Qual o melhor horário para tomar capim-limão?

Perguntado por: ovargas . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Abafe por 15 minutos e tome meia hora antes de dormir. Se preferir, tome pela manhã também.

Chás muito digestivos, como é o caso do capim limão, também geram azia quando consumidos em excesso. Já o de boldo, muito apreciado pelos seus fins fitoterápicos, pode causar problemas no fígado se não for ingerido com parcimônia.

Modo de fazer

  1. Coloque de quatro a seis folhas da planta dentro de uma xícara de chá;
  2. Em seguida, adicione água fervendo, tampe a xícara e espere cerca de dez minutos;
  3. No fim, coe e beba de duas a três xícaras de chá de capim-santo por dia.

O chá de Capim Limão é diaforético, estimulante, emenagogo, calmante, antiespasmódico, carminativo, expectorante, hipnótico leve, sedativo e analgésico (devido ao mirceno); Ajuda a tratar febres intermitentes, diarreias, nervosismo, intranquilidade e estimula a produção de leite.

O capim-limão possui propriedades sedativas e hipnóticas. Por essa razão, é usado em banhos terapêuticos com o intuito de aliviar sintomas de estresse, ansiedade e cansaço. Todas as propriedades do capim-limão também ajudam a estimular o sono, proporcionando uma noite de profundo relaxamento.

O chá de capim limão não deve ser consumido por grávidas de até 3 meses ou por pessoas com glaucoma. Como preparar o Chá de Capim Limão Orgânico : Coloque 1 sachê do chá de capim limão para cada xícara; Despeje água bem quente (não fervente);

O consumo de chá na cama ajuda a relaxar e pegar no sono mais rapidamente.

  • Chá de camomila. Provavelmente a mais popular entre os apaixonados por chá, a camomila é um dos principais calmantes utilizados para dormir. ...
  • Chá de capim limão. ...
  • Chá de maracujá ...
  • Bônus: chá para dormir de valeriana e chá verde.

Camomila

Camomila
A camomila é bastante conhecida como uma planta perfeita para preparar um chá para dormir profundamente. Ela é bem feminina e, além de ajudar no relaxamento e de aliviar o estresse, reduz cólicas menstruais, enjoos e pode ser utilizada no tratamento de ansiedade.

A indicação dos nutricionistas é consumir três xícaras do chá por dia, quente ou gelado: no lanche da manhã, 30 minutos após o almoço e no lanche da tarde. O ideal é usar a erva fresca, seca ou em sachê.

O próprio nome científico das plantas já entrega grandes diferenças. O capim-cidreira é cientificamente conhecido como Cymbopogon citratus e popularmente conhecido como “capim-limão” e “capim-santo”. Já a erva-cidreira é cientificamente conhecida como Melissa officinalis e popularmente conhecida apenas como melissa.

Uma pesquisa afirmou que a interação de algumas ervas com efeitos fitoterápicos, como o chá verde, chá de camomila e erva-de-São-João, podem causar danos nos rins, hemorragia, náusea, vômito, diarreia, problemas de saúde mental, convulsão e dor muscular.

É preciso estar muito atento durante o preparo do chá de capim limão. Afinal, caso seja feito de forma errada a erva pode acabar perdendo algumas de suas propriedades medicinais. Em primeiro lugar, saiba que ele pode ser consumido quente ou gelado. Desta forma, vai do gosto de cada um.

Como preparar
Esquente um litro de água e deixe ferver. Desligue e ponha uma colher (sopa) de capim-limão ou quatro sachês. Abafe dez minutos e coe. Beba quente ou frio.

Chás que possuem ação antioxidante como o chá de erva cidreira devem ser consumidos todos os dias. O fato de ser antioxidante significa que a bebida tem o poder de retardar o envelhecimento celular e também reduzir a ação negativa dos radicais livres sobre as células.

A erva cidreira é famosa por seu efeito calmante. Por isso, principalmente em momentos de estresse – quando a pressão arterial tende a se elevar, o chá de erva cidreira pode ajudar a controlá-la.