Qual o melhor material para fazer cobertura?

Perguntado por: lbeiramar . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.6 / 5 8 votos

Por conta de sua resistência, o Policarbonato é utilizado em uma ampla gama de produtos, que vão desde tupperwares até blindagem de carros. No entanto, sua aplicação mais usual são coberturas, pergolados, estufas, clarabóias e telhas, por exemplo.

O metálico atualmente é considerado o melhor tipo de telhado. Isso porque as telhas de metal combinam com casas, lojas, galpões e mais. Uma das características mais importantes é que podem ser instaladas com menor caída, possibilitando que o telhado fique escondido.

A cobertura metálica é uma opção resistente e durável para sua área externa. O metal oferece proteção contra intempéries, é fácil de limpar e requer pouca manutenção.

Telhado de única água
Essa opção é ideal para quem deseja reduzir os custos, pois possui apenas uma direção de escoamento. Isso significa que requer uma estrutura mais simples em comparação a outros tipos de telhados, resultando em economia na construção.

Telhas de policarbonato
O material é uma alternativa mais barata e 80% mais leve que a telha de vidro, possui proteção UV - o que evita amarelar - e oferece bom isolamento térmico.

Cobertura de policarbonato
A melhor opção em coberturas, que alia durabilidade, beleza, versatilidade e custo-benefício é a cobertura de policarbonato.

Qual telha absorve menos calor? O tipo de telha que esquenta menos, quando se trata de isolamento térmico, são as telhas ecológicas, como a telha de fibra vegetal. Afinal, elas ajudam a manter a temperatura sempre agradável no interior da casa.

A telha cerâmica, por exemplo, é a mais usada em projetos residenciais. Além de ser esteticamente bonita, ela oferece conforto térmico e é eficiente na hora de vedar o telhado. Também chamadas “telhas de barro”, elas podem ser naturais ou esmaltadas, sendo que a última possui maior durabilidade.

Seu design é praticamente o mesmo sempre, no entanto, suas vantagens estão na praticidade: ela permite maior uso do espaço disponível na cobertura, como para montar uma área de festas ou um teto verde. Em relação aos custos, a laje normal costuma ser mais barata que o telhado tradicional.

As telhas esmaltadas são outras tipos de telhas cerâmica distintas apenas devido seu acabamento, ou seja, ao final do processo esses tipos de telhas recebem uma camada de cor. Esse banho de cor, além de garantir uma aparência diferenciada da telha, garante mais durabilidade, resistência do material.

policarbonato

Quem busca uma cobertura para quintal, as coberturas em policarbonato são uma opção extremamente viável, porque elas trazem a tão desejada proteção, mas sem deixar de lado a beleza. Como é fabricada com um material translúcido, é possível manter a luz natural do ambiente.

Em pequenos terraços não há discussão, o toldo é o mais barato e o mais prático.

Conheça os principais modelos de cobertura

  • 1 - Telhas termoacústicas. Esse modelo é indicado para projeto que demanda um cuidado a mais com a vedação térmica. ...
  • 2 - Telha perfurada. ...
  • 3 - Telha multidobra. ...
  • 4 - Telha trapezoidal. ...
  • 5 - Telhas metálicas. ...
  • 6 - Telha ondulada. ...
  • 7 - Telhas pintadas. ...
  • 8 - Telha translúcida.

O que é mais barato para telhado: estrutura metálica ou madeira? As estruturas metálicas são, sim, muito mais baratas que outras mais tradicionais no mercado atualmente, além de apresentarem maior custo e benefício.

O barro é um material que conduz menos o calor do que os demais e é largamente utilizado pelo Brasil afora. Proporcionam ótima barreira térmica mantendo o ambiente interno mais fresco que o meio externo. É mais eficiente nesse sentido do que telhas de alumínio, aço ou fibrocimento.

Você pode utilizar a borracha líquida em telhados cerâmicos, metálicos, fibrocimento, e também em outras superfícies como laje, garagem, piscina, fachada, entre outros.

Vantagens da telha de fibrocimento:
Baixo custo do produto e maior economia na obra (transporte e instalação).

Mesmo havendo conserto aos danos causados pela chuva de granizo, a melhor forma de combatê-los é apostando em uma telha com alta resistência: as telhas galvanizadas.

5 anos

Com tantas informações, é comum bater a dúvida: afinal, o que é melhor, cobertura de policarbonato ou de vidro? Para a Cobrire, o vidro é a melhor escolha. O material pode durar para sempre e o policarbonato tem uma vida útil de apenas 5 anos em média.