Qual o melhor macarrão para quem tem diabetes?

Perguntado por: apaiva . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Para o diabético, com o uso das massas Konjac Massa MF, é possível, ao mesmo tempo, desfrutar de uma saborosa refeição à base de massas e seus derivados, sem os carboidratos presentes nas massas tradicionais.

Os legumes verdes também são uma boa opção: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas. Ainda na família dos legumes, temos: tomate, pimentão, berinjela, cebola, nabo, couve-flor, alho-poró, cogumelos e rabanete. Não se esqueça também dos brotos, como de bambu e de feijão.

Frutas, verduras e legumes; Grãos integrais (arroz, farinha, macarrão, pão), aveia e quinoa; Laticínios com menos gordura: iogurte natural desnatado, leite desnatado, cottage e queijos magros; Feijões (feijão, grão de bico, ervilha, lentilha e soja);

Para esses diabéticos, de acordo com a Carol, a gelatina diet é uma ótima opção para aquele lanchinho da noite. Vai saciar sua fome, não tem carboidrato e é bem gostosa! Outras opões, essas com mais carboidrato, são o leite, queijo ou o iogurte zero açúcar.

Você e seus familiares podem comer os mesmos alimentos. É preferível consumir carboidratos complexos, tais como os provenientes de frutas, vegetais e grãos integrais. Ou seja, é melhor comer o pão e o arroz integrais em comparação ao pão e arroz brancos.

A quantidade recomendada deste arroz deve ser de 2 colheres de sopa por pessoa porque essa quantidade ainda contém cerca de 160 calorias.

Ambos atuam como fonte de energia, vitaminas, minerais e auxiliam no bom rendimento de atividades físicas. Paula explica que o macarrão integral é uma ótima opção para quem está preocupado com a saúde, pois contém maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais.

Se tiver de despejar parte da água, perderá vitaminas e sais minerais essenciais. Segundo os especialistas, o basmati, o integral e o arbóreo, por terem um índice glicémico mais baixo, são os mais recomendados para as pessoas com diabetes.

maçã

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Pharma and Bio Sciences, comer uma maçã por dia, em jejum, tem um impacto significativo na diminuição dos níveis de glicose, como também no colesterol LDL e nos níveis de gordura.

As frutas podem ser grandes aliadas na alimentação de diabéticos. Conheça algumas das que podem ser incluídas na dieta.

  • Goiaba: Rica em fibras e de baixo Índice Glicêmico, a goiaba é uma das frutas que diabéticos podem comer. ...
  • Abacaxi: ...
  • Limão: ...
  • Morangos: ...
  • Abacate: ...
  • Pêssego:

Segundo Angelica, os piores alimentos para quem convive com a doença são aqueles que têm alto teor de carboidratos refinados e açúcar adicionado, como pães, bolos, refrigerante e cerveja. Fizemos uma lista com a explicação da nutricionista do porquê de cada um.

stevia

A stevia é um adoçante natural extraído da planta Stevia rebaudiana. Ela é muito doce e tem um baixíssimo teor calórico, sendo uma excelente opção para diabéticos. Além disso, a stevia não afeta os níveis de açúcar no sangue, o que a torna ainda mais recomendada para quem tem diabetes.

Carboidratos disponíveis fornecem energia para o organismo e estão presentes em refrigerantes, doces, pães com farinha refinada, batata, arroz branco, que são ricos em açúcares e/ou amido, mas elevam a glicose sanguínea logo após o seu consumo.

Outra boa sugestão de café da manhã, por exemplo, é comer banana, aveia e canela. Essa combinação é interessante para quem está tentando controlar a glicemia, isso porque a canela tem efeito hipoglicemiante.

O extrato de canela ou baunilha adicionado ao café, cereais ou produtos assados oferece um sabor doce sem os efeitos colaterais do açúcar e zero calorias também. Outras ervas e especiarias doces para adicionar a bebidas e refeições incluem chicória, gengibre, noz-moscada e cardamomo.

O vilão, na verdade, é o carboidrato que vira glicose. Ou seja, mesmo não comendo doce, eu vivia com a glicose elevada”.

Diabético pode comer ovo, mas com moderação!
Os ovos não devem ser consumidos em excesso por pacientes com diabetes e, por isso, as recomendações sugerem que um indivíduo com a doença e problemas de colesterol, por exemplo, não consuma mais de 200mg de colesterol por dia.

Em um café da manhã para diabéticos, que exigem algumas restrições alimentares, deve-se evitar excesso de açúcar e carboidratos. Portanto, deve-se tomar cuidado com bolinhos, biscoitos, excesso de frutas, tapioca, carboidratos refinados e pães.