Qual o melhor para o Enem inglês ou espanhol?

Perguntado por: nmoreira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Entre inglês ou espanhol no Enem, qual deles escolher? Essa é uma pergunta muito importante para quem está prestes a se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio. Porém, essa escolha deve durar até o Enem 2023. Isso porque, de acordo com o MEC, o espanhol deixará a lista de opções de língua estrangeira no Enem.

Por sua similaridade com o português, parte dos candidatos acredita que mesmo sem um conhecimento mínimo do idioma, o espanhol é mais fácil que o inglês para responder as questões do Enem. Mas, ainda segundo o Inep, em todo o Brasil, a média de acerto em inglês é de 45%, enquanto em espanhol o número cai para 34%.

Para tomar a decisão se é melhor inglês ou espanhol na prova de idiomas, o estudante deve fazer a seguinte análise: "a partir do conhecimento que tenho, qual prova faz mais sentido responder?". Isso vai ajudar na tomada de decisão. De modo geral, o indicado é escolher a língua que tenha mais vivência e conhecimento.

Ter um bom desempenho na Língua Estrangeira eleva a nota da área Linguagens, Códigos e suas Tecnologias na prova, que conta com 45 questões, sendo cinco delas de Inglês ou Espanhol - ou seja, 11% da prova. O idioma é escolhido no ato da inscrição. Mas por que é importante ir bem nessa prova?

Em termos de facilidade de aprendizado, o espanhol sai na frente. A língua espanhola possui muitas similaridades com a língua portuguesa. Esse fator pode contribuir para a sua escolha. Em contrapartida, se você busca se especializar mais para o mercado de trabalho brasileiro, o inglês talvez seja a melhor saída.

Espanhol

O Espanhol é a língua estrangeira mais escolhida no Enem. Há certos temas que sempre aparecem na prova sobre essa língua no Exame Nacional do Ensino Médio.

Um dos motivos de escolher o espanhol no Enem é ter estudado essa língua na escola, se você teve aulas de espanhol na escola, por pelo menos 3 anos já tem bastante conhecimento da língua e pode se sair bem.

Pode zerar a língua estrangeira no Enem? (Inglês/Espanhol)
Não há uma prova específica para a língua estrangeira, elas estão inclusas na avaliação de linguagens e suas tecnologias. Zerar as questões voltadas a esse assunto não anula o desempenho do candidato, mas o impede de ganhar vantagem sobre os concorrentes.

O primeiro ponto que você deve levar em consideração para definir qual língua estrangeira escolher para o Enem é o seu contato ela. Analise se você consegue escrever frases e pensar no significado das palavras. Para conferir isso, você pode praticar fazendo dois exercícios.

A prova de espanhol do Enem consiste em 5 questões que integram a parte de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Essas questões são elaboradas com o objetivo de avaliar os conhecimentos dos participantes no que diz respeito a interpretação de texto e estruturas linguísticas.

Veja os cinco assuntos que mais caem em espanhol

  • Leitura de textos;
  • Diversidade linguística;
  • Temas da atualidade;
  • Poemas e fábulas;
  • Notícias e obras literárias.

O foco principal de todas as provas de inglês do Enem sempre foi a interpretação de textos. O objetivo não é avaliar conhecimentos específicos sobre a língua inglesa, mas sim a capacidade de compreensão do idioma por parte do concursando.

O que estudar para o ENEM 2022: Apostilas, Simulados e Provas (PDF)

  • Ciências da Natureza. Física. Química. Biologia.
  • Matemática.
  • Ciências Humanas. História do Brasil. História Geral. Geografia. Filosofia e Sociologia.
  • Linguagens. Literatura. Língua Portuguesa. Educação Física e Artes.

A prova de inglês é aplicada no segundo dia do Enem, dentro da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. No mesmo dia, também ocorrem a prova de Matemática e a Redação. Ou seja, apesar de conter apenas cinco questões, é fundamental que o tempo para a prova de inglês seja bem calculado.

Portanto, considerando a quantidade de questões e as características da prova, não temos receio algum em afirmar que a disciplina mais importante para o Enem é a nossa língua, o português.

Participante 2: 30 acertos – 800 pontos. Participante 3: 30 acertos – 880 pontos.