Qual o melhor horário para tomar sibutramina e fluoxetina?

Perguntado por: exisco . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

A sibutramina deve ser tomada uma vez por dia, de preferência sempre no mesmo horário. Não é necessário estar em jejum.

O melhor horário para a tomar o remédio é durante a manhã, para evitar alguns efeitos colaterais como insônia e suor noturno.

A Sibutramina deve ser tomada uma vez por dia, de preferência sempre no mesmo horário. Entretanto, não é necessário estar em jejum. Contudo, se esquecer de tomar o remédio é indicado tomar dois comprimidos no dia seguinte tentando compensar a dose perdida.

Recomenda-se uma dose de 20mg, administradas por dia. Essa dosagem pode variar dependendo da orientação do médico ou do tipo de tratamento!

Interações medicamentosas
A sibutramina não pode ser consumida em conjunto com outros remédios para emagrecer que agem no cérebro ou que são usados para transtornos psiquiátricos. Também há uma classe de antidepressivos — os inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) — que não devem ser prescritos em conjunto com ela.

A perda máxima de peso com fluoxetina é atingida por volta de seis a nove meses, e o uso prolongado da medicação pode estar associado a reganho de peso.

Após 6 ou 8 horas, a fluoxetina atinge sua concentração máxima no organismo. Porém, para que surta efeito terapêutico, a recomendação é que o medicamento seja utilizado diariamente, sendo esperado que seus efeitos se tornem evidentes depois de um período que varia entre 2 e 6 semanas.

O que acontece se eu tomar fluoxetina à noite? Não há contraindicação para tomar fluoxetina à noite, porém, alguns pacientes podem apresentar insônia. Portanto, se este for o seu caso, o ideal é tomar durante o dia.

O medicamento pode ser detectado no sangue em concentração máxima após 3 horas da sua administração e após 14 a 16 horas pode ser detectado apenas 50% da dose absorvida. O tempo estimado para início do efeito terapêutico da medicação (perda de peso) é de no mínimo 15 dias, podendo haver variações individuais.

Criada inicialmente como antidepressivo, a sibutramina age no sistema nervoso central, especialmente sobre dois neurotransmissores, a serotonina e a noradrenalina. Ela provoca no paciente a sensação de saciedade e o controle da fome. A pessoa come menos, mas perder a fome.

Como funciona a sibutramina? – Tem efeito termogênico (acelera o metabolismo), tanto pela noradrenalina, como por ativar o sistema nervoso simpático, aumentando a adrenalina e também estimulando a termogênese no tecido adiposo marrom.

Não é recomendado o uso de cloridrato de sibutramina monoidratado juntamente com inibidores da monoaminooxidase (IMAOs), medicamentos de ação central, inibidores da recaptação de serotonina, medicamentos para enxaqueca, descongestionantes, antitussígenos, antigripais, antialérgicos que contenham efedrina ou ...

O risco que o uso indiscriminado da sibutramina provoca no organismo é muito alto, já que a administração do medicamento em pessoas com problemas cardíacos pode levar ao derrame e enfarte, além de uma infinidade de efeitos colaterais, como a boca seca e amarga, náusea, estômago irritado, constipação, problemas para ...

O endocrinologista Amélio Godoy Matos diz que substâncias proibidas inibem o apetite, enquanto a sibutramina aumenta a saciedade. Segundo ele, apenas dieta e exercícios nem sempre são suficientes para emagrecer.

A Fluoxetina é um medicamento para controle da ansiedade, mas também é amplamente utilizada para emagrecer. Sua ação baseia-se em controlar a compulsão alimentar e promover a perda de peso.

Ou a fluoxetina engorda? Antes de tudo, é bom saber: ela pode causar alterações no peso, tanto para menos, como para mais. Isso acontece porque a falta de apetite ou o consumo exagerado de alimentos podem ser sintomas da depressão e da ansiedade. A ação da fluoxetina irá regular o organismo.

Medicamento para emagrecer + antidepressivo
A associação de medicamento à base de sibutramina e fluoxetina, o antidepressivo poderá inibir as enzimas que metabolizam a sibutramina, potencializando as reações adversas. Podem ocorrer o aumento da pressão arterial e taquicardia.

Álcool. A administração concomitante de dose única de sibutramina com álcool não resultou em interações com alterações adicionais do desempenho psicomotor ou funções cognitivas. Entretanto, o uso concomitante de álcool com Cloridrato de Sibutramina não é recomendado.

Essa associação de medicamentos, porém, é proibida pela Resolução nº 1.477 do CFM, publicada em 1997, e pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 58 da Agência, editada em 2007.