Qual o melhor iogurte para quem tem síndrome do intestino irritável?

Perguntado por: rnascimento . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Os iogurtes sem lactose são os mais apropriados para os pacientes de SII.

Para agilizar o trânsito intestinal, pode ser vantajoso optar pelo iogurte de quefir (feito a partir de leite fermentado como a famosa “flor de iogurte” ou “cogumelo tibetano”) ou dar prioridade a iogurtes bifidus, com baixo teor de açúcar e gordura, reconhece.

O Lactobacillus rhamnosus GG (LGG®) é um dos probióticos mais estudados em SII. Essa cepa é capaz de regular positivamente os níveis de serotonina, em células epiteliais intestinais e em tecidos intestinais de camundongos, sugerindo um papel específico no tratamento da SII.

Os iogurtes sem lactose são os mais apropriados para os pacientes de SII. Como alternativa vegetal temos os vegegurtes de coco, os únicos low FODMAP.

Lista de laticínios permitidos na Síndrome do Intestino Irritável. Iogurtes sem lactose > saiba tudo sobre iogurtes Low FODMAP. Queijos: Brie; Comté; Camembert; Feta; Manchego; Mozarela > lista completa de queijos low FODMAP. Natas batidas (60g).

Activia

Activia, por exemplo, é uma marca que possui probióticos vivos que ajudam na saúde digestiva. Com probióticos vivos em todo o seu portfólio de iogurtes e leites fermentados, é a marca pioneira da categoria a possui os benefícios dos seus probióticos vivos comprovados pela Anvisa.

A Síndrome do Intestino Irritável é agravada pelo estresse
Verdade. Assim como outros problemas intestinais são agravados pelo estresse, ansiedade e depressão, o mesmo vale para portadores da SII.

Suco verde
As folhas verdes são super ricas em fibras e auxiliam o intestino a funcionar regularmente. Conhecido com o verdadeiro detox, é rico em vitaminas do complexo B, que auxiliam no funcionamento do fígado – ou seja, ajudam a filtrar as toxinas do nosso organismo.

Iogurte natural
É o mais comum dos probióticos e também o mais fácil de encontrar em qualquer mercearia ou supermercado. Existem também iogurtes com aromas que são ricos em bactérias boas, como é o caso dos bifidus.

Tanto a versão integral quanto a opção desnatada são saudáveis. A diferença é que o iogurte integral é mais calórico e dá mais saciedade. O desnatado é menos calórico e mais leve para a digestão pela ausência de gordura. A escolha depende do seu objetivo e da combinação com outros alimentos que compõe sua dieta.

A primeira é verificar se os probióticos contém “culturas ativas vivas”. A maioria dos iogurtes não contém pois foram pasteurizados e a alta temperatura acaba matando as bactérias após a fermentação. Por exemplo, leites fermentados podem declarar especificalmente algo como “contém lactobacillus vivos”.

Tratamento da síndrome do intestino irritável
Medicamentos que aumentam a consistência do bolo alimentar e reduzem a frequência dos movimentos intestinais costumam apresentar bons resultados. Casos mais refratários podem ser tratados com antibióticos por tempo curto.

2 – Tomar chá calmante (camomila ou cidreira); 3 – Comer frutas não cítricas, verduras, carne branca e iogurte; 4 – Evitar café, chocolate ou alimentos com muita gordura; 5 – Outra forma de alimentação adequada é o tratamento natural com alimentos como semente de linhaça, hortelã, gengibre e aveia.

- Alimentos ricos em fibras (em caso de prisão de ventre): farelo de trigo, ALL-Bran, Fibra Mais, semente de linhaça, aveia, pão integral, arroz integral, laranja com o bagaço, verduras, legumes, etc. - Alimentos que “prendam” o intestino (em caso de diarréia): banana, suco de maçã sem açúcar e torradas.

Iogurtes para intolerantes à lactose

  • Danúb io Yogurt sem lactose.
  • Iogurte N atural 0% Lactose Casa da Ovelha.
  • Iogur te Natural Zero Lactose Vigor.