Qual o melhor peixe para baixar o colesterol?

Perguntado por: ecalixto . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Os peixes em geral, contêm o ácido graxo ômega 3, porém os de água fria como o salmão, o atum, a sardinha, a cavala e a corvina concentram maiores quantidades. Os ômegas 3 são gorduras insaturadas que reduzem a quantidade de colesterol ruim no organismo e ajudam a melhorar a circulação sanguínea.

Salmão

Salmão, o campeão
Do ponto de vista nutricional, o salmão é o vencedor da competição de peixes mais saudáveis. “Peixes mais gordos de água fria são uma fonte melhor de ômega 3”, disse Camire, e o salmão é rei quando se trata do número de gramas de ômega 3 por quilo.

Peixe. Os peixes, em sua maioria, contêm o ácido graxo ômega 3. Trata-se de uma gordura insaturada que reduz a quantidade de colesterol ruim no organismo e ajuda a regular a circulação de sangue. Para aproveitar o melhor que esse alimento oferece, ele deve ser feito sempre de forma saudável.

Não é preciso cortar carnes da dieta, mas dê preferência a peixes. Carnes de aves sem pele também são uma opção. Carne de boi ou porco somente se forem cortes magros.

É importante preparar o peixe da forma mais saudável possível, para que possam utilizar o melhor que ele oferece. Portanto, ele grelhado e assado são duas maneiras de conservar melhor os nutrientes do peixe e evitar a ingestão excessiva de óleos e gorduras.

Contém vitamina D e proteínas de alto valor biológico. O peixe tilápia é um alimento com uma boa quantidade de proteínas importantes e de alto valor biológico. Esses nutrientes ajudam nos processos cognitivos e na saúde do nosso metabolismo. Ele são absorvidos com mais facilidade do que os que vêm de outros alimentos.

A pele do frango, por exemplo, deve ser evitada por ser uma grande fonte de gordura saturada, podendo elevar os níveis do colesterol ruim. Além disso, recomenda-se também evitar a asa e a coxa da asa devido aos níveis de gordura presentes nelas.

O robalo é outro popular e tem carne mais fibrosa, mas com sabor e utilidade próximas da tilápia. O linguado é firme, mas macio, bom para assar ou grelhar.

Entre elas, o salmão, o linguado, a sardinha, a anchovas e a tilápia foram considerados excelentes fontes de proteína. A pesquisa também destacou que esses peixes são ricos em nutrientes como selênio, iodo, vitamina D, vitamina B12, ferro, zinco e fósforo.

salmão

Dentre todos os peixes citados, o que apresenta maior concentração de EPA e DHA é o salmão com pele.

Entre os alimentos com propriedades anti-inflamatórias estão gengibre, cúrcuma, tomate orgânico, alho, pimenta, maracujá, romã, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, linhaça, chia e peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta.

Apesar de o colesterol alimentar estar relacionado à elevação do colesterol no sangue, os maiores vilões para que isto ocorra são grande ingestão das gorduras trans e gorduras saturadas, menor participação de alimentos fontes de colesterol como o ovo e o camarão.

Uma alimentação rica em fibras também ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL. Comer alimentos com fibra diariamente, como frutas, legumes e verduras – principalmente as verdes escuras, como brócolis e espinafre –, também é uma ótima forma de suprir as necessidades diárias de vitaminas e minerais do organismo.

Os alimentos devem ser sempre cozidos, assados, grelhados ou ao vapor, evitando-se frituras. Além disso, alguns chás que ajudam a baixar o colesterol também podem ser consumidos, como chá de alcachofra ou dente-de-leão.

Os cereais, como aveia, quinoa, chia e sementes de linhaça, também podem ser incluídos. Dr. Magnoni ainda lembra que as margarinas e cremes vegetais, que antes eram tidas como vilãs por conterem gordura trans, hoje podem ser aliadas.