Qual o melhor jeito de dormir com o braço engessado?

Perguntado por: dbarbosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Pouse-o cuidadosamente sobre uma almofada para que a extremidade do gesso não se afunde na pele nem a aperte. Além disso, para dormir, mantenha-o acima do plano da cama.

Posso dormir sem a tipoia? Se o uso da tipoia está indicado, na maioria das vezes você deve fazer o seu uso inclusive para dormir. Em caso de dúvida fale com o seu médico.

Não coloque talco ou pomadas dentro do gesso, pois isso causa irritação da pele. Se a coceira for muito intensa, pode-se usar o secador de cabelo na temperatura fria, para aliviar o desconforto. Nunca use a temperatura quente no gesso.

Se você acha que está com um braço quebrado, é importante não comer ou beber nada, pois pode ser necessária uma anestesia ou sedação para o médico realinhar os ossos. Antes de chegar ao hospital, a tipoia pode ajudar a estabilizar o braço (ela passa por baixo do braço e envolve o pescoço). Evite esticar os braços.

Para dizer que o osso não está colando ou que está com a consolidação atrasada precisamos de radiografias seriadas e um exame clínica que indique isso também.

Se estiver com o braço quebrado, pode ser mais fácil mantê-lo longe da água em uma banheira. Basta colocá-lo na borda da banheira enquanto você lava o restante do corpo. Se prefere o chuveiro, tente manter o gesso longe da água corrente. Pode ser necessário deixar o membro longe do espaço de banho durante o processo.

As fraturas normalmente causam inchaço, mas esse inchaço pode levar horas para se desenvolver e, em alguns tipos de fraturas, ser bem discreto. Quando os músculos ao redor da área lesionada tentam manter um osso fraturado no lugar, podem ocorrer espasmos musculares, causando mais dor.

Não coloque nada dentro do gesso.
No entanto, não deve utilizar objectos pontiagudos, nem tentar colocar pó de talco ou cremes para aliviar o desconforto, já pode causar ferimentos ou irritações na pele. Se necessário, utilize o secador de cabelo na opção de frio para aliviar a comichão.

Tomar bastante sol. A vitamina D é muito importante durante a cicatrização do osso pois é responsável por facilitar a absorção do cálcio no organismo. Assim, é importante que o paciente fique exposto ao sol pelo menos 15 minutos por dia.

Se o gesso do seu filho parecer apertado, isso pode significar que o braço ou a perna estão inchados dentro do gesso. O inchaço pode dificultar a circulação do sangue pelo braço ou perna.

O mau uso das tipoias pode prejudicar os tratamentos ou a recuperação do paciente, além de causar dores nos ombros, cotovelos e punhos e prejudicar a postura, principalmente no caso de crianças e adolescentes em fase de crescimento.

A tipoia corretamente posicionada mantém o cotovelo em 90° de flexão e o braço rente ao tronco. A faixa que passa por trás do pescoço não deve permanecer nem muito justa, o que pode dar dor no pescoço e no cotovelo, nem muito larga, o que deixa o ombro com mobilidade acima da recomendada.

1º - Posição
Afrouxe a cinta da tipoia na altura do pescoço para que o braço fique num ângulo em torno de 30 graus. Apoie o cotovelo com almofadas. Use no mínimo 3 travesseiros sob as costas e cabeça para que durma reclinado.

Infiltração e trincas
Basicamente, os danos ao forro de gesso são causados por infiltração de água e por rachaduras.

Isso acontece porque o gesso fica mole quando ele molha, o que pode fazer com que osso saia do lugar e desvie a fratura. Isso necessita de troca e nova manobra para realinhamento do membro, ou então o gesso pode mudar de formato de uma maneira que passe a machucar a pele do paciente e isso pode causar feridas.