Qual o melhor mês para plantar quiabo?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Qual a melhor época de plantio? Nas regiões de clima frio a época ideal para o plantio de quiabo inicia em setembro e segue até janeiro. Já nas regiões de clima ameno, a melhor época vai de agosto a março. Em locais de clima quente, o início do cultivo pode se dar ao longo de todo o ano.

A colheita se inicia entre 70 e 80 dias após a semeadura. Mas como saber a hora de colher quiabo? Quando os quiabos estiverem macios e com a cor verde brilhante, é sinal que eles podem ser colhidos.

Melancia, batata e feijão-vagem. Evitar algodão. - O quiabo é muito sensível ao frio, a temperatura noturna deve ser maior que 15ºC. - Antes da semeadura, colocar as sementes na água por 24 horas, para melhorar a geminação.

- Semeiam-se três sementes por cova espaçada de 30 a 40 centímetros. Entre as fileiras, o espaçamento ideal é de 100 a 120 centímetros. Quando as plantas atingirem de 15 a 20 centímetros, deve-se fazer o desbaste, a fim de deixá-las mais vigorosas.

Quando o clima esquentar, será a hora de plantar o quiabo no jardim. Semeie as sementes a cada 10 cm de distância a uma profundidade de 1,3 cm. Se for semeá-las em um ambiente interno, manuseie as mudas com muito cuidado e plante uma a cada 30 cm de distância em fileiras com 1 m de distância uma da outra.

Ciclo de aproximadamente 70 a 80 dias e em condições ideais de cultivo pode chegar a produzir de 15 a 20 mil quilos por hectare. – Resistente a seca, pois possui uma raiz profunda (aproximadamente 1,9 m).

cada planta tem potencial para produzir até. 1 kg por ciclo No total você teria uma produção de 2.000 kg ou aproximadamente 140 cachos peso médio da Caixa 14 kg o preço médio da Caixa a granel gira em torno de 60 reais. podendo chegar a mais de 8 mil reais de faturamento.

não. vai ver produtividade. certo e essa conta só não pode ser feita de várias formas né a depender da mão de obra disponível que o produto tem né o produtor de quiabo. ok ele pode desde o início já está fazendo essa condição que não foi feita.

Santa Cruz

No mercado brasileiro de quiabos, o mais cultivado hoje é o tipo Santa Cruz. Produtivo e de planta compacta, ele garante o sucesso de inúmeras lavouras e traz mais sabor aos pratos, sendo comercializado pela ISLA Sementes como uma variedade OP que você encontra aqui.

Adubação mineral de cobertura: Aplicar 20 a 80 kg/ha de N e 15 a 60 kg/ha de K2O durante o ciclo da cultura. As coberturas (20 kg/ha de N e 15 kg/ha de K2O cada vez) iniciam-se aos 20 dias após a emergência das plantas, podendo ser repetidas a cada 20 a 30 dias, dependendo do desenvolvimento do quiabeiro.

80 dias

Seu ciclo é de 70 a 80 dias e alcança uma produtividade de 15 mil a 20 mil quilos por hectare plantado. É uma ótima opção para os produtores. O ponto ideal de colheita é quando os frutos estão tenros, bem cheios e firmes e sua ponta quebra com facilidade quando dobrada.

Embora o quiabo seja uma planta que permita o plantio direto no solo, diversos produtores optam pela produção de mudas de quiabo, podendo eleger as melhores plantas para o cultivo final.

O Jiló é uma planta de clima tropical e subtropical, e pode ser cultivado em climas temperados amenos. A produtividade do Jiló é proporcional à temperatura ambiente que deve estar sempre próxima de 30°C. Por ser muito sensível ao frio, a melhor época para o plantio será de agosto a fevereiro.

No caso de sementes, recomenda-se o plantio com profundidade de 8 a 10 centímetros. Para uma germinação mais uniforme, o ideal é quebrar a dormência das sementes imergindo-as em água por 24 horas antes do plantio. ESPAÇAMENTO Semeiam-se três sementes por cova espaçada de 30 a 40 centímetros.

A dosagem de 50 t ha-1 de esterco bovino proporcionou os melhores resultados na produtividade, responsável por 1,951 t ha-1 de frutos de quiabos. Nas condições edafoclimáticas do presente estudo a adubação de utilizando o esterco bovino proporciona bom incremento na produtividade do quiabeiro.