Qual o melhor horário para tomar banho e não gastar muita energia?

Perguntado por: lsoares4 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Evite tomar banho quente nos horários de maior consumo (de pico): entre 18h e 19h30min e, no horário de verão, entre 19h e 20h30. Para economizar o consumo de água, corrigir prováveis vazamentos já ajuda, e muito.

No horário de ponta (17:30 às 20:30), a tarifa fica mais cara que a tarifa convencional. Nas horas que antecedem e sucedem esse horário de ponta, o chamado horário intermediário, (16:30 às 17:30 e das 20:30 às 21:30), o custo também é maior. Vale lembrar que essas faixas horárias podem variar de uma cidade para outra.

Você sabe o que é Horário de Pico? Entre as 18h e 21h, o consumo de energia elétrica é muito mais alto do que nos outros horários. Dica: evite ligar muitos aparelhos e lâmpadas nesse horário e, se possível, escolha outra hora para o banho. Cris Canute e outras 98 pessoas curtiram isso.

Veja agora quais são os maiores vilões da energia elétrica

  • Chuveiro elétrico. O chuveiro elétrico sempre aparece na lista dos principais vilões de energia elétrica. ...
  • Geladeira. Nem sempre a geladeira é lembrada pelos leigos como uma vilã do consumo de energia elétrica. ...
  • Ferro de passar roupa. ...
  • Micro-ondas. ...
  • Máquina de lavar.

A lavadora de roupas e o ferro de passar também podem ser utilizados de forma racional para evitar desperdício de energia elétrica. Uma dica importante: Evite usar aparelhos elétricos no horário de pico de consumo, ou seja, no início da noite, de segunda a sexta-feira, especialmente no horário das 18h às 21h.

Formas de economizar energia elétrica em seu dia a dia

  1. Valorize a iluminação natural. ...
  2. Troque suas lâmpadas. ...
  3. Tire os aparelhos eletrônicos da tomada. ...
  4. Tenha atenção ao estado dos eletrodomésticos. ...
  5. Diminua o uso de aparelhos como ferro elétrico, chuveiro e máquina de lavar.

Aproveite ao máximo a luz do dia deixando cortinas, janelas e portas abertas; Utilize a iluminação de acordo com o tamanho e a finalidade do ambiente; Não deixe a luz acesa em cômodos desnecessariamente, apague as lâmpadas dos ambientes desocupados; Troque as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas LED.

Depende. Se a lâmpada do abajur for da mesma potência da lâmpada do teto, o consumo será o mesmo. Caso as atividades realizadas no quarto, como ler um livro na cama, ver TV ou escutar um som não requeiram iluminação mais forte, o abajur pode ser utilizado com uma lâmpada de menor potência.

Aproveite o horário da manhã.
É o melhor horário para lavar roupas nos dias chuvosos. Assim, ao meio-dia (horário mais quente do dia), as roupas já estarão penduradas; 4.

Não existe uma hora especificamente ideal. Devemos nos hidratar ao longo de todo o dia, sempre que possível ou quando sentirmos sede. Entretanto, recomenda-se beber água em alguns momentos: pela manhã, antes das refeições, quando sentir fome, antes e depois de se exercitar e quando se sentir doente ou cansado.

No geral, essas três horas ocorrem dentro da faixa que começa às 17:00 horas e termina às 22:00 horas, com exceção feita aos sábados, domingos e feriados nacionais.

Como economizar energia lavando roupa com pequenas mudanças de hábito

  1. Lave várias roupas ao mesmo tempo. ...
  2. Não use ciclos longos sem necessidade. ...
  3. Evite usar o modo 'secadora' quando possível. ...
  4. Tente usar ciclos de água quente com menos frequência.

Aparelhos que transformam energia elétrica em calor, como geladeiras e chuveiros, são os que mais impactam na conta de luz. No entanto, sem uso consciente, até mesmo itens como computadores e videogames podem pesar no final do mês.

O que explica a alta no preço da energia elétrica? O expressivo aumento das contas de luz é consequência da crise hídrica que afeta os reservatórios das usinas hidrelétricas. O Brasil enfrenta a pior estiagem dos últimos 91 anos, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Porém, de uma forma geral, o ar-condicionado gasta mais energia – e quanto maior a capacidade de refrigeração do aparelho, maior será a conta a luz. Isso acontece porque ele refrigera o ar e possui uma série de funções que vão além do que o ventilador oferece.

Para saber quanto um ventilador gasta de energia ligado 24 horas (ou 720 horas por mês) o cálculo é o mesmo: 150W/1.000 = 0,15. 0,15 x 720 horas x R$ 0,80 = R$ 86,40 na sua conta de luz mensal.