Qual o melhor horário para pescar no rio?

Perguntado por: opaz . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

O amanhecer é considerado um dos melhores horários, devido à movimentação das marés e, consequentemente, dos peixes. Muitos pescadores acreditam que os animais são mais ativos em uma janela de uma hora antes e uma hora depois do Sol nascer. No restante da manhã, é provável que o fluxo caia bastante.

Assim que a boinha afundar, a fisgada deve ser instantânea.

Depois de saber qual vara usar na pesca no rio, as iscas também são importantes. As mais recomendadas são as minhocas, lambari, larva de besouro, pão, ração, massas ou até mesmo as iscas artificiais.

O amanhecer é considerado um dos melhores horários, devido à movimentação das marés e, consequentemente, dos peixes. Muitos pescadores acreditam que os animais são mais ativos em uma janela de uma hora antes e uma hora depois do Sol nascer. No restante da manhã, é provável que o fluxo caia bastante.

A técnica para atrair os peixes
Para atrair o peixe para perto da isca, principalmente ao pescá-lo na natureza, utilize uma técnica de ceva, ou seja, fornecer algum tipo de alimentação para que ele chegue até o local da pescaria. Muitos pescadores utilizam sabugo de milho, soja e até lambaris.

As iscas são um dos equipamentos mais importantes para atrair o peixe, mas o funcionamento delas vai depender muito do comportamento de cada espécie. Em dias mais quentes, por exemplo, grande parte das espécies costuma ficar mais próxima a superfície, portanto iscas como o popper podem se mostrar mais eficientes.

É claro que muitos peixes pequenos estarão lá, mas, atraídos por eles, os peixes grandes também serão encontrados.
...
Dica 1 – Escolha bem o local

  1. Ilhas ou pedras;
  2. Árvores submersas ou troncos;
  3. Margens com capim;
  4. Árvores frutíferas;
  5. Pequenos cursos d'água;
  6. Canais;
  7. Barrancos de terra firme;
  8. Cachoeiras ou corredeiras.

Minhocas: as minhocas são um grande clássico nas pescarias em água doce e são capazes de atrair diversas espécies como o pacu, o lambari e a tilápia. Lambari: por ser um peixe natural de águas doces, o lambari é uma ótima isca para pescar no rio, atraindo outras espécies como o dourado e o tucunaré.

Pescadores são unânimes em afirmar que o fim da tarde é um excelente horário para pescar, assim como a manhã, seja no rio ou no mar. No entanto, é preciso atentar a algumas características peculiares. No caso dos rios, escolher locais perto de barrancos sempre é uma boa dica.

Odor e cor característico – O cheiro de um peixe passado do ponto é fácil de identificar. Fique de olho nessa característica, bem como na cor do animal e no seu abdome, que deve estar aderido ao osso e com uma elasticidade marcante.

Teste do palito
Não importa qual peixe está no forno: pequeno ou grande, o segredo para saber se ele está no ponto é o mesmo. Com um palito de churrasco, espete o dorso; se houver resistência da carne, é sinal de que ainda não está pronto.

Leve toda iluminação possível: lanternas, lampiões, etc. E sempre leve mais de um de cada tipo para não ficar na mão. Opte levar pelo menos uma lanterna de LED, pois estas iluminam mais e a bateria tem uma durabilidade maior. Uma boa dica são as lanternas de cabeça também.

pacu/tambaqui/tambacu: salsicha, mortadela, queijo, pão, minhoca, minhocuçu, goiabada, pequenas tilápias e frutinhos.

Use a isca certa na pesca noturna
A maioria dos peixes noturnos alimenta-se principalmente de insetos. Portanto, utilizar um tipo de isca que imita um inseto pode ser extremamente eficaz. Existem muitos tipos diferentes de iscas artificiais no mercado que podem ser muito eficazes para a pesca noturna.

Lua cheia

Lua cheia. A Lua Cheia é a melhor época para pescar. Especialmente se a pescaria for em rios, ribeirões e lagos, já que a luminosidade estará no máximo. Em alto mar, a maré também estará cheia, o que significa mais peixes.

Lua Cheia. É considerada por muitos pescadores a melhor Lua para a prática da pesca esportiva. A grande luminosidade que oferece é ideal para organizar seus itens de pesca e ir em busca dos peixes. Na Lua cheia, os animais estão na superfície e seu metabolismo aumenta, deixando-os mais agitados e facilitando a captura.

Apesar de a espécie ser encontrada em todas as estações do ano, uma boa dica para pescar traíra com sucesso é se atentar às épocas de alta temporada. Os melhores meses para a pesca são entre dezembro e março, quando as traíras se alimentam com maior frequência.

Além de enxergar o vermelho, verde e azul como nós, os peixes também conseguem assimilar a luz ultravioleta. Pesquisas mais atuais dizem que os peixes captam melhor as tonalidades fluorescentes de rosa, laranja e verde-limão. Estas cores são mais perceptíveis, chama mais a atenção. Estas iscas reluzem mais na água.

Peixes são muito sensíveis quando se trata de seus pés. Uma boa massagem nos pés lhe dará pontos extra. Além disso, as preliminares são muito importantes para eles, eles não podem fazer sexo sem isso.