Qual o melhor jogo para ativar a memória?

Perguntado por: amesquita . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

6 jogos para estimular o cérebro

  1. Palavras cruzadas. O jogo de palavras cruzadas é uma ótima forma de estimular o cérebro, melhorar a memória e pensamento, retenção do aprendizado e também melhorar a fluência verbal, sendo esse jogo especialmente importante para idosos. ...
  2. Sudoku. ...
  3. Jogo das diferenças. ...
  4. Dominó ...
  5. Xadrez. ...
  6. Tetris.

Jogos para controlar a ansiedade podem relaxar e ajudar a dormir melhor

  • Pigment.
  • My Oasis - Tap Sky Island.
  • Rootd.
  • Viridi.
  • I Love Hue.

Raciocínio lógico: 5 jogos numéricos para estimular o cérebro

  • 2048. Há alguns anos o game 2048 se tornou um sucesso instantâneo na Play Store, chegando a figurar na lista dos jogos mais baixados em 2015. ...
  • Math Riddles. ...
  • Sudoku: The Clean One. ...
  • Mestre da Matemática. ...
  • Truques Matemáticos.

5 Dicas para melhorar memória e raciocínio

  1. Leitura: aliado poderoso. Ler nos faz aprender novas coisas e, com isso, fixar termos inéditos e estilos literários na nossa cabeça, estimulando a memória. ...
  2. Aprenda novas habilidades. ...
  3. Use técnicas de memorização. ...
  4. Utilize de jogos e brincadeiras. ...
  5. Tenha hábitos saudáveis.

“Essas descobertas sugerem que os videogames podem estar associados a habilidades cognitivas aprimoradas envolvendo inibição de resposta e memória de trabalho e alterações nas vias corticais subjacentes”, afirma a pesquisa, de acordo com o Mashable.

Os jogos de raciocínio são excelentes ferramentas para desenvolver a performance do cérebro, principalmente porque estimulam várias partes desse órgão no enfrentamento de desafios, níveis e etapas.

Fazer atividades estimulantes, como teatro ou dança
Guardar passos, falas ou instruções é uma ótima forma de exercitar a memória.

Colorir é uma tarefa relaxante. O Pigment traz para a tela do celular mais de 1000 páginas de desenhos para pintar com pincéis e texturas. A proposta do jogo é criar seu próprio oásis. Com gráficos amigáveis e controles simples, o jogador pode acrescentar flores e animais ao local enquanto ouve uma música relaxante.

O Hellblade: Senua's Sacrifice é mais um jogo que apresenta uma grande contribuição para a saúde mental dos jogadores.

Um estudo realizado pela universidade de Oxford comprovou que os jogos eletrônicos podem ser um grande aliado de quem sofre com transtornos mentais, como depressão e ansiedade. De acordo com o estudo realizado pela faculdade britânica, pessoas que jogam por até quatro horas por dia notam que se sentem mais alegres.

Como treinar o cérebro: 6 dicas para exercitar o pensamento

  1. Dormir bem. Quem acorda após uma boa noite de sono sente vários efeitos benéficos, como mente alerta e aumento da criatividade. ...
  2. Cuidar da alimentação. ...
  3. Praticar jogos estimulantes. ...
  4. Ler textos com temas variados. ...
  5. Fazer desafios variados. ...
  6. Exercitar o corpo.

O livro “Como Pensar” reúne 300 jogos que estimulam seis diferentes habilidades de pensamento. Com eles, você treinará e estimulará diversas áreas do cérebro e desenvolverá novos padrões de pensamento.

Quebra-cabeças e jogos da memória são importantes exercícios. Eles podem ser seus aliados na hora de preparar o seu cérebro para lembrar dos assuntos estudados. Os jogos podem estimular concentração e treinam a mente para fazer a associação de imagens. Sudoku, jogos de cartas, dominó e palavras também tem esse efeito.

Vitamina B1

Vitamina B1
Se você quer seus neurônios trabalhando a todo vapor, com plena capacidade de raciocínio, memória e concentração, consuma alimentos ricos em vitamina B1, como: Cereais integrais.

Conheça algumas causas do raciocínio lento a seguir: traumas ou problemas emocionais, como desemprego ou fim de relacionamento; trabalho excessivo e agenda sempre lotada; estresse, ansiedade e depressão; alimentação insuficiente em certos nutrientes e compostos bioativos.

Se você “anda esquecendo muito”, procure o seu médico
As demências eram consideradas de mau prognóstico até há aproximadamente 10 anos. Geralmente imaginava-se tratar de doenças com evolução atípica, e por isso de difícil diagnóstico e manejo, ou a doença de Creutzfeldt-Jakob – protótipo das doenças priônicas.

Causas do raciocínio lento
traumas ou problemas emocionais, como desemprego ou fim de relacionamento; trabalho excessivo e agenda sempre lotada; estresse, ansiedade e depressão; alimentação insuficiente em certos nutrientes e compostos bioativos.

Existem várias formas de “exercitar” o seu cérebro, tais como dormir bem, beber regularmente café, meditar, criar laços fortes ou jogar xadrez, entre outras.