Qual o melhor merluza ou pescada?

Perguntado por: alima . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Não vá esperando uma diferença abismal entre os dois peixes, já que ambos são de carne branca e nadam em águas salgadas. Claro, há particularidades. O filé de merluza é um pouco mais magro do que o de pescada, por exemplo.

Salmão

Salmão, o campeão
Do ponto de vista nutricional, o salmão é o vencedor da competição de peixes mais saudáveis. “Peixes mais gordos de água fria são uma fonte melhor de ômega 3”, disse Camire, e o salmão é rei quando se trata do número de gramas de ômega 3 por quilo.

No Brasil, o filé de peixe Merluza, proveniente da Argentina, está perdendo mercado para o filé de peixe Polaca do Alasca, importado da China e pescado na costa americana, pela semelhança e preço mais atraente aos consumidores.

ASSIM COMO OUTROS TIPOS DE PEIXE do gênero Cynoscion que nadam do litoral Norte ao Sudeste brasileiro, tem carne branca, macia e delicada – há quem afirme tratar-se da mais saborosa entre as pescadas. É vendida com ou sem pele, inteira ou em grandes filés.

Os tipos de peixes que possuem sabor mais leve e menos espinhas são: badejo, cação,* tilápia e linguado.

Os peixes mais indicados são aqueles de carne firme, que não despedaçam durante o preparo, como sardinha, tilápia e bacalhau e outros mais.

Tanto a tilápia quanto a merluza são peixes de sabor neutro e leve, o que faz com que qualquer acompanhamento participe bastante do sabor e ajude a criar a complexidade de aromas do falso bacalhau.

Faz bem pra saúde do coração: o potássio presente na merluza ajuda na prevenção de problemas como acidente vascular cerebral e também ajuda no controle da pressão arterial. Ossos e músculos mais fortes: graças ao fósforo, a merluza é uma aliada para manter os ossos, dentes e músculos mais saudáveis.

“As carnes brancas e, principalmente, os peixes têm menos gordura saturada e colesterol do que as demais carnes, por isso são consideradas mais saudáveis”, afirma a nutricionista Adriana Ávila. Portanto, os peixes são a opção mais indicada para quem está com colesterol acima do normal.

Na carne, praticamente não existe distinção entre essas espécies. A diferença fica na aparência e no tamanho. A amarela, por exemplo, é a maior, variando entre 80cm e 1,5m.

Peixes com Menores Concentrações de Mercúrio:
Salmão, Sardinha, Bacalhau, Abadejo, Truta, Tilápia, e também: Camarão, Lula e Ostras.

Bacalhau
Ele é considerado um alimento magro, visto que não contém grandes quantidades de gordura ou calorias, sendo ideal para dietas em que há foco de perda de gordura ou emagrecimento. Esse peixe é rico em proteínas, sódio, fósforo, cálcio, magnésio, vitaminas A, E, B6 e B12 e Ômega 3.

Filé de Merluza Swift 800g - Swift. Frete grátis a partir de R$ 259,00 nas entregas: agendada e entrega em 1 dia útil.

Merluza

  • Merluza européia (Merluccious merluccius)
  • Merluza argentina (Merluccious hubbis)
  • Merluza austral (Merluccious australis)
  • Merluza chilena (Merluccious chilensis)
  • Merluza peruana (Merluccious gayi peruanus)
  • Merluza de cola (Macruronus magellanicus)

tilápia

Criação de tilápia, peixe mais consumido no Brasil, teve alta de 8% em 2017.

truta

A truta tem também menos espinhas do que o salmão e são mais fáceis de remover. Os tamanhos variam bastante, mas no mercado a truta tem habitualmente entre dois a seis kg, enquanto o salmão tem três a cinco kg. Tanto o sabor da truta como do salmão é puro, rico e natural, não precisando de muito tempero.

Peixe Fresco
Os olhos devem estar salientes e brilhando. Caso estejam fundos, cinza ou esbranquiçados é mau sinal; – Ao apertar a barriga do peixe, seu dedo pode até fazer uma marca, mas ela deve sumir em pouco tempo; – O peixe também deve apresentar cheiro característico de peixe: cheiro fresco e agradável.

Esse peixe que tem sabor ligeiramente adocicado pode ser preparado de diversas maneiras – seja cozido, assado, frito ou grelhado. Além disso, pode ser usado em diferentes pratos, como tortas, sanduíches, petiscos, sopas e muito mais.

Nesse mesmo estudo, foi identificado o crescimento também da aquicultura, que representou 46% da produção total e 52% dos peixes para consumo humano. Dentre os peixes mais consumidos, a tilápia é o segundo colocado, ficando atrás apenas do atum.

Continuar lendo Tem merluza no Brasil?