Qual o melhor peixe para doente renal?

Perguntado por: aaragao4 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.

Peixes como sardinha, atum, bacalhau e salmão; Gema de ovo; Frutas com alto teor de potássio (abacate, açaí, banana prata e nanica, damasco, figo, fruta-do-conde, goiaba, graviola, jaca, kiwi, laranja, mamão, maracujá, melão, mexerica ou tangerina, nectarina, uva, água de coco);

A dieta do paciente renal, deve ser ajustado a proteína, porém não há contra indicação ao consumo de peixe ou frutos do mar.

Evite os alimentos enlatados embutidos, molhos e temperos prontos: azeitona, atum, sardinha, milho, ervilha, molho de tomate, maionese, catchup, mostarda, molho inglês, shoyo, temperos prontos (sabor a mi, ajinomoto, knorr, sazon, shoyo entre outros), salame, mortadela e presunto.

Reduzir o consumo de proteínas animais, como carne vermelha, frango e peixe diminui os níveis de creatinina no corpo.

Veja os melhores alimentos para manter o bom funcionamento dos...

  • Laranja e limão. O citrato, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins. ...
  • Leite e derivados. ...
  • Folhas verdes-escuras. ...
  • Sódio. ...
  • Proteínas. ...
  • Potássio.

Os alimentos ricos em gordura animal, incluindo óleo de coco, oleo de palma, frituras, ultraprocessados, banha, queijos amarelos, carnes gordurosas, entre outros, são ricos em gordura saturada que, em excesso, também interfere negativamente na saúde dos rins.

Frutos do mar como camarão, lula, lagosta e caranguejo também são fontes de proteína e, quando consumidos em excesso, também podem favorecer a formação de cálculos renais.

3 – Pode comer bacalhau? Sim, desde que seja bastante dessalgado no mínimo 2 dias na água, que deve ser trocada 3 vezes a cada dia.

– Os demais vegetais, tais como: chuchu, espinafre, couve-flor, quiabo, berinjela, vagem, brócolis, batata, mandioca, abobrinha, podem ser ingeridos à vontade se forem cozidos sem casca, cortados em pequenos pedaços e em boa quantidade de água, sendo que esta água deve ser desprezada.

Os peixes que possuem escamas não são reimosos. Segundo a literatura a característica reomosa dos alimentos está associada principalmente a animais de dieta carnívora, como os peixes de pele, ou de dieta restritiva, como os peixes cascudos, caranguejos e camarões.

Por outro lado, deve-se evitar alimentos ricos em sódio, potássio e fósforo, como: leite, queijos em geral (com exceção da ricota e do queijo minas fresco) e demais derivados (iogurte, sorvete, etc);

É importante lembrar que no preparo de bolos de milho, por exemplo, o ideal é usar o alimento in natura, pois tudo que é industrializado tem mais sódio. E se for consumir milho assado ou cozido, é preferível escolher para pacientes renais, a ingestão de milho cozido e de preferência sem ou com pouco sal.

Os legumes podem ser abóbora, acelga, batata, berinjela, beterraba, brócolis, chuchu, espinafre, mandioca, quiabo, vagem entre outros.

evitar o consumo excessivo de sal, alimentos processados, ultraprocessados, açúcar e alimentos refinados.

Prefira os alimentos integrais aos refinados, pois contém fibras que auxiliam no funcionamento intestinal: arroz e macarrão integral, biscoitos e pão integral light (sem adição de açúcar e gordura).