Qual o melhor papel para imprimir adesivos?

Perguntado por: ivasconcelos . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Qual o melhor papel para imprimir adesivos personalizados? Os papéis Sulfite e Couché são muito bons para impressões de adesivos, tem o melhor custo-benefício por serem papéis mais baratos, comparado ao vinil, são papéis resistentes e de ótima qualidade.

90g

Quanto à gramatura, as variações entre 150 a 180g são sugestivas para uso profissional. E as gramaturas a partir de 90g são mais adequadas para outras finalidades.

Até mesmo os modelos domésticos são capazes de imprimir com alta resolução em um papel adesivo, porém modelos corporativos apresentam menor custo de tinta por impressão. Confira ao comprar o papel se ele é compatível com os cartuchos de tinta convencionais, alguns modelos são mais indicados para tinta pigmentada.

O adesivo glossy é utilizado para personalizar brindes, fazer rótulos, em capas de livros, agendas, tags e outros produtos. O adesivo de papel glossy é resistente a água mesmo com a tinta corante.

Por serem de plástico, não podem ser impressos em uma impressora comum com tinta corante ou pigmentada, mas sim em impressoras de grande formato, os plotters, com tinta solvente.

O papel couché é o material mais requisitado em etiquetas de uso geral, por seu baixo custo e bom acabamento. Por ser um papel revestido possui certa de resistência a umidade.

O vinil adesivo é mais indicado para reformas e revestimentos de móveis e paredes. Enquanto que o papel contact é mais utilizado e indicado para encapar cadernos e revestimentos mais simples. Ou seja, não há um melhor. O que há, é o melhor para aquela ocasião.

Cuidados com os trabalhos com papel fotográfico adesivo

  1. Tinta para papel fotográfico adesivo. ...
  2. Guarde o papel fotográfico em lugar adequado. ...
  3. Alimente a impressora da forma correta. ...
  4. Depois de imprimir, deixe o papel descansar. ...
  5. Impressoras para papel fotográfico adesivo.

O papel ideal
As tags podem ser produzidas com laminação fosca, o que a torna mais sofisticada; em papel offset, para pequenas anotações como nome ou mensagem; e em papel reciclato, uma tendência entre empresas verdes.

O mais usado é papel paraná ou o cinza. Se quiser fazer uma caixa grande, por exemplo, o ideal é que usar um papel de uma gramatura maior que 30. O material é muito barato e você pode encontrá-lo em papelarias.

Gramatura de 30g a 63g
Os papéis de 35 g 55 g são usados nos jornais e bobinas de máquina de cartão. Assim, a gramatura de 63g é indicado para os produtos que necessitam de embalagens e etiquetas adesivas.

Carregue uma impressora a jato de tinta com papel adesivo vinil de 8 x 11 polegadas (20.3 x 27.9 cm). Carregue o papel na bandeja para que o lado da impressão (o lado não-adesivo) fique na parte da frente. Faça um teste na impressora se você não tiver certeza de qual é o lado que vai ser impresso.

Muita gente pensa que as impressoras trabalham apenas com papel branco liso, mas elas não estão limitadas a isso. Podem imprimir em papéis de qualquer cor, e também imprimir em transparências. Algumas dessas folhas de papel transparente são adesivas, e usando-as você poderá criar adesivos transparentes.

O que é o vinil adesivo? Ele é um adesivo feito de plástico, à base de PVC. Esse material garante mais resistência e versatilidade ao produto quando comparado a outros, como o adesivo de papel. É importante ressaltar que existe mais de um tipo de vinil adesivo.