Qual o melhor horário para tomar o zinco?

Perguntado por: aaraujo4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

O ideal é ingerir o zinco com um intervalo de uma hora antes ou depois das refeições. Isso porque alguns alimentos diminuem a sua absorção pelo corpo.

Melhor horário para tomar a vitamina C com zinco
A vitamina C é um micronutriente facilmente absorvido pelo organismo nos diversos momentos do dia. O zinco, quando na versão quelada, fica protegido da interferência de outros nutrientes e pode ser consumido junto com as refeições.

Não há contraindicações no uso concomitante e Vitamina D3 e Zinco.

Participa do desenvolvimento saudável do organismo; Fortalece o sistema imunológico; Acelera a cicatrização de lesões; Previne infecções e outras doenças, como o diabetes e alguns tipos de câncer.

Quanto tempo para o Zinco Quelato fazer Efeito? A sua eficiência melhora a partir de 30 dias de uso e deve fazer o efeito desejado no prazo de 90 dias.

“A pessoa com carência de zinco pode apresentar diarreia crônica, queda de cabelo, unhas fracas, paladar alterado, distúrbios de crescimento, infertilidade, dificuldade na cicatrização de feridas e distúrbios neurológicos”, aponta.

A absorção de zinco pode ser afetada por fibras, ácido fítico, ácido fólico, ferro e outros metais bivalentes, como cobre e cálcio; que podem se ligar ao zinco, tornando-o indisponível aos seus transportadores.

O zinco tem um papel fundamental no ganho de massa muscular e melhora no desempenho em atividades físicas, pois participa do processo de três dos mais importantes hormônios anabólicos, sendo o primeiro deles a testosterona, mas também promove o aumento da produção do hormônio do crescimento (GH) e da insulina (IFG-1), ...

O zinco fortalece o sistema imunológico, porque participa no desenvolvimento e manutenção das funções de interleucinas, macrófagos e linfócitos T e B, células que protegem o organismo contra doenças causadas por vírus, bactérias e fungos.

Muito recomendada para quem quer fortalecer a imunidade, a vitamina C pode ficar ainda mais potente se ingerida junto com zinco.

Se o seu objetivo é apenas repor as reservas de vitamina C no organismo, o suplemento pode ser ingerido em qualquer horário ao longo de todo o dia, preferencialmente após o almoço.

Em geral, a absorção de zinco é maior em uma dieta rica em proteínas animais do que em dietas com proteínas vegetais, como a da soja (3). Ferro, cálcio e acido fólico podem influenciar a biodisponibilidade de zinco (1).

Ingerir, por via oral, 5 mL (20 mg de zinco elementar) ao dia, no intervalo entre as refeições, durante 10 a 14 dias, ou conforme indicação médica.

Olá, sim, não há contraindicação em tomar essas substâncias juntas. Inclusive existem suplementos e multivitamínicos que contém todas.

Fortalece o sistema imunológico
A relação do zinco com o sistema imunológico está no fato de que o mineral atua diretamente na glândula timo. Essa glândula é a responsável pela produção dos linfócitos T que, por consequência, atuam na produção de anticorpos que realizam a defesa contra microorganismos invasores.

O consumo de suplementos de zinco não é recomendado para pessoas que vivem em países de altos recursos, porque a maioria das pessoas nesses países recebe zinco suficiente através de dieta sem tomar suplementos de zinco; além disso, tomar zinco em excesso pode dar origem a níveis tóxicos com efeitos colaterais graves.

A falta de zinco no organismo é identificada através de exames de sangue e urina. Na maioria das vezes, pacientes que estão com deficiência de zinco apresentam sintomas como falta de apetite, perda de paladar, queda de cabelo e dificuldade cognitiva.

A saber, fórmulas que unem os benefícios do ômega-3 com a atuação sinérgica do zinco e de vitaminas que melhoram a saúde ocular, como A, C e E, potencializam a função ocular.

Vitaminas do complexo B têm sido muito utilizadas para tratar a insônia e ajudar a aliviar o stress e a ansiedade. Se você está procurando um complexo natural de vitamina B, tente feijão – ele contém um bom punhado de diferentes vitaminas do complexo B, como B6, niacina e ácido fólico.

Uma boa alternativa é a suplementação com as cápsulas de Zinco Bisglicinato. O nome Zinco Bisglicinato parece complicado, mas significa que o corpo vai receber a quantidade necessária do mineral de forma rápida e eficiente.