Qual o melhor jeito de se separar?

Perguntado por: ireal . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Diálogo aberto e franco. Quando um casal opta pela separação, é imprescindível que haja um diálogo aberto e franco durante todo o processo. Se você e seu ex-cônjuge decidiram se separar e isso aconteceu de forma natural, uma boa conversa pode ser o primeiro passo para ter uma separação amigável e sem complicações.

A princípio, para você saber como se separar, precisará contratar um advogado especializado em direito de família. Assim, ele te auxiliará a juntar os documentos necessários e a dar entrada no processo. Além disso, a separação pode ser judicial ou extrajudicial, a depender do seu caso.

Quero me divorciar: três passos para seguir se você quer pedir o divórcio

  1. 1 – Procure um advogado. Quando o divórcio é inevitável e a decisão está tomada, nos deparamos com mais um problema que vai além da fronteira sentimental: encontrar um advogado. ...
  2. 2 – Junte a papelada. ...
  3. 3 – Entre com o pedido de divórcio.

O receio faz parte da mudança. O ser humano tem a capacidade de criar habilidades quando há necessidade, então seja firme, siga em frente e pense positivo. Se a insegurança te paralisa mesmo com a certeza de tudo, pode ser a hora de recorrer à ajuda profissional.

  • Acabou a confiança mútua. ...
  • Não há sinais de cumplicidade. ...
  • O casal entrou em um dinâmica tóxica. ...
  • Um dos dois (ou os dois) não quer mudar. ...
  • Os planos de vida já não são os mesmos. ...
  • O sexo também é danoso. ...
  • O amor acabou.

Isso acontece quando não existe mais troca emocional entre o casal. Nesta situação, eles não se abraçam, não se beijam, não dão as mãos e não conseguem mais conversar e rir juntos. A carência está muito presente, e algumas pessoas são tentadas a trair, não pela procura de sexo, mas de carinho.

É muito melhor falar: “Sei que dói e lamento muito por dar esse passo, mas não consigo ver outro caminho.
...
Conversem sobre a melhor forma de contar para os seus filhos.

  • Conte a verdade. ...
  • Diga que ama os seus filhos. ...
  • Converse sobre as mudanças. ...
  • Evite a culpa.

No entanto, o sofrimento é real.
...
7 dicas de como superar uma separação

  1. Afaste-se das redes sociais. É difícil saber como lidar com a separação e os nossos sentimentos logo após o rompimento. ...
  2. Mude o visual. ...
  3. Mantenha-se ocupado. ...
  4. Conheça novas pessoas. ...
  5. Dê tempo aos sentimentos.

Evite sentimentos que possam te dominar, como raiva e culpa; Evite compartilhar problemas da separação com novos parceiros. Isso pode dificultar a construção de um novo vínculo; Invista em atividades que lhe dão prazer: cursos, cinema, amigos, leitura.

A diminuição da libido pode ser consequência de um problema hormonal ou uso de algum medicamento. Descarte essas possibilidades primeiro com seu ginecologista. Aconselho que inicie uma psicoterapia individual e considere com seu esposo uma terapia de casal.

Ele se envergonha, sente-se frustrado e fraco – reforça Maia. Essa dificuldade em falar contribui para que o homem também não tenha disposição para ouvir. Por esse motivo, é comum que homens recém-separados se aproximem de amigas mulheres, sem conotação sexual, para buscar apoio.

4 dicas de como criar coragem para se separar

  1. Não tenha medo de magoar o outro. Algumas pessoas acabam aceitando uma situação de insatisfação e evitam a separação porque acham que o parceiro “não merece passar por isso”. ...
  2. Coragem para agir. ...
  3. Enfrente a situação. ...
  4. Saia da zona de conforto. ...
  5. Tenha inteligência Emocional.

Um apartamento, por ser uma opção de imóvel mais prática e possuir variações de tamanhos que atendam confortavelmente uma pessoa, pode ser a melhor opção para quem está se separando.

Confira a seguir, um passo a passo que pode te ajudar a acabar de vez com esse relacionamento:

  1. Coloque um ponto final definitivo. Prepare-se e encerre esse relacionamento de uma vez por todas. ...
  2. Mantenha distância. ...
  3. Não dê abertura para recaídas. ...
  4. Peça ajuda aos amigos. ...
  5. Procure ajuda psicológica especializada.

Escolha atitudes e comportamentos que te machucaram no passado e comece suas frases com “Eu não aceitarei um homem que... não me aceite como eu sou / me faça parecer idiota / se recuse a falar do futuro / não tenha tempo livre / não valorize o romance” Enfim, complete com aquilo que é importante para você.

Seja honesta e breve: não faça rodeios e muito menos invente desculpas para terminar. Fale a verdade e explique para o outro seus sentimentos, por mais que não seja fácil admitir certas coisas. Preserve a privacidade de vocês: escolha um lugar discreto e privado para este momento.