Qual o melhor hormônio natural para menopausa?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 9 votos

Assim, nos últimos anos, vem crescendo a utilização dos fitoestrógenos, em especial a isoflavona, abundante na soja. Desta forma, uma alternativa para fazer a reposição hormonal de forma natural na menopausa é consumir regularmente alimentos como soja, sementes de linhaça e o inhame.

O estrogênio é o hormônio responsável pela melhora dos sintomas, mas pacientes que têm útero devem utilizar também a progesterona para prevenção do câncer de endométrio.

Tratamento natural para a menopausa

  1. Consumo de soja (glycine max) ...
  2. Tomar chá de cimicifuga (cimicifuga racemosa) ...
  3. Usar trevo-dos-pratos (trifolium pratense) como fitoterápico. ...
  4. Suplementar magnésio. ...
  5. Maca Peruana.

Gergelim; Sementes de girassol; Amêndoa; Castanha-de-caju.

Estrogênio. O estrogênio é considerado o principal hormônio feminino. Ele é produzido pelos ovários, a partir da primeira menstruação, e seus níveis se reduzem, drasticamente, ao chegar na menopausa.

Os relatos da medicina popular indicam que mulheres utilizam o chá das folhas de Amora para o tratamento dos sintomas do climatério e da TPM (Tensão Pré-menstrual). Acredita-se que as folhas possuem substâncias com atividade semelhante ao estrógeno produzido pelos ovários, compostos estes chamados de fitoestrógenos.

E para aquelas que atravessam o período da menopausa, os chás também são uma alternativa: “Para fazer a reposição hormonal, a escolha deve ser pelo pé-de-leão, sálvia, agripalma ou árvore-da-castidade. Já para amenizar os sintomas, as opções são o chá verde, ginseng, camomila, erva-de-são-cristóvão e amora”, recomenda.

Para obter os benefícios proporcionados pela planta é necessário utilizar o chá da maneira correta. De acordo com Tresmondi é recomendado tomar uma xícara de chá toda manhã por 21 dias e depois fazer um intervalo de 7 dias. “Você coloca uma folha de amora para uma caneca de água, mistura, abafa e desliga o fogo.

A terapia de reposição hormonal é um tratamento eficaz para aliviar sintomas comuns que acompanham a menopausa – a lista inclui ondas de calor, ressecamento vaginal e mudanças de humor. Também é indicada para prevenir a perda óssea que ocorre a partir dessa fase e que, em longo prazo, pode levar à osteoporose.

Mesmo com a preocupação gerada pelo desenvolvimento dos efeitos colaterais, a reposição hormonal na menopausa ainda é indicada pelos médicos justamente por conta de seus benefícios, que são: Minimiza as ondas de calor. Combate o ressecamento vaginal. Melhora a incontinência urinária e infecções urinárias de repetição.

Consuma Alimentos Ricos em Fitoestrógenos
Alimentos como leguminosas, nozes e sementes, pão integral, frutas, legumes, ovos e leite contêm estrogênios à base de plantas, chamados fitoestrógenos, que podem imitar os estrogênios naturais do seu corpo e ajudar a combater os sintomas de baixo estrogênio.

Ginseng, chá verde, camomila e dong quai são alguns chás que podem ajudar no alívio dos sintomas da menopausa. Chás para menopausa podem servir de alternativa ou complemento às outras formas de terapias para alívio dos sintomas da menopausa, fase da vida que acontece de modo natural na vida da maioria das mulheres.

A terapia hormonal pode ser feita através de diferentes métodos. Dependendo da indicação médica, é recomendada a reposição dos hormônios estrogênio e progesterona de forma combinada. Contudo, também pode ser indicado apenas um deles.

Além disso, existem diferentes formas de reposição, podendo ser injetável, por comprimidos, adesivo e gel, e anel vaginal. CEE e MPA são fórmulas de medicamentos usadas no tratamento dos sintomas da menopausa. O CEE pode ser usado isoladamente ou em conjunto com o MPA.

aumento de 41% de derrames cerebrais; aumento de 113% de embolias pulmonares; aumento de 26% de câncer de mama; redução dos riscos de fraturas ósseas em 34%;

Estradiol baixo: quais os impactos?

  • Aumento do peso: O corpo compreende que é preciso fabricar mais células de gordura para manter os níveis hormonais em equilíbrio. ...
  • Infecções no sistema urinário. ...
  • Alterações no humor. ...
  • Queda dos cabelos. ...
  • Fogachos. ...
  • Insônia. ...
  • Doenças cardiovasculares. ...
  • Fadiga.

Mesmo assim, dados científicos demonstram que a ingestão do inhame pode levar à melhoria dos sintomas da pós-menopausa". Estudos realizados com animais mostraram que a ingestão do inhame causa diminuição da perda óssea associada à menopausa.

O tratamento de reposição hormonal na menopausa é realizado principalmente de 2 maneiras:

  1. Via oral: através do uso de comprimidos.
  2. Via percutânea: a partir do uso de adesivos colados na pele ou cremes vaginais.