Qual o melhor horário para tomar amitriptilina 25mg?

Perguntado por: ejordao . Última atualização: 17 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

A amitriptilina deve ser tomada uma hora antes de se deitar. Porém, repito: só faça esse uso do medicamento após conversar com um médico.

Este medicamento contém cloridrato de amitriptilina, que é um antidepressivo com propriedades ansiolíticas e sedativas (calmante). Assim sendo, este medicamento é utilizado principalmente para o tratamento de depressão, mas também é utilizado para o tratamento de enurese noturna (urinar na cama à noite).

A amitriptilina é um fármaco antidepressivo que tem sido utilizado para tratamento de dor persistente. Os mecanismos de ação envolvem a ativação da via descendente inibitória da dor pelo aumento da concentração de serotonina e de noradrenalina na fenda sináptica em níveis espinhal e supraespinhal1.

Quanto tempo a Amitriptilina demora para fazer efeito? O remédio chega no sangue e se espalha pelo cérebro poucas horas depois que você toma. Mas a Amitriptilina não é como uma dipirona, que alivia a dor em minutos. Pelo contrário, ela precisa se juntar por duas a três semanas para começar dar resposta.

Os calmantes devem ser administrados no período noturno, porque eles provocar diminuição da ansiedade com diminuição do sistema nervoso central”, diz o médico.

A amitriptilina é contra-indicada em pacientes que mostraram prévia sensibilidade à substância. Não deve ser ministrada simultaneamente com inibidor da monoaminoxidase.

Pode bloquear o efeito de alguns remédios para pressão alta. Pacientes que tomam amitriptilina e são portadores de distúrbios cardiovasculares devem ser monitorizados de perto, pois a amitriptilina pode provocar arritmia, taquicardia e alterações nos batimentos cardíacos em geral.

Os pacientes devem ser aconselhados a evitar o álcool durante a terapia com amitriptilina.

A nortriptilina (principal nome comercial fantasia no Brasil: Pamelor) é um “parente muito próximo” da amitriptilina.

No quesito eficácia, os que alcançaram melhores performances foram a amitriptilina, mirta- zapina, duloxetina, venlafaxine e paroxetina. Na outra ponta, os menos efetivos foram fluoxetina, citalopram, trazodona, clomipramina, desvenlafa- xina e reboxetina (veja mais no quadro ao lado).

R$ 17,45.

Posologia inicial para adultos ambulatoriais: 75 mg de cloridrato de amitriptilina por dia em doses divididas geralmente é satisfatório. Se necessário, essa dose pode ser aumentada até um total de 150 mg por dia. Os aumentos são feitos, de preferência, nas doses do início da noite ou na hora de deitar.

Os antidepressivos mais utilizados para este fim são os inibidores da recaptação de noradrenalina, serotonina e os antidepressivos tricíclicos – Os antidepressivos tricíclicos (especialmente amitriptilina e nortriptilina) são os que têm melhor eficácia no tratamento das síndromes dolorosas neuropáticas e não- ...

Todos os protocolos que indicam o uso de amitriptilina para o tratamento da depressão sinalizam que a dose mínima efetiva não é menor que 75 mg/dia. No entanto, o objetivo do tratamento da depressão é a resolução completa dos sintomas do paciente e não simplesmente o seguimento à risca de um protocolo.

No geral, as diretrizes psiquiátricas recomendam que a descontinuação seja feita de forma gradual, num período de 2 a 4 semanas, nas quais se reduz devagar a dose terapêutica mínima. Por exemplo: se a dose recomendada era de 20 mg, o paciente pode tomar 15 mg por duas semanas, depois 10 mg e assim por diante.

Recomenda-se cautela em casos de administração concomitante de cloridrato de ciclobenzaprina e inibidores da recaptação de serotonina, antidepressivos tricíclicos, buspirona, meperidina, tramadol, bupropiona e verapamil, pelo potencial de ocorrência de Síndrome serotoninérgica (ver Advertências e Precauções).

Medicamentos Tarja Vermelha Com Cloridrato De Amitriptilina.

Verdade – Antidepressivos do tipo IMAO, como fluoxetina, sertralina e citalopram, não devem ser ingeridos com alimentos fermentados como vinho, queijos e embutidos, pois podem provocar pico de hipertensão.