Qual o melhor mês para colheita da mandioca?

Perguntado por: lmoreira3 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Assim, a melhor época de colher mandioca, nas condições dos Cerrados, por exemplo, é no início do período de chuvas, de outubro a janeiro.

Técnicos: a) ciclo das cultivares (precoces - 10-12 meses; semiprecoces - 14-16 meses; e tardias - 18-20 meses).

A deterioração fisiológica ocorre em 48-72 horas depois da colheita, e é mais importante para a mandioca de mesa do que para a mandioca destinada à indústria porque altera a aparência do produto e ocasiona perdas (LORENZI, 2003).

A poda nem sempre é indicada na cultura da mandioca, pois reduz a produção de raízes e o teor de carboidratos, facilita a disseminação de pragas e doenças, aumenta a infestação de ervas daninhas e o teor de fibras nas raízes, além de elevar o número de hastes por planta e, conseqüentemente, a competição entre plantas.

O consórcio mandioca + milho é também bastante usado no Brasil, normalmente plantando-se uma fileira de milho entre duas de mandioca, no espaçamento de 1,00 m entre as fileiras do milho e de 0,20 m a 0,40 m entre covas na linha.

A mandioca de mesa BRS 429 é altamente produtiva (49,76% de superioridade média de produtividade de raízes comerciais), apresenta moderada resistência ...

Caminhos do Campo | Mandioca pode ficar até 4 anos embaixo da terra | Globoplay.

A mandioca responde bem à aplicação de adubos orgânicos (estercos, tortas, compostos, adubos verdes e outros), que devem ser preferidos como fonte de nitrogênio.

Por ser um material precoce, a BRS 420 tem um crescimento muito rápido e vigoroso, reduzindo consideravelmente a necessidade de capina, de acordo com o especialista. “Tendo um bom ajuste ambiental, o produtor pode conseguir fechar o ciclo sem necessidade de capina.

“A média produtiva está muito boa, entre dois e três quilos por pé”, conta.

Como escolher. Verifique se a casca está intacta. Quanto mais fina estiver a casca, com manchas, machucados ou com a polpa aparecendo, menos fresca é a mandioca. Observe a polpa na parte cortada da raiz: ela deve ter cor uniforme, sem manchas escuras ou azuladas, e deve estar úmida.

Para saber se a mandioca é nova, observe a casca. Se a casca sair inteira, ela é nova. Caso saia "quebrando" é uma raiz mais velha, portanto mais dura. Nunca coloque a mandioca direto na água quente, comece com a água fria e cozinhe aos poucos.

Esse problema nada mais é do que uma defesa da planta, da raiz, para evitar perda da água. O azulamento começa a ocorrer nos vasos que levam a água do solo para as raízes da mandioca. Isso acontece com todas as variedades, com maior ou menor intensidade.

A diferença de cor entre os dois tipos, explicou, deve-se ao fato de que a variedade amarela é mais rica em carotenoides – substâncias antioxidantes que, no organismo humano, se transformam em vitamina A.

A mandioca-amarga ou brava possui alto teor de ácido cianídrico (quantidade de linamarina maior que 100 mg/kg), extremamente tóxico ao homem e aos animais. Quando a linamarina sofre a ação de enzimas externas ou existentes na própria raiz, surge o ácido cianídrico, com alto ou baixo grau de toxidade.

A macaxeira também é conhecida como mandioca mansa ou aipim, e possui menos de 50 mg de HCN por kg de raiz fresca sem casca. Já a mandioca, ou mandioca brava, apresenta acima de 100 mg de HCN por kg de raiz fresca sem casca. E não adianta tentar fazer essa identificação só no “olhômetro”, como explica a pesquisadora.

APLICAÇÃO DO ADUBO – Para o processo de calagem, é necessário, portanto, utilizar calcário dolomítico, vale ressaltar que ele já fornece cálcio e magnésio.

Os pesquisadores recomendam escolher partes mais grossas da maniva, com 2 cm de diâmetro e fazer cortes retos em pedaços de 15 cm a 20 cm de comprimento. "O corte reto enraíza mais", explicou Inocêncio. "Basta um pedaço bem selecionado por rama, de maniva com vigor", reforça o pesquisador.

Se você plantar mandioca em pé, terá um rendimento maior, porém a colheita será mais trabalhosa. Já se você plantar na horizontal, as raízes ficarão mais superficiais, facilitando a retirada. Para ser plantado, o caule deve ser retirado da haste quando estiver com mais ou menos dez meses de vida.

Como bom brasileiro, você já deve imaginar que é possível plantar mandioca o ano todo. Entretanto, as condições ideais para o cultivo são temperaturas entre 20°C e 27°C. Isso porque as baixas temperaturas retardam a brotação, diminuem a taxa de formação de folhas e o peso seco da mandioca.

No plantio convencional, normalmente planta-se à profundidade de 0,10m. No entanto, sabe-se que o plantio em profundidades menores tende a produtividades maiores,mesmo que isso requeira muito cuidado para que as manivas não desidratem.