Qual o melhor horário para tomar Ritalina para estudar?

Perguntado por: bquarteira4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Cuidados de administração: Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. RITALINA LA deve ser tomada diariamente pela manhã, com ou sem alimento. As cápsulas devem ser engolidas inteiras com água.

Em alguns pacientes a Ritalina® pode causar insônia. Para evitar dificuldade em adormecer, a última dose de Ritalina® deve ser tomada antes das 18 horas, a menos que o seu médico tenha recomendado diferente. Não altere a dose sem falar com o seu médico.

Tome Ritalina® LA uma vez ao dia pela manhã, com ou sem alimento. Engula as cápsulas inteiras com água.

Médicos especialistas não aconselham o uso da ritalina sem avaliação prévia sobre a sua necessidade. Mesmo porque ainda não existem estudos suficientes comprovando que ela melhora a concentração em pessoas saudáveis. Fora o fato de que podem ocorrer efeitos colaterais com o uso no longo prazo.

Para saber quanto tempo dura o efeito da Ritalina, é necessário saber a dose do remédio. A dose mais usada é a Ritalina de 10mg. Para essa quantia, o tempo de absorção e o tempo para o início dos efeitos é de mais ou menos 45 a 60 minutos. Já o tempo de duração do efeito é de algo entre 4 e 5 horas.

O consumo de psicoestimulantes por concurseiros e universitários vem crescendo no País. Sem diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), jovens têm recorrido a remédios como Ritalina e Venvanse para aumentar o foco e a resistência durante os períodos de estudo e provas.

O psicoestimulante mais usado no TDAH é o metilfenidato de liberação imediata (Ritalina®), que pode ser iniciado nas doses de 5 mg, uma ou duas vezes por dia. As doses devem variar entre 0,4 a 1,3 mg/kg/dia (usualmente até 1 mg/kg/dia), com dose máxima de 60 mg/dia.

A sensação de nervosismo e maior ansiedade é bem comum, podendo ser ainda maior em pessoas com traços de ansiedade. Um dos maiores riscos de qualquer medicação psicoestimulante – como a Ritalina, Venvanse ou Concerta, é causar uma crise de ansiedade / pânico.

A Ritalina® pode causar tonturas, sonolência, visão embaçada, alucinações ou outras reações adversas do sistema nervoso central, que podem afetar a concentração. Se você sentir estes sintomas, não deve dirigir veículos ou operar máquinas, ou envolver-se em qualquer outra atividade em que precisa estar atento.

Qual o efeito da Ritalina?

  • potencialização da concentração;
  • diminuição da perda de foco e da fácil distração;
  • melhora no desempenho escolar;
  • queda da impulsividade;
  • maior atenção em atividades cotidianas;
  • redução da inquietude física e mental;
  • menor ocorrência de sono em momentos imprevisíveis.

A duração varia com o tipo de formulação. O comprimido de 10mg dura de 2 horas e meia a 4 horas no máximo. Na média, as pessoas relatam efeito em torno de 3 horas. A LA – Longo Alcance dura 5-8 horas.

Uma cápsula de Ritalina® LA fornece uma liberação inicial da substância ativa e uma segunda liberação em aproximadamente 4 horas após. É por isso que a Ritalina® LA pode ser tomado pela manhã, em casa, sem a necessidade de outra dose ao meio-dia.

O uso continuado e abusivo da Ritalina pode levar o paciente a uma dependência e ainda existe a possibilidade de produzir transtornos que necessitarão de tratamento psiquiátrico.

A medicação inibe o apetite e, portanto, promove emagrecimento. Além disso, oferece o efeito “estou podendo” — ou seja, dá a sensação de raciocínio rápido, capacidade de fazer várias atividades ao mesmo tempo, muito animação e estímulo sexual — ou, pelo menos, a impressão disso.

No caso das pessoas que sofrem com o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, chamado de TDAH, o medicamento age no cérebro estimulando neurotransmissores que têm deficiência ou são produzidos em baixa quantidade chamados de dopamina e noradrenalina.