Qual o melhor lugar para o cachorro dormir?

Perguntado por: stavares2 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Ou seja: o lugar deve ser confortável, aconchegante e seguro para que ele tenha uma boa noite de sono. Por fim, o cachorro pode dormir no quintal desde que não fique sem contato com a família no resto do dia. O pet não pode ficar isolado e precisa ter uma proximidade com o tutor, seja dentro ou fora de casa.

Dormir com cachorro faz mal se a higiene deles não for cuidada de maneira correta, com banhos e tosas regulares. Limpar as patinhas depois de voltar de um passeio ou de usar a caixinha de areia no caso do gato evita a sujeira no ambiente do quarto.

Além da temperatura ambiente, se a caminha estiver suja ou ocupada, pode ser motivo para seu cachorro querer dormir no chão. Por isso, é bom ter mais de uma caminha para o seu pet.

Sim, cachorro pode dormir no quintal, mas para isso, o local precisa ser seguro e confortável para o pet. Se pensa em criar um local de sono para o seu peludo no quintal, certifique-se que ele não passará frio e nem muito calor, terá uma casinha aconchegante – e algo muito importante: contato com a família.

Por fim, um grande problema do cachorro dormir com o dono é deixar o cachorro dependente do tutor. Quando se torna um hábito frequente, o animal pode passar a dormir apenas na presença do tutor. Isso pode causar ansiedade canina e hiperatividade no animal, que ficará sempre à sua espera para finalmente dormir.

Independentemente de tudo, não é aconselhável que se deixe os cachorros sozinhos por muito mais que 10 horas e é sempre bom que se tenha ao menos dois pets, para que um possa fazer companhia para o outro enquanto a família está fora.

Azul: Traz tranquilidade e ajuda a acalmar um animal nervoso. Sendo assim, possui um efeito analgésico e relaxante. Indicada para tratar ansiedade, estresse e nervosismo.

No geral, costumam descansar à noite por 10 horas e o restante é dividido em pequenos cochilos no decorrer do dia. Isso tudo, claro, se o cachorro é saudável e faz exercícios físicos (mais adiante veremos o que pode afetar o sono deles).

Mesmo que o seu cachorro durma a noite toda, você ainda precisa levá-lo ao 'banheiro' antes de você ir dormir. Se você o acordou, ele pode querer brincar com você ou com um de seus brinquedos, antes de fizer xixi ou cocô.

Dormir com o pet pode também ser vantajoso para a saúde, no caso do ser humano, favorece o controle da pressão arterial, traz benefício emocional, auxiliando na redução do estresse e chances de depressão.

Um animal adulto e saudável dorme em média 14 horas por dia. Por outro lado, é normal cachorro filhote dormir muito mais, podendo chegar a 16 ou até a 18 horas, sem que isso signifique que há um problema de saúde. Mas isso não é um padrão para todos os animais.

Não importa a raça ou tamanho, o aconselhável é ficar de olho se o cachorro está sentindo frio em temperaturas abaixo de 10ºC — principalmente à noite e se tiver ventos fortes. De modo geral, os cães podem se sentir incomodados com o frio quando os termômetros marcam temperaturas iguais ou abaixo de 7º C.

Deixe o ambiente familiar
Por isso, acostumá-los a frequentar lugares diferentes contribui para que fiquem menos ansiosos ao dormir fora. “O ideal é que você acostume o cão a passear tranquilamente. Para fazer isso, comece levando ele para viagens curtas, como ir à padaria, buscar o filho na escola, etc.

Muitos cães lambem os tutores para demonstrar afeto ou colher informações através do paladar e olfato. De modo instintivo, filhotes lambem para reconhecer membros de sua matilha. Já as mães, lambem para deixar seu cheiro na ninhada e serem reconhecidas”, detalha. Contudo, nem sempre esse ato significa amor.

Além de deixar o cachorro com frio, a diminuição da temperatura pode causar hipotermia, quando o pet apresenta média corporal inferior a 37ºC. Os sintomas desse quadro são: hipotensão, falta de oxigênio, diminuição da frequência cardíaca, tremores, perda de consciência e rigidez muscular.

Hospedagem caseira ou domiciliar
Para isso, é possível contratar cuidadores de pets em plataformas na internet. Eles cobram para oferecer a hospedagem domiciliar para cães durante o tempo que você precisar. Na casa do cuidador, os animais recebem conforto, comida e companhia para brincar.

A resposta é: depende! Se estiver chovendo muito e relampejando, obviamente não é recomendável. Agora, se estiver apenas garoando, você pode sair com o seu pet tomando os devidos cuidados. Quando chegar em casa, não esqueça de secá-lo muito bem usando uma toalha ou secador de cabelo (na temperatura moderada!).

Quais os sinais de que o cachorro sente frio?

  1. Patas e as orelhas geladas.
  2. Tremores pelo corpo.
  3. Temperatura do corpo muito baixa.
  4. Passa muito tempo deitado bem encolhido.
  5. Dorme mais do que o normal.
  6. Respiração e movimentos mais lentos.
  7. Letargia.
  8. Busca por locais mais isolados para se abrigar.

De modo geral, um pet adulto dorme entre 12 e 14 horas por dia. Além disso, é normal um cachorro filhote dormir muito — chegando a 18 horas diariamente. Por isso, embora possa parecer que seu cachorro é muito dorminhoco, é natural que ele realmente descanse muitas horas por dia.

Mais velhos, experientes e maduros, os cães a partir dos 8 anos se tornam ainda mais afetivos e companheiros. Com a idade, o cão fica menos ágil e mais calmo, mas a afetividade fica mais acentuada. Por isso, é fundamental brincar com ele, sair para passear e garantir que ele tenha companhia e exercício frequente.

Para eles, as cores de maior contraste, que podem ser facilmente distinguidas são o amarelo e o azul, sendo estes os “tons” considerados ideais para quem quer presentear seu “melhor amigo” com uma bolinha ou outro brinquedo.