Qual o melhor mês para fazer poda de árvores frutíferas?

Perguntado por: dramos . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Outubro: mês ideal para podar as árvores de fruto mais resistentes ao frio. Novembro: efetuar as podas nos pomares na fase de minguante da Lua. Janeiro: faça a poda nas figueiras, diospireiros e macieiras, também no Minguante. Fevereiro: continuar as podas, excepto dos morangueiros e damasqueiros.

O mês de agosto é o mais indicado, só que como a prática da poda é preciso ter bastante conhecimento da prática, falta mão-de-obra. Então tem produtores que já vêm podando desde o início de junho e vão até setembro podando para vencer essa demanda — diz Todeschini.

Em algumas variedades de maturação precoce, a poda pode ser feita a partir de junho e antes da primavera. Porém, algumas variedades de maturação tardia, como a laranja valência, na qual a planta mantém frutos durante o ano, deve ser feito o corte lateral no final da primavera.

Recomenda-se que a poda seja feita no inverno, somente uma vez ao ano, antes do período de florescimento da planta. O corte não deve ultrapassar 30% da copa da jabuticabeira.

Faça a poda no inverno.

  1. Espere para fazer a poda até um mês depois de a árvore ter perdido todas as folhas. Assim, você saberá que ela realmente está em dormência. ...
  2. As amoreiras têm uma tendência de secretar seivas nas áreas onde são cortadas.

minguante

Agora, com relação à melhor lua para podar laranjeira, o ideal é durante a minguante, já que irá evitar que galhos e ramos comprometidos não voltem a crescer.

A poda no pé de acerola é realizada uma vez por ano, no inverno, e é necessário cautela na hora de realizá-la para não atrapalhar a produção da fruta.

A maior produção e o maior número de frutos colhidos por planta ocorreram nas plantas podadas em fevereiro. A época e a intensidade da poda de frutificação afetam a brotação e a produção da goiabeira 'Paluma'.

Se houver necessidade de reduzir o comprimento de um galho maior, faça a poda junto a um galho secundário ou a uma gema. Cortes realizados entre gemas ou galhos podem resultar no apodrecimento do caule, na produção de brotos e em crescimento desordenado. Pequenos galhos podem ser cortados com tesouras de poda manual.

O primeiro mês da primavera é também o período das jabuticabas; o fruto é usado na culinária e na medicina. Árvore originária do Brasil, a jabuticabeira (Myrciaria cauliflora) é frutífera e pode atingir até 15 metros de altura. Com tronco liso, as flores e os frutos nascem no caule.

As podas drásticas devem ser feitas no final do inverno. A Pitangueira também brota na madeira velha, suportando bem as podas feitas nesta região. A retirada das folhas e flores ressecadas é muito importante.

Você pode estimular sua jabuticabeira a se desenvolver mais depressa e de forma saudável adubando o pé uma vez a cada três meses com esterco bem curtido e calcário, ambos produtos encontrados em grandes casas agrícolas. O calcário ajuda a corrigir a acidez do solo, que interfere no sabor dos frutos.

Geralmente, a melhor época para podar esta árvore são os primeiros meses do ano — janeiro e fevereiro — e os primeiros meses do verão (junho e julho). Mas isto pode variar em função do estado da árvore. Quando o limoeiro é jovem, pode-se podar em qualquer altura do ano, sempre que não exista o risco de geadas.

A adubação da amoreira pode ser simples devido à rusticidade da planta. Não há necessidade de uma adubação elaborada. Você pode utilizar um produto de composição padrão, como o FORTH Frutas pronto para uso.

O período do movimento crescente é perfeito para o plantio de árvores frutíferas e para a poda das plantas, pois elas vão crescer com rapidez e mais vigor.

De modo geral, a lua crescente é a melhor fase para cultivos de plantas que crescem para fora da terra. Nesse estágio, a seiva está presente em quase toda estrutura da planta, desde o caule, os ramos e as folhas.