Qual o melhor laboratório Libbs ou Eurofarma?

Perguntado por: ogarcia . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Libbs é a campeã do setor farmacêutico - Contract Pharma Brasil. Ocupam as demais posições do ranking das melhores do setor: 2º) Prati-Donaduzzi; 3º) Eurofarma; 4º) Novartis; 5º) Farmoquímica. No ranking geral das “250 Melhores Empresas”, a Libbs ocupa a 9ª posição.

A Medley, unidade de genéricos do grupo francês Sanofi, maior campeã da categoria com cinco conquistas em cinco edições do levantamento, completa 25 anos de atuação no Brasil em 2021. Seu posicionamento atualmente está atrelado à saúde da mulher.

O genéricos contêm o mesmo princípio ativo na mesma dose e forma farmacêutica que as versões com marca (originais). Também apresentam eficácia e segurança equivalentes --tudo comprovado cientificamente junto ao órgão regulador, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

No Brasil, laboratórios que desejam comprovar a confiabilidade e credibilidade dos seus resultados são acreditados segundo a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, que apresenta requisitos para determinar a competência de laboratórios de ensaio e calibração.

Para identificar se o laboratório realmente é confiável, procure verificar se o estabelecimento segue os critérios de qualidade, para isso, o ideal é conhecer as bases legais do laboratório, através da documentação e das exigências estabelecidas pela Anvisa.

Laboratórios de medicina diagnóstica
O Laboratório Albert Einstein foi considerado pelos entrevistados como tendo a maior Força da Marca e o melhor Valor Percebido. A segunda posição em Força da Marca ficou com o Fleury e, em Valor Percebido, para o Sabin.

São aproximadamente 216 unidades de atendimento das marcas Fleury Medicina e Saúde, a+ Medicina Diagnóstica, Laboratório Weinmann, Labs a+, Clínica Felippe Mattoso, Diagnoson a+, Weinmann Serdil, Instituto de Radiologia, Campana, Cedire, Centro de Patologia Clínica, Diagmax, LAFE, Inlab, Papaiz e SantéCorp.

O a+ pertence ao grupo Fleury e conta com exames laboratoriais, de imagem e outras especialidades.

Na especialidade de clínica geral, a Eurofarma (13%) foi a mais lembrada no quesito confiança, seguida por Pfizer e Aché, ambas com 12%, e Boehringer Ingelheim (6%). Já quando a questão é a recomendação, a Aché lidera, com 63%, seguida de Pfzier e Novartis, ambas com 61% e Sanofi, com 56%.

A melhor performance da Medley ocorreu entre os mais escolarizados (13%), enquanto a EMS ficou na média em todos os segmentos pesquisados, segundo o Instituto Datafolha. É a sexta vitória consecutiva da Medley, uma das principais marcas do grupo francês Sanofi.

Pesquisada pelo Datafolha desde 2017, a categoria pela primeira vez apresenta duas marcas na liderança. Vencedora isolada nas últimas duas edições, a Medley registrou 5% das menções espontâneas (tinha 7% em 2018). A Neo Química oscilou dentro da margem de erro, de 3% para 2%, o que configurou um empate técnico.

Os médicos que não costumam receitar, ainda que minoria, não o fazem por quatro principais razões: o paciente não concorda em tomar genéricos, o paciente prefere o medicamento de marca, os de marca são mais fáceis de encontrar e por não ser política da unidade de saúde onde trabalha receitar esse tipo de remédio.

Têm a mesma qualidade que os remédios originais
Apesar de ser um termo bastante presente no dia a dia da população, poucas pessoas realmente sabem o que são esses remédios. Os genéricos são medicamentos com o mesmo princípio ativo (ou fármaco), dose e forma farmacêutica que os originais — ou seja, os de referência.

Portanto, é possível tomar o remédio genérico no lugar do de marca e vice-versa, com toda segurança. A lei dos genéricos no Brasil foi implantada em 1999 com o objetivo de ampliar o acesso da população aos medicamentos, principalmente os pacientes de doenças crônicas, como diabetes.

VERDADE: Os genéricos possuem a mesma qualidade dos medicamentos de referência (também chamados de medicamento original ou de marca), visto que são realizados testes de equivalência farmacêutica e terapêutica, de biodisponibilidade e bioequivalência (quando houver justificativa para tal), previamente à concessão do ...

A fórmula do genérico é a mesma do remédio original, com o mesmo princípio ativo, concentração e ação no organismo. A diferença é que não pode ter marca - a embalagem deve apresentar apenas o princípio ativo que está na fórmula, como Paracetamol ou Ácido acetilsalicílico, por exemplo.

No Brasil, o medicamento genérico é muito barato – isso porque esses fármacos são produzidos após o período de proteção de patente dos originais, não precisando investir em pesquisas e estudos, já que estes foram feitos anteriormente pela indústria que obteve a patente primeiramente.

4 dicas para escolher um laboratório para realizar seus exames

  1. Confira o atendimento do laboratório de exames. ...
  2. Avalie a facilidade no acompanhamento e retirada dos exames. ...
  3. Verifique se o laboratório possui equipamentos de qualidade. ...
  4. Avalie a experiência no mercado.

Solicitar Acreditação de Laboratórios

  1. Requerer acreditação. Canais de prestação. Acesse o site. Documentação. Documentação em comum para todos os casos. CNPJ. ...
  2. Receber acreditação. Canais de prestação. E-mail : e-mail individual do gestor de acreditação. Documentação. Documentação em comum para todos os casos.

Os indicadores laboratoriais são ferramentas essenciais na gestão do estabelecimento, proporcionando condições para o aperfeiçoamento contínuo, a maximização da qualidade e a redução dos erros e do retrabalho.