Qual o melhor óleo para quem tem hipotireoidismo?

Perguntado por: nassuncao . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Dessa forma, o óleo de coco poderia ser utilizado por indivíduos que sofrem de hipotireoidismo, situação na qual a atividade da tireoide é baixa e o indivíduo sofre com falta de energia.

Os alimentos recomendados são as fontes de selênio, zinco, iodo, ômega 3 por serem os nutrientes que participam da função tireoidiana. A exemplo de nozes, castanha do pará , amendoim, peixes, linhaça, chia, azeite de oliva, usar o sal moído e iodado, de forma moderada.

Afinal, o hipotireoidismo tem cura? O hipotireoidismo é uma disfunção que não tem cura, pois trata-se de uma doença crônica. No entanto, o tratamento pode ser bastante eficaz. É possível controlar o hipotireoidismo por meio da reposição do hormônio tireoidiano em comprimidos que devem ser ingeridos diariamente.

Moderar o consumo de soja e produtos a base de soja, pois estudos tem verificado associação entre consumo excessivo desses alimentos e hipotireoidismo; As brássicas, brócolis, couve-flor, couve-de- bruxelas, couve-manteiga, nabo, rabanete, repolho, além de alho e cebola são fontes de glicosinolatos.

Os micronutrientes, principalmente iodo e selênio, além de ferro, zinco e vitamina A são necessários para o funcionamento adequado da glândula tireoide.

Vitaminas B12 – Acredita-se que pessoas com doenças autoimunes da tiroide, como a tiroidite crónica ou Hashimoto, assim como a doença de Grave, têm um risco maior de apresentar níveis baixos de vitamina B12, importante para a obtenção da energia dos alimentos, formação de glóbulos vermelhos e saúde mental.

Para preparar um chá para tireoide, você só precisa misturar uma planta medicinal benéfica para a tireoide, como fucus, dente-de-leão ou erva-cidreira, com água fervente.

O selênio é uma excelente dica de alimentação. A principal fonte de selênio é a castanha do Pará. O recomendado é comer de duas a três castanhas por dia para que a tireoide fique em equilíbrio hormonal e metabólico.

Deve-se evitar alimentos ricos em sal, gorduras saturadas e carboidratos simples e limitar o consumo de soja e seus derivados, uma vez que estes interferem na atividade hormonal da tireoide. Recomenda-se remover completamente da dieta o álcool, o tabaco e a cafeína.

Alimentos que fazem bem para a tireoide
Açafrão: também conhecido como cúrcuma, o alimento reduz inflamações, desintoxica o organismo e pode inibir células cancerígenas ne tireoide. Feijão: o alimento tradicional na mesa do brasileiro também é fonte de tirosina e, portanto, ajuda manter a saúde da tireoide.

Se você deseja evitar ou minimizar hipotireoidismo e outros problemas da tireoide através da alimentação, EVITE:

  • Soja. Se você tem hipotireoidismo ou outra doença na tireoide, uma das primeiras medidas úteis é cortar totalmente o uso de soja da alimentação. ...
  • Açúcar e Farináceos. ...
  • Óleos Vegetais Comuns. ...
  • Certas Verduras Cruas.

Conheça alimentos que ajudam a regular a tireoide

  1. Sal iodado ou marinho. O iodo é o principal elemento que atua na produção de hormônios da tireoide, sendo essencial para essa função. ...
  2. Castanha-do-pará ...
  3. Peixes e algas marinhas. ...
  4. Abacate e sementes de chia e linhaça. ...
  5. Leite e derivados.

Falta de energia, cansaço constante, sono ruim, ganho (ou em alguns casos perda) de peso, diminuição do interesse por sexo, dores de cabeça, crises de enxaqueca, sensação de frio a toda hora, sonolência, diminuição do raciocínio, perda de memória, queda excessiva de cabelos, unhas quebradiças, pele seca…

O tratamento
Quando a produção da tireoide está baixa, a saída é fazer a reposição com uma versão sintética do hormônio T4. No organismo, ele é convertido em T3 para agir nas células.

Alimentos fonte de selênio, como, ovos, carnes, frutos do mar, cogumelos, cereais integrais e castanha-do-pará; Alimentos ricos em cobre, como cacau, amendoim, amêndoa e aveia; Alimentos com alto teor de antioxidantes, como acerola, abóbora, caju, mamão, morango, tomate, abacate e laranja.

Maçãs, peras, ameixas e frutas cítricas são abundantes em pectinas, que ajudam a desintoxicar o mercúrio – um dos principais metais que estão ligados a problemas de tireoide. Sementes de abóbora, sementes de girassol e nozes são ricas fontes de zinco. Níveis baixos de zinco são associados a problemas de tireoide.

Deverá, por isso, optar por alimentos como sal não iodado, café ou chá, claras de ovos, frutas frescas ou enlatadas, nozes sem sal e manteigas, pão caseiro ou pão sem sal, laticínios e ovos, aveia ou batatas.