Qual o melhor horário para usar a máquina de lavar para economizar energia?

Perguntado por: alima . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Dessa forma, o horário em que a energia é mais barata é fora do horário de pico, ou seja, entre 21h e 17h do próximo dia.

Qual horário a energia é mais barata? Seguindo as normas da Tarifa Branca, a cobrança pela energia elétrica costuma ser menor durante os horários em que há menor consumo. Por isso, o ideal é mudar alguns hábitos, utilizando mais os eletrodomésticos no período entre 0h e 19h.

Quais são as melhores maneiras de economizar energia ao lavar roupa?

  1. Evite a utilização de secadoras. ...
  2. Ative o modo economia de energia. ...
  3. Realize uma pré-lavagem em baldes ou tanques. ...
  4. Espere acumular peças de roupa no cesto. ...
  5. Evite usar o ferro de passar.

Entende-se, porém, que o ideal é limitar o uso da máquina a uma vez por dia, duas, se muito necessário, sempre respeitando sua capacidade máxima. Além disso, para evitar o consumo desnecessário, é recomendável que você tenha um cronograma de limpeza, é super simples de fazer e nós ensinamos aqui nesse post.

O horário de ponta é, por definição, o período do dia em que ocorre um pico na demanda por energia elétrica. No Brasil, em razão dos hábitos da população, esse horário costuma ocorrer entre 17h e 21h.

No geral o melhor horário para passar roupa é no período da manhã. Evite o horário de pico que normalmente ocorre entre 18h e 21h.

A duração dos ciclos de lavagem varia massivamente dependendo da idade e da marca da sua máquina e ainda o tipo de função de ciclo que escolher. Alguns ciclos expresso podem demorar apenas uma hora e meia, enquanto máquinas mais novas, de maior eficácia energética, podem ter ciclos de lavagem até quatro horas1.

Apesar de ser mais prático, a melhor forma de economizar é deixar as roupas dentro de um balde com água e adicionar um lava-roupas que facilite a remoção da sujeira. Essa mesma água pode ser reutilizada para limpar o quintal ou a calçada de casa.

Devo mudar para a Tarifa Branca? A adesão da Tarifa Branca favorece aqueles consumidores que podem consumir energia majoritariamente entre no horário fora ponta e reduzir drasticamente o consumo entre 15h30 e 20h30.

Entre os equipamentos que apresentam maior taxa de consumo e exigem atenção redobrada ao seu uso, estão ar-condicionado, geladeira, chuveiro elétrico e videogame.

Assim, a adesão à tarifa branca privilegiará o cliente que tem flexibilidade para consumir mais energia durante o período de 21:30h até 16:29h e REDUZIR O CONSUMO das 16:30h até as 21:29h.

5.500 W x 2 hora/dia x 30 dias/1000 = 330 kWh/mês.

Então, deixe “maturar” por não mais que 1h. É o tempo ideal para que a sujeira se descole dos tecidos, mas não é tanto tempo a ponto de ir desbotando suas roupas.

Desligar a lavadora da tomada é um gesto simples e. pode evitar problemas e defeitos elétricos ou. eletrônicos devido as oscilações e quedas frequentes.

De forma geral, os fabricantes indicam que o ideal é utilizar a máquina de lavar roupas, seja smart ou convencional, uma ou duas vezes ao dia, para evitar que certas peças e componentes sejam exigidos além do normal. Tão importante quanto a quantidade de usos é respeitar a capacidade máxima do equipamento.

Por que a placa interface queima? Olha, têm algumas razões que contribuem pra placa interface queimar. A principal é o desgaste pelo uso, já que os botões da máquina de lavar precisam ser pressionados e, com o tempo, ajuda a quebrar a peça na parte de dentro. Outro motivo é a umidade.

17h30 às 20h30

17h30 às 20h30
Também conhecido como horário de pico, é o período com maior demanda de energia.

entre 18h e 21h

Conceito horário de pico
O chamado horário de pico – também conhecido como horário de ponta — é o momento de um dia em que acontece o maior consumo de energia elétrica pela população, ele geralmente ocorre entre 18h e 21h.

22:00 horas

No geral, essas três horas ocorrem dentro da faixa que começa às 17:00 horas e termina às 22:00 horas, com exceção dos sábados, domingos e feriados nacionais. Com essa informação, a distribuidora pode dimensionar a necessidade de infraestrutura para atender a demanda por energia com qualidade nos momentos de pico.