção para quem quer perder peso e ainda quer obter todos os benefícios do peixe.

salmão

Dentre todos os peixes citados, o que apresenta maior concentração de EPA e DHA é o salmão com pele.

Segundo os cardiologistas Roberto Kalil e Daniel Magnoni, a sardinha fresca ou em lata é uma ótima fonte de ômega 3 para o coração. Essa gordura boa ajuda o sistema cardiovascular e pode ser encontrada também em peixes de águas profundas, como o salmão.

Não só quem tem histórico de doenças cardiovasculares na família precisa cuidar da saúde. Uma dieta balanceada auxilia o organismo a equilibrar proteínas e nutrientes. Frituras e carne vermelha devem ser evitadas. O consumo de peixes e de carne de porco é indicado.

Entre os benefícios de incluir o peixe na dieta podemos citar a prevenção de doenças cardiovasculares, melhoras na memória e fortalecimento de ossos e dentes. Isso porque ele possui proteínas, vitaminas, minerais e gorduras boas, como o ômega 3, que são essenciais para nossa alimentação.

Consumir peixe regularmente previne a perda de massa cinzenta no cérebro, que está ligada ao surgimento de doenças degenerativas como o mal de Alzheimer. Esse benefício está ligado à presença de ômega-3 e de nutrientes como cálcio e fósforo, importantes para a transmissão impulsos nervosos.

Salmão, Atum, Sardinha
Excelente fonte de ômega 3, possui ação de redução do colesterol, antitrombótica e antinflamatória. Devemos aumentar a frequência de consumo de peixes na nossa alimentação.

O robalo é outro popular e tem carne mais fibrosa, mas com sabor e utilidade próximas da tilápia. O linguado é firme, mas macio, bom para assar ou grelhar. O bacalhau é rico em ômega 3, é típico da comida portuguesa e vai bem em vários recheios de pratos quentes.

Mas esta marca pode melhorar, afinal, os peixes são boas fontes de proteínas, gorduras boas, vitaminas e minerais. A indicação de consumo é de 3 a 4 vezes na semana, principalmente porque seu consumo pode prevenir doenças e promover saúde.

Alguns peixes remosos são o viola, tubarão, peixe-serra, peixe-porco, moréia, peixe-espada, enguia, cavala, cavalinha, caçonete, cação, bonito, bagre, arraia, vongole, anjo, entre outros. Os peixes de dieta restritiva, como os peixes cascudos, caranguejos e camarões, também são considerados remosos.

As frutas que contém ômega 3 são morangos, framboesas e demais frutos vermelhos. O abacate possui ômega 3 e 9. Além disso, minerais, vitaminas A, B, C, E, além de gorduras boas. Ou seja, é um alimento extremamente nutritivo.

Lista com os melhores Ômega 3 de 2023

  • Vitafor. ÔmegaFor Plus.
  • Nutrends. Ômega 3 TG.
  • Essential Nutrition. Super Ômega 3 TG.
  • Nutrify. Ômega 3 TG.
  • Catarinense Pharma. Ômega 3.

Vitamina K

Vitamina K
Encontrada em diversos alimentos, essa ótima vitamina para o coração é um nutriente lipossolúvel com um importante papel na coagulação do sangue. Além disso, ela desempenha um importante papel na fixação do cálcio no organismo [5].

Optar por proteínas magras. As proteínas são essenciais para o organismo e devem fazer parte da dieta para cardiopatas. O cardápio deve ser a base de carnes magras, aves e peixes, laticínios com pouca gordura e ovos.

carne suína

Carne leve e saudável
A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

O Frango está entre as opções ricas em proteínas para quem está em dieta. A carne de Frango tem uma quantidade de gorduras saturadas muito menor do que a carne bovina, E são essas gorduras as responsáveis pela maioria dos casos de problemas cardíacos atualmente.

Por ser uma carne neutra, ela agrada os mais variados paladares e dá liberdade imensa na escolha de seus acompanhamentos. Essa combinação faz dela um excelente curinga nas dietas alimentares, podendo ser consumida até duas vezes por semana.

Peixes que podem ser prejudiciais à saúde

  1. Atum vermelho. O atum vermelho, assim como todos os peixes e frutos do mar, é uma fonte de nutrientes importantes, incluindo ácidos graxos ômega-3 e vitaminas do complexo B. ...
  2. Peixe-panga. ...
  3. Bagre. ...
  4. Tubarão. ...
  5. Baiacu. ...
  6. Caviar de esturjão. ...
  7. Salmão criado em cativeiro.