Qual o melhor país do mundo para empreender?

Perguntado por: igarcia . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Suíça

Suíça. A Suíça sempre teve uma certa relevância quando o assunto é empreendedorismo. Além de possuir uma excelente qualidade de vida, o país apresenta baixas taxas de impostos para as empresas, oferecendo fácil acesso ao capital e uma legislação bem transparente.

Dinamarca

1. Dinamarca. A Dinamarca é um dos países mais empreendedores do mundo. O governo facilita o processo de abertura de empresas, que é feito em poucas etapas e com custos reduzidos.

Encabeçando a lista está a República Dominicana, em que o índice de empreendedorismo total é de 45,2%; em seguida, aparece o Sudão, na segunda posição, com 41,5%; a Guatemala, em terceiro, com 39,8%; o Chile, em quarto, com 35,9%; e o Brasil, em quinto, com 30,4%.

Luiza Helena Trajano é uma das mulheres empreendedoras mais poderosas do Brasil. Por 24 anos, esteve à frente do Magazine Luiza, uma das maiores marcas do varejo do país, com e-commerce e 113 lojas físicas, distribuídas por 819 cidades, de 21 estados.

Em número de espécies de animais, o Brasil também se destaca, o que o classifica como o território de maior biodiversidade do planeta. Quanto aos aspectos econômicos do Brasil, destaca-se o fato de o país possuir um dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto) do mundo, com US$ 2,2 trilhões.

Irineu Evangelista de Souza

Irineu Evangelista de Souza, conhecido como Barão de Mauá, foi o primeiro grande empreendedor brasileiro, ainda na época do Império. Órfão de pai, aos 11 anos de idade trabalhava como balconista, no comércio do Rio de Janeiro e aos 30 era um grande empresário na área de importação e exportação.

No Brasil, a principal motivação desses potenciais empreendedores é a vontade de ganhar independência de empregadores e tornar-se o próprio chefe. A autorrealização e possibilidade de tirar do papel as próprias ideias aparece em segundo lugar.

1) EUA. A maior economia do mundo não poderia ficar de fora dessa lista. Os Estados Unidos estão entre os melhores países para investir graças a alguns fatores, como a quantidade de empresas globais alocadas no país, a volatilidade controlada do mercado e a possibilidade de ter rendimentos em dólar, uma moeda forte.

Dados referendados pelo Banco Mundial por meio de um relatório divulgado pelo órgão, colocam o Brasil no topo de um ranking nada invejado pelas demais nações do mundo. “A título de comparação, a Bolívia ocupa o penúltimo lugar, segundo o relatório, com 1.025 horas por ano gastos com burocracia tributária.

Elevada taxa de impostos: para muitos, a alta carga tributária paga pelos empreendedores no país é considerada o maior pesadelo para a saúde de uma empresa. Excesso de burocracia: tanto para a abertura quanto para a manutenção das empresas, o Brasil é um dos países mais burocráticos do mundo.

Contudo, muitas se deparam com a dura realidade que é empreender no Brasil. De acordo com o ranking Doing Business 2020, pesquisa feita pelo Banco Mundial para analisar os países com mais facilidade para fazer negócios, o Brasil ocupa a 124ª posição entre 190 países, mostrando-se um dos mais difíceis para empreender.

Flexibilidade: Controlar seus impulsos para ajustar-se quando a situação demandar mudanças, estar aberto para estudar e aprender sempre. Vontade de trabalhar: Dedicar-se plenamente e de forma entusiasmada ao seu negócio. Automotivação: Encontrar a realização pessoal no trabalho e seus resultados.

Portugal é o país

O bom desempenho da economia brasileira durante a crise econômica também ajudou. Portugal é o país que confere ao Brasil o maior percentual de influência positiva no mundo: 76% dos entevistados.

De acordo com nosso ranking, Portugal, que está localizado na União Européia, está em 44º lugar. O Brasil está claramente mais atrás no 87º lugar, mas com um total de 184 países avaliados, este resultado não é tão ruim assim. O país mais rico do mundo é Luxemburgo.

Muitos cientistas classificam como de Segundo Mundo os países detentores de economias emergentes, como China, Rússia, Brasil, Argentina, México e Índia.

Talvez o e-commerce seja o setor de mercado que mais cresce no Brasil. O faturamento de R$ 161 bilhões do segmento em 2021 — 27% a mais do que em 2020 — mostra como a pandemia da COVID-19 e a mudança dos hábitos de consumo dos clientes alavancaram positivamente um mercado que já tinha bastante força.

8 ideias de negócios lucrativos para tirar do papel em 2023

  1. Alimentação fit, natural ou vegana. ...
  2. Doceria gourmet. ...
  3. Loja de roupas autorais. ...
  4. Brechó ...
  5. Artesanatos personalizados. ...
  6. Franquias. ...
  7. Infoprodutos. ...
  8. Loja virtual.