Qual o melhor método de ensino do Brasil?

Perguntado por: azaganelli . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Além do método construtivista e do método tradicional, no Brasil, o método de ensino freiriano e o método de ensino montessoriano também estão entre os principais.

A mais convencional das metodologias de ensino usadas no país integra a prática educacional formal. Seu objetivo é preparar o aluno, de forma intelectual e moral, para assumir uma posição na sociedade.

O método Paulo Freire não visa apenas tornar mais rápido e acessível o aprendizado, mas pretende habilitar o aluno a “ler o mundo”, na expressão famosa do educador. “Trata-se de aprender a ler a realidade (conhecê-la) para em seguida poder reescrever essa realidade (transformá-la)”, dizia Freire.

EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
De fato, essa é a premissa dos novos modelos de educação. Em outras palavras, o poder de decisão sobre o próprio aprendizado e sobre a forma atuação das escolas é o que caracteriza esse novo modelo educacional.

No Brasil, a imensa maioria das escolas adota a pedagogia tradicional. Existem outros métodos de ensino, como por exemplo a pedagogia Waldorf. Mas estes costumam ser menos difundidos, principalmente nas rede pública de ensino.

“Hoje o Sistema Anglo é o sistema que mais aprova nos vestibulares, isso comparado com todos os sistemas de ensino do Brasil. Tem que avaliar qual o sistema que funciona melhor, se fizermos essa análise, hoje o nosso método de ensino é o melhor método, e o resultado apareceu agora nessa tabela do Enem”, garante.

Note que no topo da pirâmide estão os estudos de revisão sistemática ou metanálise. Estes estudos são a junção de vários estudos, portanto são fontes secundárias de conhecimento. Eles estão no topo da pirâmide por terem a capacidade de juntar várias conclusões e chegar a um consenso.

O que é a técnica Feynman
A ideia dessa técnica é que o estudante retorne ao estudo sempre que possível, lendo e anotando de forma simplificada até que seu cérebro compreenda de forma plena o assunto.

Para aplicar o Método Harvard, deve-se dividir os períodos de tempo de estudo em 25 minutos, chamados de pomodoros, para foco em estudo ou trabalho. Depois desse período de tempo, o foco é interrompido por 5 minutos de descanso, que se seguem por intervalos mais longos.

Metodologia Tradicional
Esse é o método mais comum na maioria das escolas do Brasil, onde há uma alta ênfase no conteúdo.

O construtivismo como método de ensino entende que o aluno deve ter centralidade no processo de aprendizagem. Assim, deve ser estimulado a conquistar a sua independência, resolver problemas, elaborar hipóteses e levantar questões.

Essas metodologias ativas segundo a BNCC visam formar estudantes e também professores nas competências e habilidades como a argumentação; comunicação; cultura digital; empatia e cooperação; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; responsabilidade e cidadania; trabalho e projeto de vida.

Onde é utilizado o método Paulo Freire? Como o método de alfabetização de Paulo Freire é para adultos, ele ainda é utilizado para o ensino de adultos em algumas escolas que oferecem EJA e programas de alfabetização em cursinhos populares, por exemplo.

Paulo Freire é o brasileiro mais homenageado no mundo. Ele tem 29 títulos de Doutor Honoris Causa dado por universidades da Europa e da América, além de vários outros prêmios, como o Educação pela Paz, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura (Unesco).

Suas obras são referência no mundo todo para projetos de educação e saúde; existem institutos com seu nome e dedicados a estudar sua trajetória em países como Finlândia, Suécia, Estados Unidos, Áustria, Alemanha e África do Sul.

No contexto educacional brasileiro, destacam-se as abordagens liberal e progressista do trabalho pedagógico. Quanto aos métodos de ensino à luz da pedagogia tradicional, baseiam-se em aulas expositivas pelo professor, o qual representa a autoridade máxima, sendo o foco do processo.