Qual o melhor horário para se fazer uma caminhada?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Enquanto a caminhada logo durante a manhã ajuda a injetar aquele combustível para você iniciar o seu dia, caminhar à noite ajuda o seu corpo a reduzir os níveis de cortisol e elimina o estresse.

Entretanto, um novo estudo acaba de revelar que, para quem quer emagrecer, o ideal é ir à academia à tarde ou à noite, em vez de pela manhã.

Você não precisa nem deve caminhar todos os dias - uma boa estratégia é treinar dia sim dia não. Melhores horários para caminhar Manhã cedo: Caminhar logo pela manhã é uma ótima opção para começar o dia com mais energia e disposição. Além disso, o ar fresco da manhã ajuda a renovar o corpo e a mente.

Melhora a circulação
Após caminhar por aproximadamente 40 minutos, a tendência é que a sua pressão arterial reduza nas próximas 24 horas. Isso corre graças ao aumento do fluxo de sangue durante a atividade, que faz com que os vasos sanguíneos se expandam e, consequentemente, diminuam a pressão.

Melhora o humor e diminui o estresse
Os efeitos da caminhada também incluem a saúde mental. O relaxamento, a sensação de bem-estar e a regulação do humor são exemplos disso. Caminhar, mesmo que alguns minutos por dia, acalma a ansiedade e melhora o seu humor, principalmente se estiver caminhando na natureza.

Ela geralmente é indicada para aqueles que querem queimar calorias e, na intenção de agilizar o processo, algumas pessoas vão fazer o exercício em jejum. Mas será que funciona de verdade? “Não se deve fazer nada de exercício físico em jejum.

Sim, 30 minutos de caminhada por dia ajudam. Porém, para perder barriga é preciso queimar gordura abdominal e, para isso, é preciso que essa caminhada seja muito intensa. Para intensificar a caminhada você pode acelerar os passos ou caminhar em um terreno com inclinação maior (como as subidas).

E o papel da caminhada na perda de peso não para por aí. Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular.

Quais as partes do corpo que a caminhada trabalha? Estamos falando de um exercício muito completo, pois a caminhada força o corpo todo a se movimentar. As pernas, os braços, os abdominais, as costas, o coração, o pulmão por conta da respiração, que é uma parte necessária.

Caminhar pela manhã aumenta a disposição. Cardiologistas recomendam que as pessoas caminhem à tarde ou em outros horários durante o dia, principalmente as que têm problemas no coração, mas isso pode variar de acordo com o seu contexto e o clima da sua cidade.

Uma meta razoável é caminhar por 30 minutos, pelo menos quatro ou cinco vezes por semana, para se obter o máximo de benefícios de um programa de caminhada. Uma pessoa de 68 kg, andando entre 5,6 a 6,4 quilômetros por hora pode esperar para queimar cerca de 300 calorias.

O movimento do pé! Qual é a diferença entre a forma de andar no nosso dia a dia e a forma de andar quando se pratica caminhada? O movimento do pé! No primeiro caso, a caminhada é inconsciente, enquanto que no segundo caso ela é praticada de forma totalmente controlada.

Outra sugestão é a vitamina de leite desnatado com fruta, acompanhada de quatro biscoitos integrais. Segundo a nutricionista, açaí e abacate podem ser boas escolhas de frutas para dar mais energia ao organismo. Iogurte desnatado, misturado com chia, linhaça e frutas secas também pode ajudar no preparo para a caminhada.

Veja quais são:

  • Conhecimento. Nunca faça uma caminhada sem conhecer muito bem a região – e não vá além do trecho que conhece! ...
  • O clima. ...
  • Vestimenta adequada. ...
  • Comida e água sempre! ...
  • Avise alguém sobre os seus planos.

Os exercícios de alongamento devem ser realizados antes de iniciar a caminhada, já que preparam os músculos e as articulações para a atividade física, melhoram a circulação sanguínea e aumentam as condições para fazer caminhadas mais longas, evitando a fadiga mais rapidamente.

De maneira geral, a caminhada praticamente não tem nenhuma contraindicação, justamente por ser uma atividade que não exige muito preparo físico. Porém, algumas condições como obesidade mórbida, indivíduos em recuperação de alguma doença ou procedimento cirúrgico podem ter a prática limitada ou até mesmo contraindicada.

Dá para eliminar até 150 calorias ao sair pra dar uma voltinha de 30 minutos no quarteirão.

Queima calorias e ajuda a emagrecer
“Ela aumenta o metabolismo pela queima de calorias extras e pela prevenção da perda muscular, o que é particularmente importante à medida que envelhecemos”, diz.

A recomendação, como sugere o especialista em Medicina do Esporte, Esteban Gorostiaga, ao jornal El País, é caminhar de um lado ao outro da casa durante cinco minutos cada hora ou 10 minutos a cada duas horas, dependendo da rotina de cada um. Para muitos, esta prática pode parecer de louco.