Qual o melhor horário para tomar o remédio de verme Anita?

Perguntado por: vcapelo . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Annita® deve ser administrado com alimentos, o que garante uma elevada absorção do medicamento.

Reações adversas e efeitos colaterais do Annita
Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10 % dos pacientes que utilizam este medicamento): dor abdominal do tipo cólica, diarreia, náusea (enjoo), vômito e dor de cabeça.

Não existe horário ideal para ingerir o medicamento, mas como o tratamento normalmente é feito por meio de dose única, é importante que a recomendação médica seja respeitada e que não sejam ingeridas outras doses.

O tempo médio de início de ação do medicamento está estimado entre duas a quatro horas após a sua administração.

Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura. Diarreia, vômitos, enjoos, febre e dores abdominais são alguns dos sintomas que o tratamento combate.

Helmintíases – Annita® é um anti-helmíntico efetivo contra nematódeos, cestódeos e trematódeos, indicado no tratamento de Enterobius vermiculares, Ascaris lumbricoides, Strongyloides stercolaris, Ancilostomíase, Trichuris trichiura, Taenia sp, Hymenolepis nana.

A nitazoxanida destrói a ação dos protozoários ao inibir uma enzima indispensável à vida desses micróbios, chamada de piruvato-ferredoxina oxidorredutase, segundo Rosana Paiva, médica e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

R$ 61,76. SAC: .

Nitazoxanida 500mg Genérico Althaia 6 Comprimidos.

Medicamento Annita passa a ser comercializado apenas com receita C1. O medicamento Annita, à base de nitazoxanida, passa a ser comercializado mediante receita médica especial, segundo a publicação da Anvisa.

No tratamento da ascaridíase, o albendazol apresenta taxa de cura acima de 95%. Já a Annita, possui taxa de cura de 90 a 100% nos casos de infecção leve, mas apenas de 50 a 80% nos pacientes com grande eliminação de ovos de ascaris pelas fezes (mais de 10.000 por cada grama de fezes).

Posologia: como tomar e quanto tempo dura o tratamento
Normalmente, ele é administrado em dose única, mas nem sempre é assim. “Nos casos de solitária é comum precisar de mais tempo. Se o paciente não se curar após três semanas, deve-se iniciar um segundo curso de tratamento”, exemplifica Mayra.

Chamados de vermífugos, os remédios para verme são medicamentos prescritos para tratar verminoses. Segundo Francielle, eles já foram a principal forma de controlar e prevenir essas doenças. Porém, atualmente, tomar a medicação com certa periodicidade já não é mais necessário.

A médica alerta que os vermes costumam sugar todos os nutrientes da alimentação, fazendo com que o hospedeiro não absorva substâncias que são essenciais. “O grande perigo da verminose é deixar o indivíduo com falta de vitaminas, o que pode causar anemia e desnutrição”, justifica Kelly.

“Pode acontecer, pois se trata de uma medicação como qualquer outra, que pode gerar vômitos e diarreias dependendo da sensibilidade de cada paciente, assim como da verminose com que ele foi acometido”, explica.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

Em geral, os sintomas mais comuns das verminoses são a diarreia, fezes sanguinolentas, anemia, dor abdominal, náuseas com ou sem vômitos, emagrecimento e perda do apetite.

Existem vermífugos específicos para o tratamento das verminoses, bastando tomar segundo a prescrição do médico. Alguns deles são polivalentes, isto é, agem contra diversos tipos de vermes. Todos deveriam usar esses vermífugos pela menos uma vez ao ano”, completa ela.