Qual o melhor horário para tomar o clortalidona?

Perguntado por: nribeiro . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

O comprimido deve ser ingerido de preferência pela manhã, com o auxílio de um líquido e junto com algum alimento.

A Clortalidona é um diurético que reduz a quantidade de sal e de água no corpo, aumentando a quantidade de urina. Seu uso prolongado ajuda a reduzir e controlar a pressão sanguínea.

O horário mais adequado é pela manhã, ao acordar. Dessa forma, é possível controlar a pressão arterial durante o dia e evitar que a eliminação de urina atrapalhe uma boa noite de sono.

Atenolol + Clortalidona deve ser administrado por via oral, com água e de preferência no mesmo horário todos os dias. Você não deve utilizar Atenolol + Clortalidona se estiver em jejum por tempo prolongado. Atenolol + Clortalidona não deve ser partido ou mastigado.

“O esperado é que pela manhã, ao acordarmos, nosso valor de pressão arterial aumente, atingindo um primeiro pico em torno das 10h. Então, esse valor estabiliza e haverá uma redução no meio da tarde, perto das 15h. Um segundo pico acontece entre 18h e 20h.

O melhor horário, segundo o estudo, é antes de dormir. Posso ajustar o horário da minha medicação por conta própria? Não é recomendável ajustar o horário da medicação sem consultar seu médico.

“Mas entre os anti-hipertensivos, apenas alguns são diuréticos. Há pelo menos quatro classes de medicamentos, que são os mais usados, e apenas um é diurético. Assim poderiam ser tomados à noite sem problema nenhum”, reforça o médico.

Dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, constipação, diarreia; Aumento da sensibilidade da pele à luz solar (reação de fotossensibilidade).

O tratamento com uma combinação de clortalidona e amilorida produziu uma maior redução da pressão arterial em comparação com losartana.

Apesar das evidências em favor da clortalidona, a HCTZ continua sendo o diurético tiazídico mais comum utilizado na prática clínica.

A duração do tratamento é conforme orientação médica. Não pare de tomar clortalidona comprimido a menos que instruído por seu médico. Interromper o tratamento com clortalidona comprimido pode causar a piora da sua doença (vide "Por quanto tempo usar").

Clortalidona comprimido é normalmente usado para diminuir a pressão alta (hipertensão). Clortalidona comprimido é utilizado para tratar insuficiência cardíaca.

Não tome clortalidona comprimido se você estiver grávida ou amamentando. A clortalidona comprimido passa para o leite. Portanto é importante falar para seu médico se você estiver grávida, amamentando ou planejando ficar grávida. Informe o seu médico antes de tomar qualquer medicamento.

Não dependa de diuréticos e não evite o consumo de água para resolver a retenção, pois ambas as estratégias tendem a piorar este problema, e não a melhorar. Liliana Oliveira, Nutricionista do Movimento 2020. Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 2005N.

Portanto, por se tratar de diurético, quanto mais água e sal você consumir, mais vai reter líquidos, e a tendência é que precise cada vez mais de doses mais elevadas. Se você não tiver nenhuma dessas condições citadas acima, considerar passar em avaliação médica para possível troca da medicação.

Por isso, realmente há evidências sugerindo que clortalidona é melhor que HCTZ para desfechos intermediários ou primordiais.

A dose inicial recomendada é de 25 a 50 mg/dia; em casos graves, pode-se aumentar a dose até 100 a 200 mg/dia. A dose usual de manutenção é a menor dose efetiva, por exemplo, 25 a 50 mg diariamente ou em dias alternados.