Qual o melhor horário para dar banho de sol no bebê recém-nascido?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

O ideal é que a criança receba os raios solares entre 10h da manhã ou após as 16h da tarde. Caso o clima esteja quente, você pode deixar o bebê com o mínimo de roupa possível. Outra dica importante é não aplicar filtro solar em recém-nascidos!

O horário mais indicado é o mais quente do dia, entre 10h e 14h. No Verão, pode-se dar outro banho antes de dormir, sem a necessidade de fazer a higiene completa, apenas para ajudar a relaxar o bebê. A temperatura da água deve estar entre 37º e 38ºC.

20 minutos

De forma geral, a recomendação para adultos saudáveis de pele branca é de 15 a 20 minutos de banho de sol, três vezes por semana. Esse tempo aumenta à medida que a pele escurece, com recomendações de 30 a 40 minutos para quem tem pele morena e até 1 hora para quem tem pele negra.

O ideal é que a criança receba os raios solares entre 10h da manhã ou após as 16h da tarde. Caso o clima esteja quente, você pode deixar o bebê com o mínimo de roupa possível. Outra dica importante é não aplicar filtro solar em recém-nascidos! Bebês só estão liberados para usarem o filtro após os seis meses de idade.

Qual o grau normal da icterícia? A icterícia neonatal considerada normal, chamada de fisiológica, começa geralmente no terceiro dia depois que o bebê nasce e vai embora, normalmente, em até 1 mês. Sendo que, nos bebês prematuros, pode levar mais alguns dias.

Sinais e sintomas da icterícia
As fezes do bebé com icterícia poderão ficar pretas ou escuras por mais tempo após o nascimento, enquanto que tal não acontece num bebé sem icterícia.

O tratamento é feito com a fototerapia (banho de luz). Ainda no hospital, o bebê é colocado sob um aparelho com lâmpadas especiais até que melhore. Não existe nenhum outro tratamento ou medicamento eficaz.

Caso estejam vestidos de body, podem ficar até 20 minutos que são suficientes para a saúde das crianças. O banho de sol acontece das 7h até às 8h e às 16h. A médica Neonatologista, Klebiana Santos Gomes de Barros, explica que o banho de sol auxilia na diminuição de bilirrubina no sangue que causa a icterícia nos bebês.

O banho noturno ajuda o bebê a relaxar e dormir melhor. Então pode dar banho em recém-nascido a noite sim, pois, não existem riscos para este momento tão especial.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

Recém-nascidos até podem tomar mais de um banho por dia, desde que haja necessidade, como maior transpiração e fezes em grande quantidade, e os responsáveis sigam cuidados específicos.

Recomendações: – Bebês com menos de 6 meses, de 5 a 10 minutos de banho no sol, no corpo todo, ou até 30 minutos apenas nos braços e pernas. Sendo ideal entre 7 e 10h da manhã ou após as 16h, pela menor incidência de raios solares. – Após os 6 meses já é possível utilizar protetor solar adequado.

Peles brancas podem se expor por 15 minutos ao sol. Pele morena ou negra, pode-se estender o tempo para 30 minutos, pois a produção da vitamina nesses tons de pele é menor. O ideal é que durante o banho de sol, a pele esteja livre de protetores solares ou hidratantes, para que haja uma absorção completa.

entre 10h e 15h

Profissionais da área da saúde indicam que o melhor horário para tomar sol é entre 10h e 15h. Apesar de o horário variar um pouco entre um especialista e outro, é fato que, para a pele absorver a quantidade ideal da vitamina D, o sol deve estar a pino.

O melhor horário é quando a incidência de raios UVB é alta, entre 10h e 16h, e com uma parte do corpo sem protetor solar, que reduz a absorção solar.

O banho de sol não é mais indicado para o tratamento da icterícia porque não há evidências de seu benefício e também porque a exposição ao sol traz mais riscos ao bebê do que o suposto benefício.

A icterícia é um dos problemas mais comuns nos recém-nascidos, sendo caracterizada pela coloração amarelada da pele, olhos e mucosa. Seu tratamento, se iniciado já nos primeiros sintomas, é eficaz. Entretanto, a demora no diagnóstico pode ocasionar danos irreversíveis, inclusive, cerebrais.

Icterícia é uma condição comum em recém-nascidos. Refere-se à cor amarela da pele e do branco dos olhos que é causada pelo excesso de bilirrubina no sangue. A bilirrubina é um pigmento normal, amarelo, gerado pelo metabolismo das células vermelhas do sangue.

Geralmente, os olhos amarelados do recém nascido é chamado de icterícia fisiológica. Essa icterícia não é uma doença, ela é apenas uma adaptação do metabolismo do recém nascido e tende a resolver na primeira ou segunda semana de vida.