Qual o melhor horário para tomar Dostinex?

Perguntado por: vluz7 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Dostinex® deve ser tomado preferencialmente com as refeições. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Como tomar Dostinex
Os comprimidos devem ser tomados de preferência com alimentos. Para inibição da produção de leite A dose recomendada de Dostinex é de 1 mg numa dose única (2 comprimidos de 0,5 mg) no primeiro dia após o parto.

Inibição da lactação: 1 mg (dois comprimidos de 0,5 mg) administrado em dose única no primeiro dia pósparto. Supressão da lactação: 0,25 mg (metade de um comprimido de 0,5 mg) a cada 12 horas por 2 dias (dose total de 1 mg).

Também não é recomendado o uso com medicações que tenham atividade como antagonista da dopamina (como as fenotiazinas, butirofenonas, tioxantinas, metoclopramida), pois esses podem diminuir o efeito redutor de prolactina do Dostinex®.

O efeito é imediato (dentro de 3 horas após a administração) e persistente (até 7-28 dias em voluntários saudáveis e pacientes hiperprolactinêmicos, e até 14-21 dias em mulheres puérperas). O efeito redutor de PRL é relacionado à dose quanto ao grau do efeito e à duração da ação.

4- Administração do medicamento
Tome as cápsulas/comprimidos de bromocriptina com um copo de leite (sem abrir/mastigar) antes de dormir (para prevenir o aparecimento de náuseas). Tome os comprimidos de cabergolina (sem mastigar), de preferência junto às refeições.

Absorção: A cabergolina é geralmente administrada por via oral e é bem absorvida pelo trato gastrointestinal. A absorção pode ser influenciada pela presença de alimentos no estômago, portanto, a administração em jejum pode ser recomendada em alguns casos.

Também não é recomendado o uso com medicações que tenham atividade como antagonista da dopamina (como as fenotiazinas, butirofenonas, tioxantinas, metoclopramida), pois esses podem diminuir o efeito redutor de prolactina da cabergolina.

Experiência Pós-comercialização Os seguintes eventos foram relatados em associação com Dostinex®: agressividade, alopecia (perda de pelos), aumento da creatinina fosfoquinase sanguínea (exame relacionado ao rim), delírios, dispneia (dificuldade para respirar), edema, fibrose (formação de tecido cicatricial), função ...

Os esquemas propostos para a interrupção da lactação baseiam-se na supressão dos estímulos sobre o mamilo e a mama, assim como a inibição da síntese de prolactina. 1- Cabergolina - 2 cp (0,5mg) VO em dose única (primeiro dia pós parto) ou 1/2cp (0,25mg) VO a cada 12h por 2 dias (supressão da lactação).

Os chás de menta e sálvia são excelentes opções para as mulheres que querem secar o leite materno. O consumo dessas bebidas é uma forma natural e muito eficiente de estancar o líquido, sem precisar se submeter ao uso de medicamentos.

Cabertrix® (cabergolina) inibe a produção de prolactina de maneira potente e prolongada. Cabertrix® é uma medicação agonista (que tem a mesma ação) da dopamina, que age na hipófise impedindo que haja produção da prolactina.

Inibição da lactação : 1 mg (dois comprimidos de 0,5 mg) administrado em dose única no primeiro dia pós-parto. Supressão da lactação : 0,25 mg (metade de um comprimido de 0,5 mg) a cada 12 horas por 2 dias (dose total de 1 mg).

Prolactina alta
Entre as mulheres que não conseguem emagrecer, há casos de uma doença denominada microadenoma hipofisário, que não apenas faz engordar como também ativa o hormônio da prolactina. O quadro é motivado por um pequeno tumor benigno na hipófise – a glândula que produz o hormônio.

A dose da cabergolina é de 0,5 mg, 2 comprimidos, dose única, imediatamente após o parto. Quando a lactação já está estabelecida, administra-se cabergolina 0,25 mg, duas vezes ao dia, por 2 dias ou ainda a bromocriptina 2,5 mg, duas vezes ao dia, por 14 dias.

Durante um período de três meses depois do desmame, o volume de leite diminui para aproximadamente 67%, 40% e 20% do nível de base. Durante este tempo, a concentração de proteínas, sódio e ferro aumenta em entre 100% e 200%, ao passo que a concentração de lactose diminui.

Cabergolina é indicada para o tratamento de distúrbios hiperprolactinêmicos, idiopáticos ou devido a adenomas hipofisários.

Uma das gestantes em uso de cabergolina teve um natimorto por enforcamento do cordão umbilical. Dentre as outras 15, três alegaram atraso no desenvolvimento do filho e uma também alegou malformação na criança. Três das mulheres afirmaram terem tido complicações obstétricas durante a gestação.

Cabergolina Zodiac 0,5mg, caixa com 2 comprimidos.

CABERGOLINA 0,5MG 8 COMPRIMIDOS - PRATI DONADUZZI - GENÉRICO.

Náusea, cefaleia, tontura/vertigem, dor abdominal/dispepsia/gastrite, astenia/fadiga, constipação, vômitos, dor no peito, rubores, depressão e parestesia.

Continuar lendo Faz mal tomar Dostinex?