Qual o melhor óleo para fritura de salgados?

Perguntado por: umoreira . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

óleo de coco

O óleo de coco é o melhor óleo para fritura. Estudos mostraram que, mesmo após oito horas de fritura contínua a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, o que o torna muito resistente ao calor.

Normalmente, a gente diria que sendo qualquer óleo de fritura, já serviria. Mas vamos além, no caso do preparo do pastel, o legal é usar um ingrediente mais suave. Por isso, principalmente se você estiver usando massa pronta para fazer seu pastel, dê preferência para os óleos de girassol e de milho.

Portanto, o azeite pode ser usado para refogar ou assar os alimentos em temperaturas moderadas, mas não é indicado para frituras em imersão ou em altas temperaturas. Já o óleo vegetal pode ser usado para frituras mais intensas, mas deve-se evitar reutilizá-lo ou deixá-lo queimar.

Depois de fritar
Para retirar o alimento da panela, use uma escumadeira e deixe-o escorrendo sobre um escorredor de frituras, que tem formato de grade. Se for usar papel absorvente, troque o papel constantemente, para que ele não fique encharcado e deixe sua fritura gordurosa.

Óleo de girassol
Eles realmente são bons óleo, mas não para fazer fritura, pois não são tão resistentes às altas temperaturas, uma vez que, para fritar um alimento, é preciso atingir uma temperatura de, aproximadamente, 180 graus.

Óleo de Algodão: É um óleo muito indicado para frituras, porque mesmo aquecido a grandes temperaturas, ainda mantém seus nutrientes.

Portanto, o melhor óleo de cozinha para preparar os pratos é o azeite. “Embora perca grande parte das suas propriedades antioxidantes quando aquecido a temperaturas acima de 180°C, ele possui uma maior quantidade de gorduras monoinsaturadas e menos gorduras saturadas comparado aos outros óleos.

Azeite de oliva extravirgem

Azeite de oliva extravirgem
Tem baixa quantidade de ácidos graxos saturados e é uma excelente fonte de ômega-9 e vitamina E.

O azeite e o óleo de canola produzem muito menos aldeídos, assim como a manteiga e a banha animal. O motivo é que esses óleos são ricos em ácidos graxos monoinsaturados e saturados, que são muito mais estáveis, quando submetidos ao calor.

O primeiro passo para a boa fritura é que o óleo esteja. limpo. “Usar óleos vegetais é sempre melhor, pois eles.

Para que serve o Óleo de Coco? É a melhor opção para substituição dos outros óleos vegetais na cozinha, não alterando o paladar original do alimento. Pelo fato de seu ponto de fumaça ser alto, o que torna excelente para fritar ou refogar alimentos, pois esse tipo de preparo aquece o óleo a altas temperaturas.

O azeite é rico em gorduras monoinsaturadas e antioxidantes que protegem o coração e previnem doenças. Além disso, ele resiste bem ao calor da fritura sem se decompor ou gerar substâncias tóxicas. Ele também pode ser reutilizado várias vezes sem perder suas propriedades ou seu sabor.

O melhor azeite para cozinhar é o virgem, com acidez entre 0,8% e 2%, ou o azeite comum, que substitui qualquer óleo. Já o extravirgem, de até 0,8%, é o ideal para finalizar pratos.

azeite de oliva

O azeite de oliva tipo único Gallo é perfeito para refogar e preparar os alimentos, pois mantém suas propriedades naturais mesmo em altas temperaturas. Por isso, ele pode ser utilizado para substituir vários tipos de gorduras, como o óleo de soja e a manteiga.