Qual o melhor medicamento para artrose no ombro?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Pela prescrição de medicamentos (ou remédios) analgésicos (como o Paracetamol e Tramadol) e anti-inflamatórios (como o Ibuprofeno e Diclofenac), o controle da dor associada com esta patologia poderá ser efetuado.

Os mais utilizados são os cremes contendo anti-inflamatórios como o diclogenaco e cremes ou medicamentos em gel que contém a capsaicina.

Fatores de risco se somam para criar um cenário propício ao desgaste da cartilagem e a degeneração da articulação: Idade (a partir dos 60 anos, principalmente); Fatores genéticos, predisposição pessoal e familiar; Fatores mecânicos, principalmente instabilidade articular, no caso do ombro.

A viscossuplementação por injeção intra-articular de ácido hialurônico é usada com frequência na prática clínica para reduzir a dor em pacientes com artrose de joelhos. O procedimento é feito em consultório, por médico especialista.

Atualmente, a artrose não tem cura, mas os tratamentos visam à redução da dor e manutenção do movimento articular. O ideal é associar medicamentos e exercícios físicos com acompanhamento de um fisioterapeuta ou profissional de educação física para que não haja mais danos às articulações.

A medicação ou remédio mais usualmente usados para o tratamento da bursite no ombro são os anti-inflamatórios. Os mais comuns são o ibuprofeno, diclofenac, naproxeno, entre outros. A sua toma tem como objetivo aliviar a dor e diminuir a inflamação sempre presente nestes quadros.

Para regenerar a cartilagem, é muito importante manter uma alimentação rica em aminoácidos, já que nos ajudam a absorver o cálcio e a produzir colagénio para reconstruir os tecidos danificados.

Embora ainda não esteja disponível para a população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a subcondroplastia surge como um novo conceito de tratamento para artrose. “Cura a dor causada por lesão óssea e previne uma possível colocação de prótese”, ressalta Demange.

Analgésicos, anti-inflamatórios, ácido hialurônico e toxina botulínica são os medicamentos mais utilizados para infiltração articular no joelho com artrose.

O treinamento incorreto é considerado o principal fator ligado ao agravo da doença. O joelho, por exemplo, atua como o principal dissipador de energia cinética no esporte. Ou seja, qualquer impacto ou força de explosão passa por esta articulação.

Ao longo da vida, naturalmente, as cartilagens que revestem as extremidades ósseas desta região se desgastam, causando dores intensas e incapacitantes, além da perda progressiva dos movimentos. Fatores genéticos, atividade física que exige impacto repetitivo, traumas e obesidade são os gatilhos que levam à artrose.

“No primeiro momento, você precisa aliviar a dor com anti-inflamatórios, analgésicos, fisioterapia, etc. Depois, na fase de manutenção, é importante reduzir o desgaste e fortalecer a musculatura em torno das articulações afetadas”.

Não deixe de se exercitar
E, por isso, simplesmente não praticam atividades físicas. Esse pode ser um dos maiores equívocos quando o assunto é o que não fazer se tiver artrose. Tenha em mente que a inatividade na verdade piora a dor com o tempo.

Corticóides são medicamentos derivados do hormônio cortisol. Eles têm forte efeito anti-inflamatório e, por esse motivo, são muito usados na Ortopedia e na Medicina Esportiva. Os corticóides mais usados na prática médica são: hidrocortisona, prednisona, triancinolona, betametasona e dexametasona.

O chá das sementes de sucupira é um bom tratamento natural para a osteoartrose, porque possui efeito calmante e regenerador das articulações, servindo como complemento para o tratamento fisioterapêutico e clínico.

R$ 181,94Ativar Desconto Lab.

BROMELINA. A bromelina é uma enzima presente no abacaxi. Ela tem efeitos analgésico, anti-inflamatório e antioxidante, que são mais evidentes nos pacientes com artrose.

A alimentação para esse tipo de artrite deve incluir alimentos com propriedades anti-inflamatórias, no entanto é importante evitar o consumo de alimentos que possam aumentar a concentração de ácido úrico circulante, como por exemplo as carnes vermelhas, fígado, coração e ingestão de bebidas alcoólicas.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS).

Compressas
Já as compressas frias são indicadas para diminuir o inchaço e colaborando para diminuição da inflamação no local. As compressas quentes podem ser feitas com auxílio de bolsas próprias ou com aplicação de panos quentes, por cerca de até 20 minutos. Um banho quente também pode ajudar.

Injeção subacromial
As injeções subacromiais são propostas na patologia do manguito rotador, na síndrome do impacto subacromial, nas bursites e para alguns casos de capsulite adesiva.