Qual o melhor mês para tirar férias em 2023?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 19 votos

Dicas de datas para 7 dias

  • 24/04 a 30/04 - para emendar o feriado de Tiradentes e ganhar o dia do trabalho (11 dias).
  • 02/05 a 08/05 - para emendar com o dia do trabalho (10 dias)
  • 21/11 a 27/11 - para os fluminenses - emendar com feriado de Zumbi (10 dias)

A boa notícia é que o mês de outubro é considerado parte do período de baixa temporada, quando os valores ficam mais acessíveis. “Abril, maio e início de novembro também são épocas interessantes para quem quer viajar e não abre mão de encontrar preços baixos e lugares mais tranquilos”, recomenda a especialista.

Porém, planejando a viagem com antecedência, vale estar entre os lugares baratos para viajar em 2024. A melhor época para viajar para o local é entre junho e setembro, quando a neve está perfeita para a prática de esportes de inverno.

Segundo a nova legislação da CLT, como dito nos tópicos anteriores, as férias podem ser divididas, contanto que pelo menos um dos períodos tenha 14 dias, no mínimo. Além disso, os demais devem ser de, no mínimo, 5 dias cada. Em ambos os casos, os dias são corridos para todas as férias de empresas.

Que dia posso entrar em férias? A legislação proíbe o início das férias em dias que antecedem feriados ou repouso semanal remunerado, ou seja, as férias não podem começar em um sábado ou domingo, nem na quinta-feira e nem na sexta-feira.

De acordo com o art. 134 da CLT a concessão das férias é ato do empregador, ou seja, é ele quem decide a melhor data para o empregado gozar suas férias, desde de seja feita nos 12 meses seguintes a que o empregado tenha adquirido o direito.

Viajar no Brasil em agosto é uma ótima ideia, porque há lugares variados com climas excelentes. Além disso, os preços das hospedagens caem em agosto porque as férias escolares já passaram e, por isso, é comum encontrar promoções.

Se você curtir um clima mais fresco e aconchegante, os meses mais chuvosos – de março a agosto – podem ser os ideais. No entanto, se prefere dias ensolarados e céu azul, evite essa época e planeje sua viagem entre setembro e dezembro, sendo novembro o mês mais seco.

O que fazer nas férias com a família?

  1. Piquenique no parque. Se próximo a você existe um parque, que tal fazer um piquenique em família? ...
  2. Ir à praia. ...
  3. Passeios culturais. ...
  4. Visita ao zoológico ou aquário. ...
  5. Bate e volta em uma cidade vizinha. ...
  6. Viagem curta. ...
  7. Atividades em casa.

Setembro e outubro costumam ser meses com boas ofertas de passagens aéreas e hospedagens, já que o movimento é mais baixo depois de julho e agosto, alta temporada. É comum encontrar promoções e ofertas nesses meses.

há 38 semanas Terça-Feira | 18 outubro 2022 | 16:51
O sábado é compensado e portanto, considerado dia de trabalho normal. Nesse caso, poderá as férias começar na quinta-feira sem nenhum problema. O mesmo se aplica, caso o funcionário trabalhe de segunda a sábado.

Além dos destinos mencionados na tabela acima, fizemos uma curadoria especial com mais três lugares para você viajar em fevereiro de 2023.

  1. Bacalar, México. No sul de Quintana Roo, quase na divisa com Belize, encontra-se um destino paradisíaco conhecido por poucos. ...
  2. Cidade do Cabo, África do Sul. ...
  3. Recife e Olinda, Brasil.

Conforme a portaria nº 281/2022, publicada em Diário Oficial, as aulas da rede estadual de ensino no ano letivo de 2023 começam no dia 23 de fevereiro. Ainda, o recesso escolar ocorre entre os dias 19 e 30 de julho e o segundo semestre do ano letivo acontece de 31 de julho a 22 de dezembro.

O artigo 137 da CLT prevê que, quando as férias forem concedidas após o prazo legal, que é nos doze meses subsequentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito, o empregador pagará em dobro a respectiva remuneração.

Com base no art. 134 da CLT, a concessão das férias é ato do empregador, ou seja, é ele quem deve decidir a melhor data para o empregado gozar suas férias, desde que seja feita nos 12 meses seguintes a que o empregado tenha adquirido o direito.

O artigo 137 da CLT prevê um conjunto de sanções ao empregador que não concede ou atrasa a concessão ou a remuneração das férias de seus empregados. Caso sejam concedidas após o fim do período concessivo, as férias serão remuneradas em dobro.

Em resumo, para cada 12 meses de trabalho, o chamado período aquisitivo, o empregado tem direito a 30 dias corridos de férias remuneradas, com adição de pelo menos 1/3 do salário normal. As férias deverão ser usufruídas nos 12 meses subsequentes, chamados de período concessivo.

O empregado pode ser demitido após as férias
A resposta para a questão principal abordada no presente texto é sim; a dispensa sem justa causa do empregado poderá ocorrer já no primeiro dia após o retorno das férias.

Qual o prazo para o aviso de férias? O aviso de férias é previsto pelo Art. 135 da CLT e afirma que: “A concessão das férias será participada, por escrito, ao empregado, com antecedência de, no mínimo, 30 (trinta) dias.

No pagamento, são descontados o Imposto de Renda e a contribuição ao Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). Além disso, é preciso se atentar também aos vencimentos.

Na saída das férias, o funcionário deve receber o seu salário com o acréscimo de 1/3, sendo que o pagamento deve ser realizado, no máximo, dois dias antes do período de descanso.