Qual o melhor iogurte para quem tem diabetes?

Perguntado por: lperes3 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

O Diabético pode e deve consumir o iogurte natural. ele é uma ótima fonte de cálcio e de probióticos que são bactérias benéficas ao intestino. Se estiver acima do peso dê preferência ao iogurte natural desnatado.

Em linhas gerais, o iogurte é um alimento de baixo índice glicêmico e, por isso, pode fazer parte até da dieta das pessoas com diabetes.

Activia Natural se destaca na linha de iogurtes funcionais da Danone, pois não possui adição de açúcar, mel ou qualquer tipo de adoçante. É ideal para as pessoas que optam por uma maneira saudável de cuidar do corpo e também para quem tem certos tipos de restrição alimentar, como os diabéticos*.

O Yorgus Natural Zero Lactose também não possui aditivos, por isso superou o LacFree Verde Campo —que ainda assim é uma boa opção, pois seus aromatizantes e corantes são naturais. Nesta categoria, os iogurtes foram eleitos por ordem de maior quantidade de bactérias vivas.

Na dúvida, a melhor opção sempre será o iogurte natural – integral ou desnatado –, que pode ser misturado com frutas frescas, mel e geleias naturais para ganhar mais sabor.

Mas, no geral, o leite desnatado costuma ser o mais indicado para quem tem diabetes. E é preciso priorizar o consumo da bebida pura, sem aditivos, uma vez que eles costumam ser açucarados ou conter substâncias (como a dextrose) que podem alterar os níveis de glicose no sangue.

As frutas, por exemplo, podem continuar na dieta. Ou seja, um diabético pode comer banana, como afirma o endocrinologista Luiz Carlos Pereira Junior. “Não há proibição do consumo de bananas. O diabético deve seguir uma alimentação equilibrada e orientada por um nutricionista”, explica o especialista.

Pacientes com diabetes podem comer pão de glúten, centeio, integral ou as torradas? Não. Como qualquer outro tipo de pão, por conter amido, que se transformará em açúcar no sangue, não podendo ser usados à vontade.

Essa doença afeta tanto homens como mulheres e muitas pessoas me perguntam sobre os alimentos que podem consumir. Assim, como aqui falamos para queijólatras, é bom esclarecer: Sim, todos podem comer queijo!

Uma fruta (por exemplo: meio mamão-papaia, melão, morangos ou banana) com aveia em flocos, farinha de linhaça ou chia e iogurte natural sem açúcar. Combinação da proteína do iogurte, fibras da aveia, linhaça e chia. Carboidratos e fibras das frutas. Omelete com sementes (como linhaça, chia ou quinoa) e uma fruta.

Um estudo feito em 2015, no Irã, mostrou que o kefir contendo L. acidophilus e Bifidobacterium auxilia no controle de perfil de glicose e lipídios em pacientes com diabetes mellitus tipo 2, concluindo que o leite fermentado probiótico pode ser útil como terapia complementar no tratamento de diabetes.

Alimentação Receita de Iogurte Caseiro

  1. Ingredientes. 2 litros de leite integral tipo A, ou semidesnatado ou desnatado (pode usar leite sem lactose); ...
  2. Preparo. Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo. ...
  3. Dica: Acrescente cereais ou pedaços de frutas ao iogurte.

Iogurte grego
Mas a maior diferença está na quantidade de gordura e de calorias. Diferente do natural, o grego pode conter açúcar e outros ingredientes em sua composição, como calda de frutas. Enquanto o iogurte natural possui mais cálcio, o grego possui mais proteínas.

O iogurte natural ou integral é feito com o leite integral e fermentos lácteos (bactérias benéficas) sem nenhuma mudança em sua composição. No desnatado há uma redução de gorduras, assim como no leite desnatado, favorecendo seu consumo para quem deseja emagrecer ou para aqueles que tenham colesterol alto.

O verdadeiro iogurte natural costuma possuir mais probióticos e menos aditivos químicos, além de ser rico em nutrientes como proteínas, vitaminas do complexo B e minerais. Ele é feito, basicamente, de dois ingredientes: leite e fermento lácteo.

Os principais benefícios do iogurte grego para a saúde incluem:

  1. Ajudar na perda de peso. ...
  2. Combater a prisão de ventre. ...
  3. Prevenir osteoporose. ...
  4. Promover o ganho de massa muscular. ...
  5. Ajudar no controle da diabetes. ...
  6. Fortalecer o sistema imunológico. ...
  7. Prevenir a pressão alta. ...
  8. Melhorar a disposição.

Definitivamente, o melhor iogurte que você pode consumir é o integral e natural. Uma boa ideia para aproveitar os benefícios do iogurte integral é experimentar uma variedade de iogurte adoçado com frutas naturais. Outras boas opções são: Iogurte grego.

Diabético pode comer ovo, mas com moderação!
Os ovos não devem ser consumidos em excesso por pacientes com diabetes e, por isso, as recomendações sugerem que um indivíduo com a doença e problemas de colesterol, por exemplo, não consuma mais de 200mg de colesterol por dia.

Estar com a glicose superior a 200 mg/dL, mesmo que após a refeição, é perigoso e pode indicar que o paciente está com diabetes, sendo necessária a repetição do exame outro dia para ter a confirmação.

Escolha o dedo
O teste de glicemia pode ser feito em qualquer dedo da mão, você deve evitar furar o mesmo local a cada novo teste. O recomendado é que você até mesmo troque de dedo todas as vezes que for medir a glicose novamente.