Qual o melhor loção para escabiose?

Perguntado por: dbelem3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Permetrina: corresponde à terapêutica de primeira escolha para o tratamento da escabiose. É empregado na forma de creme ou loção a 5%. Nos adultos, deve-se aplicar a loção do pescoço para baixo, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés, regiões interdigitais, periumbilical, genital e áreas sob as unhas.

Corticóide oclusivo ou intralesional pode ser utilizado em casos de escabiose nodular, após o tratamento convencional. Enxofre 10 a 20% em pasta d'água pode ser empregado, com segurança, em crianças de tenra idade e mesmo em gestantes, por 4 noites, com intervalo de 7 dias e aplicação de mais uma noite.

Ivermectina oral: o tratamento de escabiose simples consiste em uma dose de 200 mcg/kg seguida por uma dose repetida após 1 semana. Pode ser usada para adultos e crianças com mais de 5 anos. Deve ser evitado em gestantes, sendo o tratamento tópico considerado como primeira escolha.

Formas de tratamento da escabiose
“São, no fundo, inseticidas que se aplicam topicamente. Existem vários tipos, como o benzoato de benzilo e o enxofre tópico, mas o principal, mais eficaz e seguro é a permetrina, que usamos muito frequentemente.

O ato de coçar pode levar bactérias para as lesões, resultando em infecção, o que piora o quadro. Como é feito o diagnóstico? O diagnóstico é basicamente clínico, ou seja, feito visualmente em consulta com seu médico de família, que identificará lesões nos locais característicos desta doença.

O paciente deve ser orientado a evitar contato direto, pele a pele, com pessoas e roupas que estejam contaminadas com o parasita. Caso alguém já esteja contaminado com o parasita, na família, as roupas de uso pessoal, de cama e banho devem ser trocadas e lavadas diariamente com água quente (acima de 60oC).

BENZOATO DE BENZILA: TRATAMENTO PARA ESCABIOSE
O Benzoato de Benzila, ativo presente no sabonete para sarna humana é muito indicado para o tratamento da escabiose, sendo utilizado em diversos países do mundo.

A ivermectina oral pode ser utilizada para tratamento de escabiose, na dose de 200 mcg/kg, repetindo-se a dose em 7 a 14 dias.

O período que o medicamento leva para dar resultado pode variar de acordo com o problema a ser tratado. Por exemplo, contra piolhos, lêndeas e sarna, o efeito total ocorre em torno de dois dias.

Pode-se usar anti-histamínicos sedantes (dexclorfeniramina, prometazina), para alívio do prurido. Havendo infecção secundária, utiliza-se antibioticoterapia sistêmica.

Comece passando o aspirador de pó, depois faça uma solução de água com vinagre em proporções iguais. Aplique em todo o colchão com um pano limpo e deixe secar ao sol. Só volte o colchão para cama quando estiver completamente seco. Coloque uma roupa de cama limpa.

Verificação
Disponível no bulário eletrônico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a bula da ivermectina recomenda a ingestão de uma dose única do medicamento para tratar doenças causadas por vermes ou parasitas.

Deixa-se atuar durante 8 a 12 horas (em crianças preferencialmente 8 horas, pode-se aplicar a noite antes de dormir e retirar o produto com um banho na manhã seguinte). Dose de reforço: Deve-se repetir uma semana após a primeira aplicação, para eliminação definitiva de possíveis ácaros restantes da primeira aplicação.

b) Reinfestação pode ocorrer se todos não forem tratados ao mesmo tempo (devem ser tratados ao mesmo tempo para evitar a reinfestação pós-tratamento).

O que fazer para prevenir a escabiose? Realizar a limpeza correta dos cômodos, móveis e roupas é muito importante. Roupas de cama e banho devem ser lavadas regularmente, uma vez por semana, para impedir que os ácaros se proliferem e tomem conta dos tecidos. Estofados também devem ser higienizados por precaução.

Em geral, uma dose única do medicamento é suficiente para a eliminação de vermes e parasitas. A necessidade, ou não, de repetir o tratamento dependerá de avaliação médica e/ou realização de testes laboratoriais.

O vinagre branco de álcool também pode ser uma boa opção para solucionar o problema de como desinfetar colchão com sarna.

Na maioria dos casos, o indivíduo acometido deixa de ser contagioso dentro de 24 horas e os seus principais sintomas devem melhorar notavelmente dentro de dois dias. No entanto, em geral, os sinais e sintomas característicos da escabiose podem demorar cerca de 3 semanas para desaparecer completamente.

Visto que a sarna provoca comichões e pode assemelhar-se por certos aspectos ao eczema (vermelhidões e bolhas, lesões de coceira), às vezes ela pode ser inicialmente confundida com um eczema. É melhor não as confundir, pois a sarna é benigna, mas contagiosa.

As principais complicações são infecções secundárias e prováveis prejuízos sociais impostos pela doença. Suas complicações são pouco expostos sendo necessários maiores divulgações sobre sua ocorrência e forma de condução.

A escabiose é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei var. hominis, um parasito humano obrigatório que vive em túneis fazendo sulcos na camada córnea. É facilmente transmitida de pessoa a pessoa pelo contato físico; a transmissão por animal e fômites provavelmente também acontece.