Qual o melhor horário para tomar a vitamina D?

Perguntado por: agil9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

A principal recomendação é que a dose diária seja ingerida em conjunto ou após uma refeição sólida, como o almoço ou café da manhã, de preferência com alimentos que contenham alguma fonte de gordura saudável.

A vitamina D pode ser tomada em jejum, mas não é o mais recomendado. O melhor horário para tomar vitamina D é junto com as refeições, pois melhora a biodisponibilidade do nutriente.

O uso de protetor solar é o principal fator de bloqueio da absorção de vitamina D. Para você ter uma noção, a pele deixa de reter mais de 95% do nutriente quando protegida por esse produto1.

Em relação a horários, não há uma regra padrão sobre como tomar vitamina D. A principal recomendação é que a dose diária seja ingerida em conjunto ou após uma refeição sólida, como o almoço ou café da manhã, de preferência com alimentos que contenham alguma fonte de gordura saudável.

Já as lipossolúveis como A, D, E e K, que precisam de gordura para serem melhor absorvidas, devem ser consumidas não no café da manhã (a menos que você ame ovo e manteiga), mas sim no almoço, refeição mais substancial do dia.

Quem queria saber quais as frutas que contêm vitamina D pode ter se decepcionado com a resposta. Afinal de contas, além da ausência de frutos entre as principais fontes alimentares desse nutriente, os alimentos de origem vegetal se resumem apenas aos cogumelos.

Por exemplo, enquanto a Vitamina D3 é produzida pelo próprio organismo, em contato com a luz solar, podendo também ser encontrada em alguns alimentos de origem animal e vegetal, a Vitamina D pode ser encontrada apenas em alimentos de origem animal e suplementos.

QUANDO TOMAR VITAMINA D PARA DORMIR
Pesquisas iniciais sugerem que a vitamina D está inversamente relacionada à melatonina, o hormônio do sono. Isso significa que o aumento dos níveis de vitamina D pode suprimir os níveis de melatonina. Portanto, faz sentido que tomá-lo à noite possa atrapalhar seu sono.

Certifique-se de evitar doses excessivas de vitamina D. Geralmente, para pessoas com níveis adequados de vitamina D, tomar suplementos de 4.000 UI ou menos por dia é considerado seguro.

Quem pensa que a vitamina D permanece no organismo até ao Verão seguinte, não pode estar mais enganado. Estima-se que a vitamina D permaneça no tecido adiposo entre três semanas e dois meses.

Não existe uma parte do corpo que absorve melhor a vitamina D. Este processo ocorre da mesma forma em todas as partes do corpo.

Conhecida como “vitamina de sol”, a deficiência dessa vitamina pode ser causada, principalmente, pela falta de exposição solar de forma saudável e adequada; outras causas estão ligadas à maior pigmentação da pele, à idade superior a 50 anos e à pouca ingestão de alimentos ricos em vitamina D.

Um par perfeito para a vitamina D é a vitamina C, que potencializa a ação de outras. Juntas, elas são ótimas aliadas do sistema imunológico.

Comprimidos Revestidos 5.000UI: Ingerir, por via oral, 01 comprimido por semana, preferencialmente próximo às refeições. Comprimidos Revestidos 7.000UI: Ingerir, por via oral, 01 comprimido por semana, preferencialmente próximo às refeições.

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, solúvel em gordura. Devido a isso o ideal é que seja consumida logo após o almoço ou jantar, já que essas refeições possuem alimentos fonte de gordura boa (como o azeite). Assim a vitamina conseguirá ser absorvida e metabolizada pelo corpo.

Não é necessário estar de jejum para fazer o exame. O que é Vitamina D? Também conhecida como a vitamina do sol, é produzida pelo organismo em resposta á exposição ao sol ou consumida através de alimentos e suplementos.

Sim, você pode tomar as doses de vitamina D em qualquer horário. Mas, aqui está uma “dica”: a vitamina D é um hormônio lipossolúvel, ou seja, precisa de gordura para ser absorvida pelo corpo.

Agora que você já sabe mais sobre qual a melhor vitamina indicada para idosos, conheça o Addera + Muscular, desenvolvido pela Addera, vitamina D número 1 do Brasil10, e a mais recomendada pelos médicos no país11.

fígado

Carnes brancas e vermelhas
Outros tipos de alimentos com vitamina D são as carnes de boi. De todas as partes desse animal, o fígado é a que possui maiores quantidades dessa substância. Além disso, ele tem alta concentração de ferro e outras vitaminas. Carnes de peru e porco também são ótimas para adquirir a vitamina D.

Exposição solar
Em países com boa incidência solar, 90% a 95% da vitamina D pode ser obtida através de síntese cutânea 14. Para obter vitamina D você deve se expor diariamente ao sol, por 10 a 15 minutos 15.