Qual o melhor horário para podar as plantas?

Perguntado por: lsalgado . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 6 votos

A lua minguante é uma boa época para aparar os galhos. Outra boa dica é realizar o corte no período da tarde para que o local cicatrize durante a noite. Para roseiras, a melhor época para fazer o corte, no Sudeste do Brasil, é entre agosto e setembro. Na região Sul, os melhores meses são setembro e outubro.

Lua nova

Lua nova. É o início de uma lunação. Época de preparar o solo, canteiros, substratos, semear, plantar e iniciar cultivos. A seiva das plantas se destina a novas brotações, sejam de raízes ou de galhos, sendo a época recomendada para poda drástica das plantas.

Antes de podar uma planta é preciso analisar todos os fatores externos que cercam à arvore, como a iluminação disponível, a presença de nutrientes no solo e até mesmo o tipo de adubação.

> IMPORTANTE: Sempre passar pasta bordalesa ou tinta látex após a poda para evitar doenças e pragas; > Existem algumas plantas que não precisam ser podadas, por exemplo: açaí, abio, cambuci, caju, entre outras que falaremos mais adiante; > Diferentes plantas apresentam diferentes formas de frutificação.

A poda de limpeza é feita para retirada de ramos secos, ramos atacados por pragas ou doenças e ramos ladrões, improdutivos. Essa operação pode ser feita utilizando-se tesouras e serras de poda. Objetiva eliminar focos de pragas e doenças e permitir um melhor arejamento da planta.

Quando eliminada, através da poda, ocorre uma melhor redistribuição da seiva, favorecendo a brotação lateral da gemas. A circulação rápida da seiva tende a favorecer desenvolvimento vegetativo, enquanto que a lenta, o desenvolvimento de ramos frutíferos e essa circulação é em função da estrutura da planta.

Ao fazer uma poda, a planta fica com uma espécie de ferida. É preciso passar uma espécie de fungicida, que terá a função de proteger a entrada de bactérias.

Podemos podar à vontade plantas que floresçam no ramo do ano, pois este vai crescer na primavera. Por exemplo: árvores ornamentais, árvores de fruto, trepadeiras, herbáceas e arbustos de floração primaveril que floresçam no ramo do ano.

A poda na lua cheia deve ser evitada, uma vez que é o momento em que a seiva fica mais concentrada nos galhos e nas folhagens.

O período do movimento crescente é perfeito para o plantio de árvores frutíferas e para a poda das plantas, pois elas vão crescer com rapidez e mais vigor. Por outro lado, no movimento minguante os nutrientes são guiados para as raízes.

Em que lua estamos? Hoje, sexta-feira, 7 de julho, estamos na Lua Cheia, faltam quatro dias para a fase Minguante.

Fontes também orientou sobre o serviço de poda das árvores. Segundo ele, este serviço deve ser evitado no período do verão, já que se for feito de forma incorreta, pode atrapalhar no desenvolvimento da planta.

A poda verde consiste na desbrota e retirada de ramos ladrões, quando estes ainda estão verdes ou herbáceos, reduzindo a competição destes com os frutos e aumentando a penetração de luz no dossel da planta.

Quando feita da maneira correta, a poda é a ferramenta adequada para criar condições melhores para o processo de compatibilização da área em que ocorrer os cortes, ela precisa cicatrizar de modo natural, sem manter a planta aberta, pois isso pode causar prejuízos e transtornos ao jardineiro.

É bem simples, mas revolucionário. Se chama cola instantânea. Isso mesmo. Depois de secar bem a seiva da planta com papel higiênico, pingamos algumas gotas e espalhamos com um palito de dentes, cola instantânea na superfície de corte.

Há dois cicatrizantes bem simples que você pode fazer até mesmo em casa, com ingredientes encontrados em farmácias e supermercados. Para fazer um creme cicatrizante, compre em uma farmácia um potinho de vaselina em pasta (não da líquida) e misture nele um saquinho de canela em pó e algumas gotas de óleo de neem.

Fazendo a poda FIM na prática
Para fazer na prática é muito simples e basta ter uma tesoura ou até mesmo outra lâmina cortante como um estilete. Pegue a ponta da planta e alongue suavemente o crescimento com uma mão. Vai ser possível ver onde as folhas estão se formando e ver a parte que está conectada às demais.

1) a de formação, para dar estrutura à planta em seus primeiros anos de vida; 2) a de produção, para garantir plena frutificação; 3) a poda de renovação, para recomeçar a estrutura da planta ou eliminar partes doentes; 4) a poda verde, para equilibrar a vegetação (folhas e ramos) e favorecer o microclima do parreiral.

Poda simples é aquela que corresponde a 50% da galhada, de baixo para cima, dispensa autorização. Mas no caso do pinheiro (araucária), o licenciamento é exigido sempre, em qualquer tipo de poda, mesmo a simples.