Qual o melhor horário para tomar um antidepressivo?

Perguntado por: egoncalves . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

A maioria dos remédios antidepressivos deve ser tomada de manhã porque isso melhora a capacidade de raciocínio e de vigília, mas o importante mesmo é obedecer sempre a orientação médica.

Cafeína: presente no café, chá, chocolate e em alguns refrigerantes, reduz a absorção de muitos medicamentos podendo interferir no tratamento, à medida que reduz os efeitos terapêuticos. Não ingerir com esses alimentos: o diazepam (calmante), nortriptilina (antidepressivo) e pentoxifilina (vasodilatador), etc.

Baseia-se no tempo que o medicamento permanece circulando no sangue, ou no melhor momento do dia para sua ação, que se determina a frequência que deve ser tomado. Evite ter que acordar de madrugada para tomar medicamentos. Uma boa noite de sono é muito importante!

A maioria dos remédios antidepressivos deve ser tomada de manhã porque isso melhora a capacidade de raciocínio e de vigília, mas o importante mesmo é obedecer sempre a orientação médica.

Antidepressivos. Alguns dos remédios usados no tratamento contra a depressão têm como efeito secundário o aumento da sonolência, o que faz deles candidatos na lista de remédio para dormir. Este é o caso, por exemplo, dos Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS ou SSRI).

Geralmente, os antidepressivos têm um prazo de até três semanas para causar o efeito desejado. Então é comum que você ainda se sinta deprimido durante esse período.

Anti-inflamatórios podem reduzir a eficácia de antidepressivos, segundo revela estudo publicado no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Muito mau humor, irritabilidade e até vontade de me suicidar coisa que nunca tinha passado pela minha cabeça antes. Bom dia! Sim, os antidepressivos podem piorar a depressão principalmente por agitar a depressão. Isso ocorre em depressões que tenham algum grau de transtorno bipolar.

Não necessariamente. Em geral, pacientes que estão fazendo o primeiro ou segundo tratamento para Episodio Depressivo conseguem ficar sem medicação após um periodo de manutenção, gralmente de 12 meses apos a melhora dos sintomas.

Sim. Sem nenhum problema. Quando falamos que um medicamento "não pode" ser misturado com algum líquido, seja café, álcool, ou mesmo outro medicamento, estamos proibindo pelo risco potencial de algum dano real à saúde.

A lista de frutas boas para a depressão inclui: Banana: contém grande quantidade de triptofano, aminoácido que estimula a produção de serotonina (o “hormônio da felicidade”);

Os medicamentos mais eficazes contra depressão, de acordo com o estudo, são: agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetina. Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.

Geralmente é recomendado esperar de 2 a 4 semanas para os antidepressivos iniciarem sua ação. Após esse período, deve-se reavaliar o quadro e então verificar se houve alguma resposta.

Não há necessidade de pular um dia de medicação. Como é uma mudança de horário, não há problema que o período entre duas doses seja encurtado dessa vez. A partir de então, você passa a tomar todas as manhãs e o período entre doses volta a se estabilizar.

Além disto, a sertralina pode causar náuseas por outro mecanismo, também, através do aumento da serotonina, o que não depende de ter tomado com estômago vazio ou não. Quanto ao vômito, vai depender da intensidade das náuseas. Tremores podem ocorrer, mas também não dependem de tomar com estômago vazio ou não.

Se for apenas um dia de esqueceu de tomar não precisa se preocupar, pois não vai diminuir a eficácia do medicamento ou prejudicar o seu tratamento. O importante é que isso não seja uma rotina e você continue a usar a medicação normalmente no outro dia, não é necessário dobrar a dose para compensar o esquecimento.

Quanto tempo se tem de tomar um antidepressivo? Tal decisão compete ao médico. Em geral, a terapêutica de uma depressão justifica vários meses de tratamento (± 6 meses). Há doentes que terão de tomar a medicação por um período prolongado ou mesmo indeterminado para evitar as crises depressivas.

Os antidepressivos auxiliam no tratamento da ansiedade e da depressão. Mas, assim como todos os medicamentos, têm efeitos colaterais que nem todos sabem. Um deles é a sonolência diurna, causada pelo efeito de sedação ou pelas noites mal dormidas devido a alterações provocadas em estágios do sono.