Qual o melhor horário para passar glifosato?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

o melhor horário para aplicação de herbicidas está associado às horas com temperaturas mais amenas e umidade relativa do ar superior a 60%. Essas características ocorrem no período da manhã e no final da tarde.

Chuva e herbicida, definitivamente não combinam, segundo o especialista. A molécula do herbicida leva um tempo para agir na planta. Depois de aplicado, o produto deve agir entre três a quatro horas com um tempo firme. “É muito importante que não chova para ter uma boa penetração do herbicida”, diz Pires.

Quanto tempo depois de aplicar o Roundup pode chover? A aplicação deve ser realizada com um intervalo mínimo de duas horas antes ou depois da chuva. A depender da composição do produto, esse tempo pode variar.

No momento da diluição do produto no tanque, algumas etapas devem ser seguidas. Inicia-se por encher o tanque do pulverizador com pelo menos 70% da sua capacidade com água. Em seguida, deve ser ligado o sistema de agitação do mesmo e adiciona-se o herbicida aos poucos para uma boa diluição.

As altas temperaturas podem prejudicar o resultado da aplicação de agroquímicos. Por isso, é indicado pulverizar quando a temperatura estiver abaixo dos 30 graus. O vento forte deve ser evitado, no máximo entre 3 km/h e 10 km/h.

Quanto tempo leva para o glifosato fazer efeito? Em grande parte das plantas daninhas a ação do glifosato começa imediatamente e a morte da planta ocorre lentamente, entre 7 e 14 dias após a aplicação.

Para aplicação dos herbicidas, por exemplo, o período noturno é uma boa opção, tendo menos evaporação, pois a ausência de luz permite que o herbicida atue em mais células do interior da folha.

O glifosato provoca amarelecimento progressivo das folhas, murcha e posteriormente necrose e morte das plantas. Esses sintomas aparecem entre 4 a 20 dias, e variam conforme a condição de aplicação, clima e planta.

Azevém (Lolium spp.) Uma mistura que tem sido bastante utilizada é a de 2,4-D com glifosato, em aplicação de dessecação pré-plantio.

Em relação à temperatura, esta deve ser abaixo de 30°C, e para a umidade relativa do ar superior a 55%.

O glifosato aplicado em conjunto com o saflufenacil promove um melhor controle da buva, enquanto que quando aplicado em conjunto com o cletodim ou haloxifop, promove um melhor controle do capim-amargoso.

Sim, existe. Isso está diretamente relacionado às condições climáticas necessárias para uma melhor absorção dos produtos nas plantas. Acontece que as características do clima, como temperatura, velocidade do vento, umidade relativa do ar (URA) e até a luminosidade, influenciam na aplicação por pulverização.

- Utilizando um pulverizador, aplicar sobre as ervas daninhas, molhando-as totalmente; - Fazer a aplicação com tempo seco e ao entardecer – caso chova após a aplicação, repetir a aplicação após a chuva; - Utilizar toda a calda imediatamente após preparada; - Lavar o pulverizador para posterior utilização.

Persistência de herbicidas no solo
Este tempo é medido por meio da meia-vida do herbicida, necessário para que um produto atinja a metade da concentração original após a aplicação. Assim, a meia-vida pode ser curta (até 90 dias no solo), média (91 a 180 dias no solo) ou longa (acima de 180 dias no solo).

Pode se diluir 25ml por litro de agua. Isso equivale a 500ml de GLIFOSATO CITROMAX para cada 20 litros de água (que geralmente é uma bomba de 20 litros). Cada litro dessa diluição é recomendando para 30m² de área.

Quanto tempo o Roundup® precisa para agir no mato? Na maioria das plantas daninhas, a ação de Roundup® começa imediatamente após a aplicação do produto. A morte total da planta ocorre lentamente, em um período que pode durar de 7 a 14 dias após a aplicação.

Roundup® é a marca pioneira na síntese do glifosato. Sua linha de produtos é voltada ao controle de plantas daninhas, e o seu desenvolvimento possibilitou a implementação do plantio direto, uma técnica extremamente valiosa para o segmento agrícola.