Qual o melhor horário para tomar uma colher de azeite?

Perguntado por: lveloso9 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Consumir azeite no café da manhã garante mais saúde para seu dia a dia. Por isso, adicionar uma colher de azeite de oliva extravirgem à refeição matinal pode trazer muitos benefícios para a saúde.

Por ser rico em ácidos graxos monoinsaturados (ômega 9), o consumo regular de azeite contribui para a redução do colesterol ruim (LDL) e elevação do bom (HDL). Ele também é rico em polifenóis, compostos que respondem pelo sabor característico, além de terem ação antioxidante e preventiva de doenças cardiovasculares.

Além de propriedades antioxidantes que proporcionam vários benefícios à saúde! A ingestão recomendada de azeite é de, no máximo, duas colheres de sopa por dia (o equivalente a 30 g).

Formas de consumir o azeite de oliva
A forma de ingestão mais indicada por médicos e nutricionistas é de até duas colheres de sopa de azeite por dia. Essa quantidade equivale a 30 gramas do produto. Deve-se, no entanto, evitar o uso do azeite para frituras ou para refogar alimentos.

Os óleos ajudam a lubrificar as vias intestinais, facilitando a expulsão das fezes. Basta ingerir uma colher de chá de azeite de oliva, por exemplo. Mas nada de exageros. Óleo em demasia pode deflagrar, entre outras encrencas, uma diarréia daquelas!

Chá de ameixa seca
Entre os principais benefícios do consumo, destaca-se o combate à prisão de ventre. Ainda, a fruta possui uma substância chamada de sorbitol, que age como um laxante natural, intensificando o seu poder no combate à constipação, já que aumenta a frequência de idas ao banheiro.

Além do azeite de oliva ser uma das melhores fontes de gorduras saudáveis para o corpo humano, é rico em polifenóis como o aleocantal, que possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, capazes de contribuírem para a redução de gordura e melhora do fluxo de sangue no fígado.

O óleo mineral é bastante usado para combater a prisão de ventre. A substância funciona como um laxante e ajuda o intestino a funcionar melhor. Além disso, atua como um lubrificante, o que torna as fezes mais amolecidas, facilitando a evacuação. O óleo mineral ajuda a hidratar a pele.

Ajuda a regular o intestino
Por ser considerado uma gordura saudável, o azeite pode ser utilizado como laxante natural suave, capaz de reduzir a prisão de ventre, quando consumido regularmente. Porém, esse uso medicinal deve ser indicado por um nutricionista, nutrólogo ou outros profissionais da saúde.

Desintoxica o fígado
O azeite é um ótimo aliado na limpeza do fígado. Uma misturinha de 1 colher de sopa de azeite com um limão espremido é um santo remédio para o organismo. Além de promover um detox, ajuda a se livrar de pedras da vesícula.

O azeite de oliva não só ajuda a diminuir o mau colesterol (LDL) como aumenta o bom colesterol (HDL). Isso ocorre graças a presença de antioxidantes, gorduras monoinsaturadas do azeite.

O melhor azeite é aquele que tem acidez de até 0,8%, chamado de azeite de oliva extra virgem, isso porque esse tipo de azeite, devido à sua menor acidez, tem maior quantidade gorduras boas, melhor qualidade nutricional e mais benefícios para a saúde.

O consumo diário de azeite de oliva é prejudicial ou benéfico para quem possui gastrite? O azeite de oliva não será prejudicial para pacientes com gastrite, sendo recomendado para melhorar a saúde e não para tratar diretamente a gastrite.

Outra vantagem do azeite está no estímulo ao suco pancreático. Isso reduz consideravelmente o risco de desenvolver cálculo na vesícula. Além disso, facilita a eliminação das gorduras “ruins” do corpo. As famosas dores nas articulações serão aliviadas conforme uma colher de azeite e limão seja ingerida diariamente.