Qual o melhor óleo para fritura mais saudável?

Perguntado por: omarinho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

óleo de canola

O azeite e o óleo de canola produzem muito menos aldeídos, assim como a manteiga e a banha animal. O motivo é que esses óleos são ricos em ácidos graxos monoinsaturados e saturados, que são muito mais estáveis, quando submetidos ao calor.

Assim, confira, a seguir, as melhores alternativas para substituir o óleo!

  1. Cozinhe com azeite de oliva. ...
  2. Opte pelo óleo de coco. ...
  3. Experimente o óleo de linhaça. ...
  4. Consuma alimentos grelhados e assados.

Como você tem colesterol alto, não é indicado que utilize gordura animal para cozinhar os alimentos, como manteiga, por exemplo. Você pode utilizar óleos vegetais. O óleo de milho e girassol possuem bem mais ômega 6 do que o óleo de soja.

Óleo de CANOLA

Óleo de CANOLA é sem dúvida o pior óleo para saúde. O óleo de canola é feito com a planta colza, uma semente transgênica criada 100% em laboratório.

A banha de porco é composta principalmente de gorduras saturadas e monoinsaturadas, sendo assim são ótimas opções de óleo para fritar em altas temperaturas. 3- Azeite O azeite é uma das gorduras mais saudáveis do mundo. É resistente ao calor porque, como as gorduras animais, é rico em ácidos graxos monoinsaturados.

"Óleo de girassol e de milho são bons", diz o professor Grootveld, "desde que você não submeta eles ao calor, como ao fritar alimentos ou ao cozinhar algo. É um fator químico simples faz com que algo que é visto como saudável para nós se converta em algo que faz mal quando é submetido a temperaturas mais altas."

Embora o óleo de canola seja nutricionalmente superior ao girassol. Essa familiaridade, que se traduz em sensação de inocuidade (ausência de contaminantes biológicos, químicos ou físicos no alimento), fez com que o girassol estivesse presente em muitos produtos, chegando até mesmo a substituir o palmito.

Para as frituras, por exemplo, o melhor é usar um óleo de oliva virgem ou refinado. Já para os pratos assados e marinados, o ideal é usar o azeite virgem. O azeite extravirgem pode ser usado em todos os tipos de preparo.

Ela contém uma proporção significativa de ácidos graxos monoinsaturados, que são considerados benéficos para a saúde cardíaca. Além disso, a banha de porco é uma fonte natural de vitamina D, vitamina E e antioxidantes, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

O óleo de coco ajuda no combate à diabetes
turbinas energéticas das células ? sem qualquer dificuldade, onde podem ser transformados em energia.

Compartilhar notícia

  • Azeite. Rico em gorduras saudáveis e muitos nutrientes, o azeite se preserva bem às temperaturas por ser rico em antioxidantes. ...
  • Óleo de abacate. Não é tão popular quanto o azeite, mas possui praticamente os mesmos benefícios devido ao alto teor nutricional, de acordo com Thaiz. ...
  • Óleo de canola.

Cientistas descobriram que substituir a gordura saturada na dieta por gorduras insaturadas reduz o nível de LDL --popularmente chamado de colesterol ruim -- no sangue. Os pesquisadores ainda apontaram que, entre as gorduras insaturadas, os óleos de sementes --como o de girassol -- são os que têm melhor efeito.

Estabilidade no calor. Azeite e óleo de girassol, milho e canola são os mais utilizados para cozimento de pratos. Entre eles, o azeite e o óleo de canola tendem a produzir menos aldeídos comparados aos outros, de acordo com estudos.

Quando falamos de uma alimentação saudável, o tipo extravirgem é, sem dúvidas, o melhor azeite, pois é puro e extraído apenas das azeitonas — ou seja, não contém misturas com outros óleos.

Óleos vegetais que você deve evitar devido ao seu alto teor de Ômega-6:

  • Soja;
  • Canola;
  • Milho;
  • Girassol;
  • Arroz;
  • Gergelim.

Além de apresentar um tipo de gordura mais “saudável”, o azeite possui vitamina E e tem ação antioxidante, contrastando com a ação inflamatória presente na maioria dos alimentos fritos no óleo comum.

óleo de coco

O óleo de coco é a opção mais saudável para fritar. Como afirmado em uma pesquisa realizada pelo Dr. Yashi Srivastava, após 8 horas de uso contínuo para fritar a 180 °C, sua qualidade não se deteriora.

Qual gordura utilizar no ovo frito? Se o que você quer é o melhor sabor possível, utilize gordura de bacon. Outra ótima gordura é manteiga.

“O tipo extravirgem, que é o azeite com maior qualidade, aguenta até 190º sem perder suas propriedades, já o azeite tipo virgem aguenta até 210º também sem perder suas propriedades. Então, sim, você pode - e deve - utilizar o azeite para cozinhar e fritar alimentos”, explica a azeitóloga Ana Beloto.

O azeite de oliva é opção mais popular para substituir o óleo. Seus benefícios são inúmeros, ajuda a controlar o colesterol ruim, auxilia na absorção de vitaminas é antioxidante, é anti-inflamatório e possui vitamina E. Além de ser fonte de gordura mono e poli-insaturadas, benéficas para a saúde.