Qual o melhor horário para fazer drenagem linfática na barriga?

Perguntado por: dfigueiredo3 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Segundo Daniela, a drenagem no período vespertino ou noturno é mais adequada porque libera as toxinas e retira o líquido do corpo acumulados ao longo do dia. "Você pode até associar uma música suave para promover um relaxamento mental e melhorar a qualidade do sono", indica Miriam Sabino.

A frequência de sessões dependerá de cada caso. Pessoas que estão sofrendo com muito inchaço e edemas podem fazer a drenagem linfática três vezes por semana ou conforme o que o fisioterapeuta indicar. Importante: a drenagem linfática abdominal não surtirá efeito se for feita apenas uma vez por mês, por exemplo.

A frequência da realização de drenagem linfática manual é de 1 a 5 vezes por semana; ainda que o número de sessões necessárias seja indicado pelo terapeuta após realizar uma avaliação inicial. Entretanto, seus efeitos fisiológicos já podem ser notados desde a primeira sessão; ela promove resultados rápidos.

Beber água antes e depois da drenagem linfática ajuda a reduzir a retenção dos líquidos e facilita na eliminação das toxinas do organismo. Portanto, beber a quantidade de água adequada diariamente é fundamental para manter-se saudável e contribuir no funcionamento do sistema linfático.

A drenagem atua potencializando e auxiliando nesse processo, ou seja, ela acelera aquilo que o nosso corpo faz naturalmente e lentamente. Os resultados da drenagem linfática no corpo dura, em média, dois a três dias, pois é esse o tempo que o sistema linfático leva para desacelerar novamente.

A automassagem para perder barriga deve ser feita com a pessoa em pé, com a coluna direita, de frente para o espelho, após o banho e com um creme para perder barriga, preferencialmente, já que esses cremes possuem substâncias capazes de estimular a circulação sanguínea local e, consequentemente, a queima de gordura.

Fazer exercícios físicos diariamente é uma das formas que podem auxiliar na perda de gordura abdominal. Isso se dá porque a atividade física ajuda a queimar calorias e a reduzir o acúmulo de gordura na região abdominal. Caminhada, corrida, ciclismo e natação são ótimas maneiras de perder barriga.

Com maior precisão e atuação mais profunda, a drenagem mecânica pode ajudar no tratamento da celulite e da gordura localizada, promovendo relaxamento muscular, além de combater a retenção de líquidos, ajudando a remodelar e definir a silhueta, facilitando a circulação sanguínea, prevenindo edemas e eliminando toxinas.

DRENAGEM LINFÁTICA NÃO EMAGRECE!
Ela tem influência direta no aumento da oxigenação dos tecidos, favorece a eliminação de toxinas e metabólitos, aumenta a absorção de nutrientes por meio do trato digestório.

Ingerir moderadamente cafeína, sal e carnes vermelhas. A dieta deve ser preferencialmente mantida a base de alimentos antioxidantes, frescos e se possível orgânicos. Consumir, em media, 3 porções de frutas, duas porções de legumes e verduras, ao dia.

Apoie as mãos nas laterais da cintura e deslize com forte pressão até o centro da barriga cinco vezes com o intuito de afinar a silhueta. Então, belisque-se nos dois lados e finalize a prática na região, sempre repetindo o movimento inicial. Posicione as mãos nas virilhas e pressione os gânglios três vezes.

Não tem nenhum contra indicação de fazer os dois procedimentos!

A técnica é totalmente manual e consiste em movimentos suaves e precisos nas áreas do corpo que precisam ser cuidadas, como braços, costas, coxas, glúteo, abdômen e até na face. Uma sessão de drenagem pode durar entre uma hora e uma hora e meia.

A drenagem linfática do abdômen e da pelve é feita por uma rede de vasos e linfonodos que coletam e transportam a linfa. Um importante papel do sistema linfático inclui a remoção de várias substâncias (rejeitos celulares, água, proteínas etc.) do fluido intersticial.

Tudo isso acontece porque a drenagem é capaz de eliminar toxinas, estimular a eliminação de líquidos, reduz o inchaço provocando relaxamento. Justamente por isso, é comum que, após as sessões, você sinta mais vontade de fazer xixi.

Pré-tratamento
A drenagem linfática pré e pós-cirúrgica deve ser realizada com um profissional capacitado e mediante indicação do médico. Recomenda-se beber bastante água antes da sessão. Sobretudo, é normal e necessário que o paciente se saia dela com muita vontade de urinar.