Qual o melhor horário para tomar Reconter?

Perguntado por: imaldonado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Os comprimidos de Reconter podem ser tomados em qualquer momento do dia, com ou sem alimentos. Preferencialmente tomar sempre no mesmo horário. Engolir os comprimidos com água, sem mastigá-los.

Reconter é indicado para:

  • Tratamento e prevenção da recaída ou recorrência da depressão;
  • Tratamento do transtorno do pânico, com ou sem agorafobia;
  • Tratamento do transtorno de ansiedade generalizada (TAG);
  • Tratamento do transtorno de ansiedade social (fobia social);
  • Tratamento do transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Instruções de uso: Os comprimidos do Reconter® são administrados por via oral, uma única vez ao dia. Os comprimidos do Reconter® podem ser tomados em qualquer momento do dia, com ou sem alimentos. Engolir os comprimidos com água, sem mastigá-los. Posologia: A segurança de doses acima de 20 mg não foi demonstrada.

Além disso, ajuda a melhorar o humor e a diminuir a ansiedade. O medicamento causa sono e sedação como efeito colateral, o que permite seu uso como hipnótico. Embora o efeito antidepressivo demore de 2 a 4 semanas para surgir, é comum que os pacientes relatem uma melhoria imediata nas noites de sono.

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.

Os comprimidos de Reconter são administrados por via oral, uma única vez ao dia. Os comprimidos de Reconter podem ser tomados em qualquer momento do dia, com ou sem alimentos. Preferencialmente tomar sempre no mesmo horário.

Duração do tratamento com Reconter
Usualmente, o período mínimo do tratamento é de 6 meses. Pacientes que tem depressão recorrente se beneficiam de tratamento continuado, às vezes por vários anos, para a prevenção de novos episódios. Não interrompa o uso de Reconter até que o seu médico lhe diga para fazê-lo.

Interação com o álcool: Reconter®
não ingerir álcool durante o tratamento com o Reconter® .

Reconter é um medicamento pertencente à classe dos inibidores seletivos da receptação de serotonina (ISRS), que é uma classe de medicamentos do grupo dos antidepressivos.

Reconter® gotas deve ser administrado por via oral, uma única vez ao dia. Para obter o maior benefício do seu medicamento, você deve tomá-lo todos os dias, à mesma hora do dia, com ou sem alimentos.

Oxalato de Escitalopram Cimed 15mg, caixa com 30 comprimidos revestidos.

Reconter 10mg Libbs 60 Comprimidos Revestidos é indicado para tratar e prevenir recaída ou recorrência de depressão; tratar transtorno do pânico associado ou não a agorafobia; de transtorno de ansiedade generalizada; de fobia social; do transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Alterações do sono
O sono do paciente pode ser impactado pelo uso de antidepressivos. Trata-se de algo que pode pender tanto para um lado quanto para o outro: pode gerar insônia ou excesso de sono. Portanto, é necessário monitorar esses efeitos.

Isso ocorre porque faz parte do mecanismo de ação desses antidepressivos ocasionar algumas alterações iniciais que podem gerar esse desconforto logo nos primeiros dias. É como se o corpo passasse por uma adaptação ao medicamento durante um certo tempo.

Antidepressivos. Alguns dos remédios usados no tratamento contra a depressão têm como efeito secundário o aumento da sonolência, o que faz deles candidatos na lista de remédio para dormir. Este é o caso, por exemplo, dos Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS ou SSRI).

Medicamentos mais usados no tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG):

  • Alprazolam (Frontal);
  • Diazepam (Valium);
  • Lorazepam (Lorax);
  • Clonazepam (Rivotril).

Inibidores seletivos
Substâncias dessa classe: escitalopram, paroxetina, sertralina, fluoxetina, venlafaxina e outros.

Uma das ferramentas disponíveis no mercado é o teste farmacogênico, que consiste na análise do DNA do paciente. O procedimento pode ser realizado por meio da coleta de amostras de saliva, de mucosa bucal ou de sangue.

Já os antidepressivos com baixa probabilidade de causarem efeitos colaterais sexuais são:

  • Bupropiona.
  • Mirtazapina.
  • Trazodona.
  • Vortioxetina.
  • Selegilina transdérmica (no formato de adesivo)

Não tomar Reconter® se você nasceu com ou teve um episódio de arritmia cardíaca (observado em Eletrocardiograma, exame que avalia como o coração está funcionando). Não tomar Reconter® se estiver em uso de medicamentos para tratamento de arritmia cardíaca ou que podem afetar o ritmo cardíaco (ver item “4.

No geral, as diretrizes psiquiátricas recomendam que a descontinuação seja feita de forma gradual, num período de 2 a 4 semanas, nas quais se reduz devagar a dose terapêutica mínima. Por exemplo: se a dose recomendada era de 20 mg, o paciente pode tomar 15 mg por duas semanas, depois 10 mg e assim por diante.