Qual o melhor hospital público para tratamento de câncer?

Perguntado por: lsoares . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) “Octavio Frias de Oliveira”, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, é o melhor hospital público do Estado.

As unidades de saúde vinculadas ao SUS que realizam tratamento oncológico no Brasil são cadastradas pelo Ministério da Saúde como Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) e Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON).

O governador José Serra inaugurou nesta terça-feira, 6, na capital, o maior hospital especializado em tratamento de câncer da América Latina.

Qual o tratamento mais moderno para câncer? Um dos tratamentos mais modernos e revolucionários para o câncer é a terapia CAR-T (receptor de antígeno quimérico), uma forma de imunoterapia que reprograma as células do corpo contra a doença.

De acordo com Nina, houve um aumento de 402%, de 2018 a 2022, no custo médio dos procedimentos de tratamento do câncer (quimioterapia, radioterapia e imunoterapia). Um procedimento que em 2018 custava R$ 151,33 subiu passou para R$ 758,93 em 2022.

Nesses casos, a pessoa pode recorrer à Secretaria de Saúde do seu município ou até mesmo à Justiça. A Lei dos 60 Dias foi criada para garantir que o paciente que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS) tenha seu tratamento oncológico iniciado em até, no máximo, 60 dias após o diagnóstico.

Caso você utilize o SUS, é preciso ser encaminhado para nós pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, que regula as vagas por região. É o SUS que determina se você poderá ser atendido no A.C.Camargo Cancer Center.

O portador de câncer terá direito ao benefício, independente do pagamento de 12 contribuições, desde que esteja na qualidade de segurado. A incapacidade para o trabalho deve ser comprovada por meio de exame realizado pela perícia médica do INSS.

Essa marca de 5 anos é o período pelo qual normalmente os pacientes costumam ser acompanhados de perto tanto pelo oncologista responsável quanto pelos estudos clínicos, que costumam acompanhar um grupo de pacientes por um limite de tempo já preestabelecido”, ressalta Schmerling.

Todo paciente que procurar o SUS e for diagnosticado com qualquer tipo de câncer tem o direito a começar a ser tratado em no máximo 60 dias. Será considerado como início efetivo do tratamento a realização de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. O paciente também terá acesso a medicamentos para a dor.

O Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) foi considerado o melhor hospital de cardiologia no Brasil e na América Latina e o Instituto do Câncer (ICESP) do HCFMUSP está entre os melhores hospitais do mundo especializados em câncer, de acordo ...

Universidade do Texas MD Anderson Cancer Center, EUA: Um dos três principais centros de câncer dos EUA, continua a ser o melhor e mais conhecido centro de tratamento da doença.

O tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o Brasil deve registrar cerca de 700 mil novos casos de câncer por ano, durante o período entre 2023 e 2025.

Existem medicações mais potentes, como o fentanil, que é 100 vezes mais forte que a morfina.

Detectado precocemente, o câncer de mama é mais fácil de tratar e ser curado do que em estágios avançados, quando a doença já está disseminada para outros órgãos. Alguns tipos da doença são também mais tratáveis do que outros.